A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/135447 |
Resumo: | O hand lettering é utilizado na publicidade como forte estratégia de comunicação visual. Esta monografia, parte do pressuposto de que o mesmo produz sentidos e não apenas reforça, mas se torna a mensagem publicitária através da articulação dos elementos que constituem sua estrutura formal. Desse modo, entende-se o hand lettering como uma forma simbólica, que, ao se constituir como um campo pré-interpretado, exije uma reinterpretação. Portanto, utiliza-se a Hermenêutica de Profundidadade, metodologia de análise proposta por John Thompson, para viabilizar a compreensão de como a estrutura compositiva do hand lettering produz sentidos do anúncio publicitário? A busca por esta compreensão se dá através da análise sócio-histórica, da análise formal e da interpretação/reinterpretação de dois hand letterings: um criado para a novela Alto Astral e outro para a série O Caçador, ambos da Rede Globo. Em função disso, identifica-se as relações entre hand lettering, caligrafia e tipografa, apresenta-se um panorama histórico da escrita e itentifica-se as relações que se estabelecem na interação entre imagem e texto e entre os elementos da linguagem visual. |
id |
UFRGS-2_988088d15eaf542c540df6fba499e62f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135447 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schons, Adriana RamosPithan, Flávia Ataide2016-04-09T02:28:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/135447000987830O hand lettering é utilizado na publicidade como forte estratégia de comunicação visual. Esta monografia, parte do pressuposto de que o mesmo produz sentidos e não apenas reforça, mas se torna a mensagem publicitária através da articulação dos elementos que constituem sua estrutura formal. Desse modo, entende-se o hand lettering como uma forma simbólica, que, ao se constituir como um campo pré-interpretado, exije uma reinterpretação. Portanto, utiliza-se a Hermenêutica de Profundidadade, metodologia de análise proposta por John Thompson, para viabilizar a compreensão de como a estrutura compositiva do hand lettering produz sentidos do anúncio publicitário? A busca por esta compreensão se dá através da análise sócio-histórica, da análise formal e da interpretação/reinterpretação de dois hand letterings: um criado para a novela Alto Astral e outro para a série O Caçador, ambos da Rede Globo. Em função disso, identifica-se as relações entre hand lettering, caligrafia e tipografa, apresenta-se um panorama histórico da escrita e itentifica-se as relações que se estabelecem na interação entre imagem e texto e entre os elementos da linguagem visual.Hand lettering is used in advertising as a strong strategy of visual communication. This monography is based on the ideia that hand lettering not only creates meaning through the articulation of the elements which are part of its formal structure, but is, itself, the message of advertising. Thus, in this monography hand lettering is understood as a symbolic form, that is already interpreted and demands a creative reinterpretation. Therefore, The Deep Hermeneutics, analysis methodology proposed by John Thompson, enables the understanding on how compositional hand lettering structure produces senses in advertisement? The search for this understanding happens through the social-historical analysis, formal analysis and interpretation/reinterpretation of two hand letterings: one created for Alto Astral soap opera and another for O Caçador TV show, both from Rede Globo. Therefore, the relationship between hand lettering, calligraphy and typography is identified. A historical panorama of typography is also presented, and, finally, the relationships established by the interaction between image and text, and between visual language elements is recognized.application/pdfporAnúncio publicitárioLinguagem visualEscritaHand letteringAdvertisingExpressive typographyVisual languageA mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987830.pdf000987830.pdfTexto completoapplication/pdf2550587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/1/000987830.pdf5e4a74660d29fb2db713bd0bfb310aa6MD51TEXT000987830.pdf.txt000987830.pdf.txtExtracted Texttext/plain235687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/2/000987830.pdf.txtf344a78a938dac651fdc6a853c9b38ebMD52THUMBNAIL000987830.pdf.jpg000987830.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/3/000987830.pdf.jpg2b3b457044492925cab3b95d830ecaf9MD5310183/1354472018-10-11 08:25:52.132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135447Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:25:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário |
title |
A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário |
spellingShingle |
A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário Schons, Adriana Ramos Anúncio publicitário Linguagem visual Escrita Hand lettering Advertising Expressive typography Visual language |
title_short |
A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário |
title_full |
A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário |
title_fullStr |
A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário |
title_full_unstemmed |
A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário |
title_sort |
A mensagem além das palavras : uma análise formal do hand lettering na produção de sentidos no anúncio publicitário |
author |
Schons, Adriana Ramos |
author_facet |
Schons, Adriana Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schons, Adriana Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pithan, Flávia Ataide |
contributor_str_mv |
Pithan, Flávia Ataide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anúncio publicitário Linguagem visual Escrita |
topic |
Anúncio publicitário Linguagem visual Escrita Hand lettering Advertising Expressive typography Visual language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hand lettering Advertising Expressive typography Visual language |
description |
O hand lettering é utilizado na publicidade como forte estratégia de comunicação visual. Esta monografia, parte do pressuposto de que o mesmo produz sentidos e não apenas reforça, mas se torna a mensagem publicitária através da articulação dos elementos que constituem sua estrutura formal. Desse modo, entende-se o hand lettering como uma forma simbólica, que, ao se constituir como um campo pré-interpretado, exije uma reinterpretação. Portanto, utiliza-se a Hermenêutica de Profundidadade, metodologia de análise proposta por John Thompson, para viabilizar a compreensão de como a estrutura compositiva do hand lettering produz sentidos do anúncio publicitário? A busca por esta compreensão se dá através da análise sócio-histórica, da análise formal e da interpretação/reinterpretação de dois hand letterings: um criado para a novela Alto Astral e outro para a série O Caçador, ambos da Rede Globo. Em função disso, identifica-se as relações entre hand lettering, caligrafia e tipografa, apresenta-se um panorama histórico da escrita e itentifica-se as relações que se estabelecem na interação entre imagem e texto e entre os elementos da linguagem visual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-09T02:28:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/135447 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987830 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/135447 |
identifier_str_mv |
000987830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/1/000987830.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/2/000987830.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135447/3/000987830.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e4a74660d29fb2db713bd0bfb310aa6 f344a78a938dac651fdc6a853c9b38eb 2b3b457044492925cab3b95d830ecaf9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447167682215936 |