O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Emília Campos de
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Bachion, Maria Marcia, Almeida, Luciana C. P., Medeiros, Renata Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1248
Resumo: O uso do vídeo tem sido descrito na literatura como favorável a mudanças de comportamentos durante a comunicação. Este estudo buscou verificar o efeito de um treinamento no emprego de categorias de confirmação e desconfirmação durante a interação (comunicação oral) entre aluno e paciente hospitalizado. Os resultados evidenciaram predomíno das categorias de confirmação nas interações; não houve mudanças significativas no perfil interacional antes e após o treinamento. Conclui-se que o ensino de habilidades comunicativas deva ser feito ao longo de todo o curso de graduação e não ser da responsabilidade apenas de uma disciplina ou período.
id USP-38_496d1a5f53d0a495f6413809f53a9c0a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1248
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de comunicação em enfermagem: um desafioLa enseñanza de la comunicación en enfermería: un desafioThe teaching of nursing communication: a challengeensinocomunicaçãoenseñanzacomunicaciónteachingcommunicationO uso do vídeo tem sido descrito na literatura como favorável a mudanças de comportamentos durante a comunicação. Este estudo buscou verificar o efeito de um treinamento no emprego de categorias de confirmação e desconfirmação durante a interação (comunicação oral) entre aluno e paciente hospitalizado. Os resultados evidenciaram predomíno das categorias de confirmação nas interações; não houve mudanças significativas no perfil interacional antes e após o treinamento. Conclui-se que o ensino de habilidades comunicativas deva ser feito ao longo de todo o curso de graduação e não ser da responsabilidade apenas de uma disciplina ou período.The use of video has been described in the literature as favourable to changes in behaviours during communication. This study aimed at verifying the effect of a training programme in the use of categories of confirmation and discordance during the interaction (oral communication) between students and patients. The results evidenced the predominance of confirmation categories in interactions: there were no significant changes in the interaction profile before and after training. Authors concluded that the teaching of communication abilities has to be done during the undergraduate course and not only in one course or period.El uso del video ha sido descrito en la literatura como favorable a los cambios de comportamientos durante la comunicación. Este estudio buscó verificar el efecto de un entrenamiento en el empleo de categorías de confirmación y desconfirmación durante la interacción (comunicación oral) entre alumno y paciente hospitalizado. Los resultados evidenciaron el predominio de las categorías de confirmación en las interacciones: no hubo cambios significativas en el perfil de interacción antes y después del entrenamiento. Concluimos que la enseñanza de habilidades comunicativas debe ser hecha durante todo el curso de graduación y no puede ser de la responsabilidad solamente de una disciplina o período.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1997-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/124810.1590/S0104-11691997000300005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 5 n. 3 (1997); 27-34Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 Núm. 3 (1997); 27-34Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 No. 3 (1997); 27-341518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1248/1270Carvalho, Emília Campos deBachion, Maria MarciaAlmeida, Luciana C. P.Medeiros, Renata Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T12:48:24Zoai:revistas.usp.br:article/1248Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T12:48:24Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio
La enseñanza de la comunicación en enfermería: un desafio
The teaching of nursing communication: a challenge
title O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio
spellingShingle O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio
Carvalho, Emília Campos de
ensino
comunicação
enseñanza
comunicación
teaching
communication
title_short O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio
title_full O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio
title_fullStr O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio
title_full_unstemmed O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio
title_sort O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio
author Carvalho, Emília Campos de
author_facet Carvalho, Emília Campos de
Bachion, Maria Marcia
Almeida, Luciana C. P.
Medeiros, Renata Nascimento
author_role author
author2 Bachion, Maria Marcia
Almeida, Luciana C. P.
Medeiros, Renata Nascimento
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Emília Campos de
Bachion, Maria Marcia
Almeida, Luciana C. P.
Medeiros, Renata Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
comunicação
enseñanza
comunicación
teaching
communication
topic ensino
comunicação
enseñanza
comunicación
teaching
communication
description O uso do vídeo tem sido descrito na literatura como favorável a mudanças de comportamentos durante a comunicação. Este estudo buscou verificar o efeito de um treinamento no emprego de categorias de confirmação e desconfirmação durante a interação (comunicação oral) entre aluno e paciente hospitalizado. Os resultados evidenciaram predomíno das categorias de confirmação nas interações; não houve mudanças significativas no perfil interacional antes e após o treinamento. Conclui-se que o ensino de habilidades comunicativas deva ser feito ao longo de todo o curso de graduação e não ser da responsabilidade apenas de uma disciplina ou período.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1248
10.1590/S0104-11691997000300005
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1248
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691997000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1248/1270
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 5 n. 3 (1997); 27-34
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 Núm. 3 (1997); 27-34
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 No. 3 (1997); 27-34
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222836271349760