A implantação da plataforma google for education para auxiliar no ensino da disciplina de sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200645 |
Resumo: | Na atualidade as tecnologias exercem um importante papel no processo de ensinoaprendizagem, e desta forma cada vez mais o professor vem buscando e refletindo sobre sua prática pedagógica. A disciplina de Sociologia na maioria das vezes é tida como pouco atrativa para os alunos, nesse sentido as TIC de um modo geral possibilitam novas experiências, possibilidades de desenvolvimento das atividades pedagógicas, nesse contexto a utilização da plataforma Google for Education, norteará este trabalho. Através de uma pesquisa iremos investigar de que forma as tecnologias educacionais atuam no processo de ensino-aprendizagem durante as aulas de Sociologia, sendo adotado o aplicativo Google for Education como principal alternativa tecnológica para a condução das atividades. O presente estudo foi realizado na forma de um experimento, onde foram selecionadas duas turmas do ensino médio do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, localizado na cidade de Cachoeira do Sul, aos participantes da turma I (202) os conteúdos e atividades foram desenvolvidos com o método de ensino tradicional sem a utilização de qualquer mídia ou recurso digital, na turma II (203) , as atividades conteúdos e avaliações estavam concentradas na plataforma Google for Education. Após a conclusão do experimento, foi possível constatar que a turma II obteve desempenho superior a turma I, ao analisar os questionários e relatos individuais, constatou-se que a plataforma Google for Education despertou interesse, o comprometimento a cooperação e acima de tudo, a disciplina de Sociologia tornou-se fascinante aos olhos dos alunos que participaram de novas vivências ao utilizarem a plataforma, pois, foi guiado no sentido de conhecer diversas ferramentas de ensinoaprendizagem durante o experimento. Ao analisar o desempenho da turma I (202), podemos concluir que a ausência das mídias e tecnologias durante as aulas, mais especificamente a utilização da plataforma Google for Education, tornou as aulas cansativas, pouco atrativas, fatos estes que se refletiram diretamente nas atividades e avaliações desenvolvidas no experimento. |
id |
UFRGS-2_97a3fe8144e451f319b15361c72de4e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200645 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brum, Julia Graziela FreitasNunes, Felipe Becker2019-10-12T03:54:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/200645001103884Na atualidade as tecnologias exercem um importante papel no processo de ensinoaprendizagem, e desta forma cada vez mais o professor vem buscando e refletindo sobre sua prática pedagógica. A disciplina de Sociologia na maioria das vezes é tida como pouco atrativa para os alunos, nesse sentido as TIC de um modo geral possibilitam novas experiências, possibilidades de desenvolvimento das atividades pedagógicas, nesse contexto a utilização da plataforma Google for Education, norteará este trabalho. Através de uma pesquisa iremos investigar de que forma as tecnologias educacionais atuam no processo de ensino-aprendizagem durante as aulas de Sociologia, sendo adotado o aplicativo Google for Education como principal alternativa tecnológica para a condução das atividades. O presente estudo foi realizado na forma de um experimento, onde foram selecionadas duas turmas do ensino médio do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, localizado na cidade de Cachoeira do Sul, aos participantes da turma I (202) os conteúdos e atividades foram desenvolvidos com o método de ensino tradicional sem a utilização de qualquer mídia ou recurso digital, na turma II (203) , as atividades conteúdos e avaliações estavam concentradas na plataforma Google for Education. Após a conclusão do experimento, foi possível constatar que a turma II obteve desempenho superior a turma I, ao analisar os questionários e relatos individuais, constatou-se que a plataforma Google for Education despertou interesse, o comprometimento a cooperação e acima de tudo, a disciplina de Sociologia tornou-se fascinante aos olhos dos alunos que participaram de novas vivências ao utilizarem a plataforma, pois, foi guiado no sentido de conhecer diversas ferramentas de ensinoaprendizagem durante o experimento. Ao analisar o desempenho da turma I (202), podemos concluir que a ausência das mídias e tecnologias durante as aulas, mais especificamente a utilização da plataforma Google for Education, tornou as aulas cansativas, pouco atrativas, fatos estes que se refletiram diretamente nas atividades e avaliações desenvolvidas no experimento.At present, technologies play an important role in the teaching-learning process, and in this way, the teacher is increasingly seeking and reflecting on his pedagogical practice. The discipline of Sociology in most cases and considered as unattractive for the students, in this sense the ICT generally allow new experiences, possibilities of development of pedagogical activities, in this context the use of the platform Google for Education, will guide this work Through a research we will investigate how the educational technologies act in the process of teaching-learning during the classes of Sociology, being adopted the application Google for Education as main technological alternative for the conduction of the activities. The present study was carried out in the form of an experiment, where two high school classes were selected from the State Institute of Education João Neves da Fontoura, located in the city of Cachoeira do Sul, to the participants of class I (202). developed with the traditional teaching method without the use of any media or digital resource, in class II (203), content activities and assessments were concentrated on the Google for Education platform. After the conclusion of the