Construção de um campo semântico por meio de prática espaçada em ensino de línguas adicionais online
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215470 |
Resumo: | Este artigo foca na construção de campo semântico em algumas atividades relacionadas ao ensino de línguas adicionais por meio de tecnologias em tempo de isolamento social no Reino Unido. Por campo semântico entende-se como sendo uma das variáveis do contexto de situação, definido pela Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1978), responsável pela construção da experiência do mundo que nos cerca e do mundo criado em nossa consciência como resultante das práticas sociais vivenciadas. O objetivo é analisar como o campo semântico é construído por meio de unidades temáticas que têm como propósito ensinar o conteúdo programático estabelecido para o ensino básico no Reino Unido. O artigo apresenta algumas tarefas e discute seu propósito e funcionalidade em atividades virtuais no ensino remoto e destaca a importância da “prática espaçada” como forma de ajudar os aprendizes na construção do conhecimento linguístico em termos de vocabulário, estruturas linguísticas e aspectos culturais que entram em jogo no campo semântico. |
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Rottava, LuciaSilva, Antônio Márcio da2020-11-25T04:07:08Z20200102-6267http://hdl.handle.net/10183/215470001118645Este artigo foca na construção de campo semântico em algumas atividades relacionadas ao ensino de línguas adicionais por meio de tecnologias em tempo de isolamento social no Reino Unido. Por campo semântico entende-se como sendo uma das variáveis do contexto de situação, definido pela Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1978), responsável pela construção da experiência do mundo que nos cerca e do mundo criado em nossa consciência como resultante das práticas sociais vivenciadas. O objetivo é analisar como o campo semântico é construído por meio de unidades temáticas que têm como propósito ensinar o conteúdo programático estabelecido para o ensino básico no Reino Unido. O artigo apresenta algumas tarefas e discute seu propósito e funcionalidade em atividades virtuais no ensino remoto e destaca a importância da “prática espaçada” como forma de ajudar os aprendizes na construção do conhecimento linguístico em termos de vocabulário, estruturas linguísticas e aspectos culturais que entram em jogo no campo semântico.This article focuses on the construction of a semantic field in some activities related to the teaching of additional languages through technologies in times of social isolation in the United Kingdom. Semantic field is understood as being one of the variables of the context of situation, defined by Halliday’s Systemic-Functional Linguistics (1978), responsible for the construction of the experience of the world around us and the world created in our consciousness as a result of the social practices we have experienced. The aim of this study is to analyse how the semantic field is constructed through thematic units that aim to teach the syllabus established for compulsory education in the United Kingdom. The article presents some tasks and discusses their purposes and functionality in online activities in remote education and highlights the importance of “spaced practice” as a way to help learners with the construction of linguistic knowledge in terms of vocabulary, linguistic structures, and cultural aspects that come into play within the semantic field.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [21] p.Ensino de línguasEnsino a distânciaIsolamento socialTecnologiaSemantic fieldSpaced practiceAdditional languageNew technologiesG-suiteConstrução de um campo semântico por meio de prática espaçada em ensino de línguas adicionais onlineConstructing a semantic field through spaced practice in the teaching of additional languages online info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118645.pdf.txt001118645.pdf.txtExtracted Texttext/plain43604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215470/2/001118645.pdf.txtf60a353f13915adb3be241f7aa89e6c9MD52ORIGINAL001118645.pdfTexto completoapplication/pdf1011816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215470/1/001118645.pdf26073defc3475e41fa2eca14c62b231bMD5110183/2154702023-08-24 03:35:26.329041oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:35:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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