Construção de um campo semântico por meio de prática espaçada em ensino de línguas adicionais online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rottava, Lucia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Antônio Márcio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215470
Resumo: Este artigo foca na construção de campo semântico em algumas atividades relacionadas ao ensino de línguas adicionais por meio de tecnologias em tempo de isolamento social no Reino Unido. Por campo semântico entende-se como sendo uma das variáveis do contexto de situação, definido pela Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1978), responsável pela construção da experiência do mundo que nos cerca e do mundo criado em nossa consciência como resultante das práticas sociais vivenciadas. O objetivo é analisar como o campo semântico é construído por meio de unidades temáticas que têm como propósito ensinar o conteúdo programático estabelecido para o ensino básico no Reino Unido. O artigo apresenta algumas tarefas e discute seu propósito e funcionalidade em atividades virtuais no ensino remoto e destaca a importância da “prática espaçada” como forma de ajudar os aprendizes na construção do conhecimento linguístico em termos de vocabulário, estruturas linguísticas e aspectos culturais que entram em jogo no campo semântico.
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