A timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Gislaine Cardoso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142833
Resumo: O presente trabalho reflete o significado do termo ‘timidez’ e discute à luz de autores como Vygotsky e Carl Gustav Jung, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Vygotsky traz a contribuição da Psicologia Sociointeracionista, onde atribui às interações sociais entre os sujeitos, função fundamental para a construção de conhecimentos e da própria consciência. E Carl Gustav Jung através do seu estudo sobre os Tipos Psicológicos, traz a concepção de cada sujeito possui sua própria maneira de aprender, determinada pelo tipo de personalidade que possui. Assim, neste estudo investiga-se a possibilidade de existir relação entre timidez e aprendizagem; e, sugere-se, por fim, meios de a escola auxiliar seus alunos tímidos a se sentirem mais seguros na sala de aula. A pesquisa apoiou-se em entrevista realizada com alunos de uma turma de 8ª série de uma escola pública estadual do município de Três Cachoeiras, onde buscou-se identificar, quais indivíduos possuíam traços de timidez, em que momentos se sentiam mais retraídos e se acreditavam haver relação entre timidez e aprendizagem. Os dados coletados foram registrados em diários de campo e sujeitos à analise e reflexão. A partir da pesquisa de campo, foram levantadas categorias de comportamentos dos alunos no espaço escolar. Analisando tais categorias e refletindo sobre o comportamento destes alunos, conclui-se que apesar do aluno tímido por vezes se esquivar de atividades escolares, esta atitude não compromete a sua aprendizagem uma vez que estará agindo sobre o objeto de estudo mentalmente através da reflexão. Conclui-se também que a escola pode auxiliar seus alunos tímidos através da viabilização de atividades onde este aluno possa expressar-se naturalmente e consiga experimentar de suas reais capacidades a fim de superar as barreiras impostas pela timidez.
id UFRGS-2_985a08d48a0ee64637a8e75a84f18371
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142833
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aguiar, Gislaine CardosoAlmeida, Dóris BittencoutCosta, Márcia Caetano2016-06-21T02:10:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/142833000993424O presente trabalho reflete o significado do termo ‘timidez’ e discute à luz de autores como Vygotsky e Carl Gustav Jung, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Vygotsky traz a contribuição da Psicologia Sociointeracionista, onde atribui às interações sociais entre os sujeitos, função fundamental para a construção de conhecimentos e da própria consciência. E Carl Gustav Jung através do seu estudo sobre os Tipos Psicológicos, traz a concepção de cada sujeito possui sua própria maneira de aprender, determinada pelo tipo de personalidade que possui. Assim, neste estudo investiga-se a possibilidade de existir relação entre timidez e aprendizagem; e, sugere-se, por fim, meios de a escola auxiliar seus alunos tímidos a se sentirem mais seguros na sala de aula. A pesquisa apoiou-se em entrevista realizada com alunos de uma turma de 8ª série de uma escola pública estadual do município de Três Cachoeiras, onde buscou-se identificar, quais indivíduos possuíam traços de timidez, em que momentos se sentiam mais retraídos e se acreditavam haver relação entre timidez e aprendizagem. Os dados coletados foram registrados em diários de campo e sujeitos à analise e reflexão. A partir da pesquisa de campo, foram levantadas categorias de comportamentos dos alunos no espaço escolar. Analisando tais categorias e refletindo sobre o comportamento destes alunos, conclui-se que apesar do aluno tímido por vezes se esquivar de atividades escolares, esta atitude não compromete a sua aprendizagem uma vez que estará agindo sobre o objeto de estudo mentalmente através da reflexão. Conclui-se também que a escola pode auxiliar seus alunos tímidos através da viabilização de atividades onde este aluno possa expressar-se naturalmente e consiga experimentar de suas reais capacidades a fim de superar as barreiras impostas pela timidez.This work reflects the meaning of the term 'shyness' and discusses the light of authors such as Vygotsky and Carl Gustav Jung, as is learning for different individuals. Vygotsky brings the contribution of social interactions psychology, which attaches to social interactions among individuals, a function key to building knowledge and consciousness itself. And Carl Gustav Jung through his study of Psychological Types, brings the conception of each subject has its own way of learning, determined by the type of personality you have. Thus, this study investigates the possibility of a relationship between shyness and learning, and it is suggested, finally, means that the school help their shy students feel safer in the classroom. The research was based on interviews conducted with students in a class of 8ª graders from a public school in the city of Three Waterfalls, where we sought to identify which individuals possess traits of shyness, at which they felt more withdrawn and is believed there is a relationship between shyness and learning. The collected data were recorded in field diaries and subject to