Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nilton Arthur Nascimento
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2700
Resumo: Os livros didáticos são referência para professores e estudantes na construção das relações entre o ser humano e o meio ambiente, e devem proporcionar práticas capazes de despertar nos estudantes, a formação de uma consciência comprometida com a sustentabilidade socioambiental. O objetivo da investigação voltou-se à compreensão conceitual e metodológica da apresentação dos temas efeito estufa e aquecimento global nos livros didáticos de Geografia, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio e sua interação com o debate articulado com educação ambiental. A análise dos livros se deu de acordo com as categorias: manual do professor, conceito relacionado à temática no texto e metodologia, esta última, direcionada à investigação do texto e de imagens associadas ao efeito estufa e ao aquecimento global. A investigação assumiu a dimensão qualitativa, com orientação centrada na modalidade documental. Os dados recolhidos para a investigação obedeceram ao método de análise de conteúdo, utilizando a técnica de análise temática categorial, proposta por Laurence Bardin. As considerações finais desta investigação apontam na direção de que, mesmo admitindo a relevância das avaliações promovidas pelo Governo Federal Brasileiro, os livros didáticos e seus manuais sugerem a necessidade de aprofundar reflexões que atestem contribuições para a formação de professores e estudantes comprometidos com a sustentabilidade do meio em que vivem.
id RCAP_96301de062d27cd4803b0c627fc030eb
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufaEDUCAÇÃOGEOGRAFIAAQUECIMENTO GLOBALEFEITO DE ESTUFAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONGEOGRAPHYGLOBAL WARMINGGREENHOUSE EFFECTOs livros didáticos são referência para professores e estudantes na construção das relações entre o ser humano e o meio ambiente, e devem proporcionar práticas capazes de despertar nos estudantes, a formação de uma consciência comprometida com a sustentabilidade socioambiental. O objetivo da investigação voltou-se à compreensão conceitual e metodológica da apresentação dos temas efeito estufa e aquecimento global nos livros didáticos de Geografia, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio e sua interação com o debate articulado com educação ambiental. A análise dos livros se deu de acordo com as categorias: manual do professor, conceito relacionado à temática no texto e metodologia, esta última, direcionada à investigação do texto e de imagens associadas ao efeito estufa e ao aquecimento global. A investigação assumiu a dimensão qualitativa, com orientação centrada na modalidade documental. Os dados recolhidos para a investigação obedeceram ao método de análise de conteúdo, utilizando a técnica de análise temática categorial, proposta por Laurence Bardin. As considerações finais desta investigação apontam na direção de que, mesmo admitindo a relevância das avaliações promovidas pelo Governo Federal Brasileiro, os livros didáticos e seus manuais sugerem a necessidade de aprofundar reflexões que atestem contribuições para a formação de professores e estudantes comprometidos com a sustentabilidade do meio em que vivem.Textbooks are a reference for teachers and students in building relationships between humans and the environment, and should provide practices that can foster in students the formation of a consciousness committed to social and environmental sustainability. The aim of the investigation turned to the understanding of conceptual and methodological presentation of the themes greenhouse effect and global warming in Geography textbooks, approved by the National Plan of High School Textbook and its interaction with the debate linked to environmental education. The analysis of the books took place according to the categories: teacher's manual, the concept related to the theme in the text and methodology, the latter directed to the investigation of text and images associated with the greenhouse effect and global warming. The investigation had a qualitative dimension, centered on the documental modality. Data collected for the investigation followed the method of content analysis, using the technique of thematic categorical analysis, proposed by Laurence Bardin. The final considerations of this research point in the direction that, even assuming the relevance of the evaluations promoted by the Brazilian Federal Government, these textbooks and their manuals suggest the need for further reflections attesting the contributions to training of teachers and students committed to sustainability of the environment in which they live.2012-06-05T16:33:59Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2700porSilva, Nilton Arthur Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:33.644400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa
title Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa
spellingShingle Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa
Silva, Nilton Arthur Nascimento
EDUCAÇÃO
GEOGRAFIA
AQUECIMENTO GLOBAL
EFEITO DE ESTUFA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
GEOGRAPHY
GLOBAL WARMING
GREENHOUSE EFFECT
title_short Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa
title_full Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa
title_fullStr Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa
title_full_unstemmed Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa
title_sort Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa
author Silva, Nilton Arthur Nascimento
author_facet Silva, Nilton Arthur Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nilton Arthur Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
GEOGRAFIA
AQUECIMENTO GLOBAL
EFEITO DE ESTUFA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
GEOGRAPHY
GLOBAL WARMING
GREENHOUSE EFFECT
topic EDUCAÇÃO
GEOGRAFIA
AQUECIMENTO GLOBAL
EFEITO DE ESTUFA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
GEOGRAPHY
GLOBAL WARMING
GREENHOUSE EFFECT
description Os livros didáticos são referência para professores e estudantes na construção das relações entre o ser humano e o meio ambiente, e devem proporcionar práticas capazes de despertar nos estudantes, a formação de uma consciência comprometida com a sustentabilidade socioambiental. O objetivo da investigação voltou-se à compreensão conceitual e metodológica da apresentação dos temas efeito estufa e aquecimento global nos livros didáticos de Geografia, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio e sua interação com o debate articulado com educação ambiental. A análise dos livros se deu de acordo com as categorias: manual do professor, conceito relacionado à temática no texto e metodologia, esta última, direcionada à investigação do texto e de imagens associadas ao efeito estufa e ao aquecimento global. A investigação assumiu a dimensão qualitativa, com orientação centrada na modalidade documental. Os dados recolhidos para a investigação obedeceram ao método de análise de conteúdo, utilizando a técnica de análise temática categorial, proposta por Laurence Bardin. As considerações finais desta investigação apontam na direção de que, mesmo admitindo a relevância das avaliações promovidas pelo Governo Federal Brasileiro, os livros didáticos e seus manuais sugerem a necessidade de aprofundar reflexões que atestem contribuições para a formação de professores e estudantes comprometidos com a sustentabilidade do meio em que vivem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-05T16:33:59Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/2700
url http://hdl.handle.net/10437/2700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131252623671296