A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schons, Adriana Ramos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135447
Resumo: O hand lettering é utilizado na publicidade como forte estratégia de comunicação visual. Esta monografia, parte do pressuposto de que o mesmo produz sentidos e não apenas reforça, mas se torna a mensagem publicitária através da articulação dos elementos que constituem sua estrutura formal. Desse modo, entende-se o hand lettering como uma forma simbólica, que, ao se constituir como um campo pré-interpretado, exije uma reinterpretação. Portanto, utiliza-se a Hermenêutica de Profundidadade, metodologia de análise proposta por John Thompson, para viabilizar a compreensão de como a estrutura compositiva do hand lettering produz sentidos do anúncio publicitário? A busca por esta compreensão se dá através da análise sócio-histórica, da análise formal e da interpretação/reinterpretação de dois hand letterings: um criado para a novela Alto Astral e outro para a série O Caçador, ambos da Rede Globo. Em função disso, identifica-se as relações entre hand lettering, caligrafia e tipografa, apresenta-se um panorama histórico da escrita e itentifica-se as relações que se estabelecem na interação entre imagem e texto e entre os elementos da linguagem visual.
id UFRGS-2_988088d15eaf542c540df6fba499e62f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135447
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schons, Adriana RamosPithan, Flávia Ataide2016-04-09T02:28:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/135447000987830O hand lettering é utilizado na publicidade como forte estratégia de comunicação visual. Esta monografia, parte do pressuposto de que o mesmo produz sentidos e não apenas reforça, mas se torna a mensagem publicitária através da articulação dos elementos que constituem sua estrutura formal. Desse modo, entende-se o hand lettering como uma forma simbólica, que, ao se constituir como um campo pré-interpretado, exije uma reinterpretação. Portanto, utiliza-se a Hermenêutica de Profundidadade, metodologia de análise proposta por John Thompson, para viabilizar a compreensão de como a estrutura compositiva do hand lettering produz sentidos do anúncio publicitário? A busca por esta compreensão se dá através da análise sócio-histórica, da análise formal e da interpretação/reinterpretação de dois hand letterings: um criado para a novela Alto Astral e outro para a série O Caçador, ambos da Rede Globo. Em função disso, identifica-se as relações entre hand lettering, caligrafia e tipografa, apresenta-se um panorama histórico da escrita e itentifica-se as relações que se estabelecem na interação entre imagem e texto e entre os elementos da linguagem visual.Hand lettering is used in advertising as a strong strategy of visual communication. This monography is based on the ideia that hand lettering not only creates meaning through the articulation of the elements which are part of its formal structure, but is, itself, the message of advertising. Thus, in this monography hand lettering is understood as a symbolic form, that is already interpreted and demands a creative reinterpretation. Therefore, The Deep Hermeneutics, analysis methodology proposed by John Thompson, enables the understanding on how compositional hand lettering structure produces senses in advertisement? The search for this understanding happens through the social-historical analysis, formal analysis and interpretation/reinterpretation of two hand letterings: one created for Alto Astral soap opera and another for O Caçador TV show, both from Rede Globo. Therefore, the relationship between hand lettering, calligraphy and typography is identified. A historical panorama of typography is also presented, and, finally, the relationships established by the interaction between image and text, and between visual language elements is recognized.application/pdfporAnúncio publicitárioLinguagem visualEscritaHand letteringAdvertisingExpressive typographyVisual languageA mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987830.pdf000987830.pdfTexto completoapplication/pdf2550587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/1/000987830.pdf5e4a74660d29fb2db713bd0bfb310aa6MD51TEXT000987830.pdf.txt000987830.pdf.txtExtracted Texttext/plain235687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/2/000987830.pdf.txtf344a78a938dac651fdc6a853c9b38ebMD52THUMBNAIL000987830.pdf.jpg000987830.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/3/000987830.pdf.jpg2b3b457044492925cab3b95d830ecaf9MD5310183/1354472018-10-11 08:25:52.132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135447Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:25:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário
title A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário
spellingShingle A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário
Schons, Adriana Ramos
Anúncio publicitário
Linguagem visual
Escrita
Hand lettering
Advertising
Expressive typography
Visual language
title_short A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário
title_full A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário
title_fullStr A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário
title_full_unstemmed A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário
title_sort A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário
author Schons, Adriana Ramos
author_facet Schons, Adriana Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schons, Adriana Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pithan, Flávia Ataide
contributor_str_mv Pithan, Flávia Ataide
dc.subject.por.fl_str_mv Anúncio publicitário
Linguagem visual
Escrita
topic Anúncio publicitário
Linguagem visual
Escrita
Hand lettering
Advertising
Expressive typography
Visual language
dc.subject.eng.fl_str_mv Hand lettering
Advertising
Expressive typography
Visual language
description O hand lettering é utilizado na publicidade como forte estratégia de comunicação visual. Esta monografia, parte do pressuposto de que o mesmo produz sentidos e não apenas reforça, mas se torna a mensagem publicitária através da articulação dos elementos que constituem sua estrutura formal. Desse modo, entende-se o hand lettering como uma forma simbólica, que, ao se constituir como um campo pré-interpretado, exije uma reinterpretação. Portanto, utiliza-se a Hermenêutica de Profundidadade, metodologia de análise proposta por John Thompson, para viabilizar a compreensão de como a estrutura compositiva do hand lettering produz sentidos do anúncio publicitário? A busca por esta compreensão se dá através da análise sócio-histórica, da análise formal e da interpretação/reinterpretação de dois hand letterings: um criado para a novela Alto Astral e outro para a série O Caçador, ambos da Rede Globo. Em função disso, identifica-se as relações entre hand lettering, caligrafia e tipografa, apresenta-se um panorama histórico da escrita e itentifica-se as relações que se estabelecem na interação entre imagem e texto e entre os elementos da linguagem visual.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-09T02:28:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135447
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987830
url http://hdl.handle.net/10183/135447
identifier_str_mv 000987830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/1/000987830.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/2/000987830.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/3/000987830.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e4a74660d29fb2db713bd0bfb310aa6
f344a78a938dac651fdc6a853c9b38eb
2b3b457044492925cab3b95d830ecaf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224504434753536