experiment, it was possible to verify that the class II obtained superior performance to class I, when analyzing the questionnaires and individual reports, it was verified that the platform Google for Education aroused interest, the commitment to cooperation and, above all, the Sociology discipline became fascinating in the eyes of the students who participated in new experiences when using the platform, therefore, was guided in the sense of knowing several teaching-learning tools during the experiment. In analyzing the performance of class I (202), we can conclude that the absence of media and technologies during classes, more specifically the use of the Google for Education platform, made classes tiring, unattractive, facts that were directly reflected in the activities and evaluations developed in the experiment.application/pdfporSociologiaPrática pedagógicaEducationSociologyPedagogical practiceExperimentGoogle For EducationA implantação da plataforma google for education para auxiliar no ensino da disciplina de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103884.pdf.txt001103884.pdf.txtExtracted Texttext/plain71674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200645/2/001103884.pdf.txt6d8c57f4c7cd10c7cd039c004e2eaacdMD52ORIGINAL001103884.pdfTexto completoapplication/pdf684632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200645/1/001103884.pdf12cb0224d4f1193d00582aa28d099f76MD5110183/2006452019-10-13 03:50:47.651822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200645Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A implantação da plataforma google for education para auxiliar no ensino da disciplina de sociologia |
title |
A implantação da plataforma google for education para auxiliar no ensino da disciplina de sociologia |
spellingShingle |
A implantação da plataforma google for education para auxiliar no ensino da disciplina de sociologia Brum, Julia Graziela Freitas Sociologia Prática pedagógica Education Sociology Pedagogical practice Experiment Google For Education |
title_short |
A implantação da plataforma google for education para auxiliar no ensino da disciplina de sociologia |
title_full |
A implantação da plataforma google for education para auxiliar no ensino da disciplina de sociologia |
title_fullStr |
A implantação da plataforma google for education para auxiliar no ensino da disciplina de sociologia |
title_full_unstemmed |
A implantação da plataforma google for education para auxiliar no ensino da disciplina de sociologia |
title_sort |
A implantação da plataforma google for education para auxiliar no ensino da disciplina de sociologia |
author |
Brum, Julia Graziela Freitas |
author_facet |
Brum, Julia Graziela Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brum, Julia Graziela Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Felipe Becker |
contributor_str_mv |
Nunes, Felipe Becker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Prática pedagógica |
topic |
Sociologia Prática pedagógica Education Sociology Pedagogical practice Experiment Google For Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Sociology Pedagogical practice Experiment Google For Education |
description |
Na atualidade as tecnologias exercem um importante papel no processo de ensinoaprendizagem, e desta forma cada vez mais o professor vem buscando e refletindo sobre sua prática pedagógica. A disciplina de Sociologia na maioria das vezes é tida como pouco atrativa para os alunos, nesse sentido as TIC de um modo geral possibilitam novas experiências, possibilidades de desenvolvimento das atividades pedagógicas, nesse contexto a utilização da plataforma Google for Education, norteará este trabalho. Através de uma pesquisa iremos investigar de que forma as tecnologias educacionais atuam no processo de ensino-aprendizagem durante as aulas de Sociologia, sendo adotado o aplicativo Google for Education como principal alternativa tecnológica para a condução das atividades. O presente estudo foi realizado na forma de um experimento, onde foram selecionadas duas turmas do ensino médio do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, localizado na cidade de Cachoeira do Sul, aos participantes da turma I (202) os conteúdos e atividades foram desenvolvidos com o método de ensino tradicional sem a utilização de qualquer mídia ou recurso digital, na turma II (203) , as atividades conteúdos e avaliações estavam concentradas na plataforma Google for Education. Após a conclusão do experimento, foi possível constatar que a turma II obteve desempenho superior a turma I, ao analisar os questionários e relatos individuais, constatou-se que a plataforma Google for Education despertou interesse, o comprometimento a cooperação e acima de tudo, a disciplina de Sociologia tornou-se fascinante aos olhos dos alunos que participaram de novas vivências ao utilizarem a plataforma, pois, foi guiado no sentido de conhecer diversas ferramentas de ensinoaprendizagem durante o experimento. Ao analisar o desempenho da turma I (202), podemos concluir que a ausência das mídias e tecnologias durante as aulas, mais especificamente a utilização da plataforma Google for Education, tornou as aulas cansativas, pouco atrativas, fatos estes que se refletiram diretamente nas atividades e avaliações desenvolvidas no experimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-12T03:54:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200645 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001103884 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200645 |
identifier_str_mv |
001103884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200645/2/001103884.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200645/1/001103884.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d8c57f4c7cd10c7cd039c004e2eaacd 12cb0224d4f1193d00582aa28d099f76 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447254091169792 |