analysis and reflection. From the field research were raised categories of student behavior in school. Analyzing these categories and reflecting on the behavior of these students, it is concluded that although the student shy sometimes dodging school activities, this attitude does not compromise their learning as they will be acting on the object of study mentally through reflection. We also conclude that the school can help their shy students through activities where the viability of these students may express themselves naturally and try to get their true ability to overcome the barriers imposed by shyness.application/pdfporTimidezAlunoInteração socialAprendizagemTipologiaShynessLearningSocial interactionTypologyA timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993424.pdf000993424.pdfTexto completoapplication/pdf377726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142833/1/000993424.pdfdd142bb0918ad60004e94463c4f7a7b7MD51TEXT000993424.pdf.txt000993424.pdf.txtExtracted Texttext/plain98645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142833/2/000993424.pdf.txt7deec052dfbd44807945b799c4618debMD52THUMBNAIL000993424.pdf.jpg000993424.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142833/3/000993424.pdf.jpg8f87950230533cc9d57077761d3ff650MD5310183/1428332018-10-26 10:02:19.531oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142833Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:02:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola
title A timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola
spellingShingle A timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola
Aguiar, Gislaine Cardoso
Timidez
Aluno
Interação social
Aprendizagem
Tipologia
Shyness
Learning
Social interaction
Typology
title_short A timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola
title_full A timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola
title_fullStr A timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola
title_full_unstemmed A timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola
title_sort A timidez no contexto escolar : um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola
author Aguiar, Gislaine Cardoso
author_facet Aguiar, Gislaine Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Gislaine Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Dóris Bittencout
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Costa, Márcia Caetano
contributor_str_mv Almeida, Dóris Bittencout
Costa, Márcia Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Timidez
Aluno
Interação social
Aprendizagem
Tipologia
topic Timidez
Aluno
Interação social
Aprendizagem
Tipologia
Shyness
Learning
Social interaction
Typology
dc.subject.eng.fl_str_mv Shyness
Learning
Social interaction
Typology
description O presente trabalho reflete o significado do termo ‘timidez’ e discute à luz de autores como Vygotsky e Carl Gustav Jung, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Vygotsky traz a contribuição da Psicologia Sociointeracionista, onde atribui às interações sociais entre os sujeitos, função fundamental para a construção de conhecimentos e da própria consciência. E Carl Gustav Jung através do seu estudo sobre os Tipos Psicológicos, traz a concepção de cada sujeito possui sua própria maneira de aprender, determinada pelo tipo de personalidade que possui. Assim, neste estudo investiga-se a possibilidade de existir relação entre timidez e aprendizagem; e, sugere-se, por fim, meios de a escola auxiliar seus alunos tímidos a se sentirem mais seguros na sala de aula. A pesquisa apoiou-se em entrevista realizada com alunos de uma turma de 8ª série de uma escola pública estadual do município de Três Cachoeiras, onde buscou-se identificar, quais indivíduos possuíam traços de timidez, em que momentos se sentiam mais retraídos e se acreditavam haver relação entre timidez e aprendizagem. Os dados coletados foram registrados em diários de campo e sujeitos à analise e reflexão. A partir da pesquisa de campo, foram levantadas categorias de comportamentos dos alunos no espaço escolar. Analisando tais categorias e refletindo sobre o comportamento destes alunos, conclui-se que apesar do aluno tímido por vezes se esquivar de atividades escolares, esta atitude não compromete a sua aprendizagem uma vez que estará agindo sobre o objeto de estudo mentalmente através da reflexão. Conclui-se também que a escola pode auxiliar seus alunos tímidos através da viabilização de atividades onde este aluno possa expressar-se naturalmente e consiga experimentar de suas reais capacidades a fim de superar as barreiras impostas pela timidez.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142833
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993424
url http://hdl.handle.net/10183/142833
identifier_str_mv 000993424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142833/1/000993424.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142833/2/000993424.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142833/3/000993424.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd142bb0918ad60004e94463c4f7a7b7
7deec052dfbd44807945b799c4618deb
8f87950230533cc9d57077761d3ff650
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447175846428672