Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49237 |
Resumo: | Bullying envolve atos, palavras ou comportamentos prejudiciais, intencionais e repetitivos dirigidos sempre à mesma vítima. Escolhi o tema baseado em experiências com bullying durante meu estágio docente em ciências. Elaborei um questionário direcionado a discentes, influenciado pela minha feliz experiência de sondagem no estágio em ciências, onde obtive respostas reveladoras sobre o sentimento dos alunos em relação ao bullying na turma. O questionário de cinco perguntas (uma discursiva) foi respondido por 16 alunos de três escolas de regras disciplinares mais ou menos evidentes e de bairro (nobre) ou centrais. Os alunos demonstraram um alto conhecimento sobre o bullying, além de uma alta autocrítica ao se declararem não só como vítimas, mas também como agentes do bullying. O bullying teve incidências praticamente iguais nas três escolas, se mostrando independente dos fatores bairro/central e evidência de regras disciplinares. Os relatos apresentaram ampla variedade de preconceitos como causadores dos eventos de bullying. Uma prevenção holística e contínua é sugerida como uma abordagem mais eficiente para desarticular o bullying nas escolas, profundamente influenciado pelo sistema socioeconômico promovedor de desigualdades e de competitividade no nosso país. |
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