Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porcher, Luiz Carlos Freitas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49237
Resumo: Bullying envolve atos, palavras ou comportamentos prejudiciais, intencionais e repetitivos dirigidos sempre à mesma vítima. Escolhi o tema baseado em experiências com bullying durante meu estágio docente em ciências. Elaborei um questionário direcionado a discentes, influenciado pela minha feliz experiência de sondagem no estágio em ciências, onde obtive respostas reveladoras sobre o sentimento dos alunos em relação ao bullying na turma. O questionário de cinco perguntas (uma discursiva) foi respondido por 16 alunos de três escolas de regras disciplinares mais ou menos evidentes e de bairro (nobre) ou centrais. Os alunos demonstraram um alto conhecimento sobre o bullying, além de uma alta autocrítica ao se declararem não só como vítimas, mas também como agentes do bullying. O bullying teve incidências praticamente iguais nas três escolas, se mostrando independente dos fatores bairro/central e evidência de regras disciplinares. Os relatos apresentaram ampla variedade de preconceitos como causadores dos eventos de bullying. Uma prevenção holística e contínua é sugerida como uma abordagem mais eficiente para desarticular o bullying nas escolas, profundamente influenciado pelo sistema socioeconômico promovedor de desigualdades e de competitividade no nosso país.
id UFRGS-2_97d1ebb11fb08296eeeed80d553d9882
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49237
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Porcher, Luiz Carlos FreitasKindel, Eunice Aita Isaia2012-05-26T01:36:26Z2011http://hdl.handle.net/10183/49237000835638Bullying envolve atos, palavras ou comportamentos prejudiciais, intencionais e repetitivos dirigidos sempre à mesma vítima. Escolhi o tema baseado em experiências com bullying durante meu estágio docente em ciências. Elaborei um questionário direcionado a discentes, influenciado pela minha feliz experiência de sondagem no estágio em ciências, onde obtive respostas reveladoras sobre o sentimento dos alunos em relação ao bullying na turma. O questionário de cinco perguntas (uma discursiva) foi respondido por 16 alunos de três escolas de regras disciplinares mais ou menos evidentes e de bairro (nobre) ou centrais. Os alunos demonstraram um alto conhecimento sobre o bullying, além de uma alta autocrítica ao se declararem não só como vítimas, mas também como agentes do bullying. O bullying teve incidências praticamente iguais nas três escolas, se mostrando independente dos fatores bairro/central e evidência de regras disciplinares. Os relatos apresentaram ampla variedade de preconceitos como causadores dos eventos de bullying. Uma prevenção holística e contínua é sugerida como uma abordagem mais eficiente para desarticular o bullying nas escolas, profundamente influenciado pelo sistema socioeconômico promovedor de desigualdades e de competitividade no nosso país.application/pdfporBullyingBullying : analisando-o em diferentes contextos escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2011Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000835638.pdf000835638.pdfTexto completoapplication/pdf109755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49237/1/000835638.pdfb957c3b1392bd92178d637ceb97af94cMD51TEXT000835638.pdf.txt000835638.pdf.txtExtracted Texttext/plain49975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49237/2/000835638.pdf.txt25428e3f8e0ff727b18c3e6f0cf2655aMD52THUMBNAIL000835638.pdf.jpg000835638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49237/3/000835638.pdf.jpg269fc08bd64ce00e257fc900682e012eMD5310183/492372018-10-08 08:08:21.955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49237Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:08:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares
title Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares
spellingShingle Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares
Porcher, Luiz Carlos Freitas
Bullying
title_short Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares
title_full Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares
title_fullStr Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares
title_full_unstemmed Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares
title_sort Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares
author Porcher, Luiz Carlos Freitas
author_facet Porcher, Luiz Carlos Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porcher, Luiz Carlos Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
contributor_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
topic Bullying
description Bullying envolve atos, palavras ou comportamentos prejudiciais, intencionais e repetitivos dirigidos sempre à mesma vítima. Escolhi o tema baseado em experiências com bullying durante meu estágio docente em ciências. Elaborei um questionário direcionado a discentes, influenciado pela minha feliz experiência de sondagem no estágio em ciências, onde obtive respostas reveladoras sobre o sentimento dos alunos em relação ao bullying na turma. O questionário de cinco perguntas (uma discursiva) foi respondido por 16 alunos de três escolas de regras disciplinares mais ou menos evidentes e de bairro (nobre) ou centrais. Os alunos demonstraram um alto conhecimento sobre o bullying, além de uma alta autocrítica ao se declararem não só como vítimas, mas também como agentes do bullying. O bullying teve incidências praticamente iguais nas três escolas, se mostrando independente dos fatores bairro/central e evidência de regras disciplinares. Os relatos apresentaram ampla variedade de preconceitos como causadores dos eventos de bullying. Uma prevenção holística e contínua é sugerida como uma abordagem mais eficiente para desarticular o bullying nas escolas, profundamente influenciado pelo sistema socioeconômico promovedor de desigualdades e de competitividade no nosso país.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-26T01:36:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49237
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000835638
url http://hdl.handle.net/10183/49237
identifier_str_mv 000835638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49237/1/000835638.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49237/2/000835638.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49237/3/000835638.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b957c3b1392bd92178d637ceb97af94c
25428e3f8e0ff727b18c3e6f0cf2655a
269fc08bd64ce00e257fc900682e012e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224429650313216