Planejamento e gerenciamento de atividades, que envolvem o uso das mídias e tecnologias, em espaços escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jaqueline Abrantes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35705
Resumo: O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é relatar e analisar a prática desenvolvida ao longo do estágio curricular obrigatório, no ambiente informatizado (AI) de uma escola municipal de ensino fundamental. Apresento uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e as estratégias experimentadas para motivar os alunos e colegas de trabalho a desenvolverem um novo olhar sobre este ambiente. Na prática realizada houve uma busca de possibilidades e estratégias criativas diante das dificuldades encontradas. Nesta trajetória utilizamos ferramentas da Internet e recursos variados do computador para promover a alfabetização digital dos alunos de todas as turmas, do turno da manhã. Os alunos se apropriaram dos recursos à medida que desenvolviam um projeto ligado à construção de suas identidades, interagindo com os meios tecnológicos e, ao mesmo tempo, com o meio social e familiar, em busca de informações sobre suas ancestralidades. Buscamos assim ajudá-los a se perceberem como parte da história e continuadores dela. A cada momento em que se percebeu falta de motivação ou a estagnação dos trabalhos foram propostos novos desafios, através de planos e estratégias emergenciais, buscando-se flexibilizar e adequar o planejamento previamente feito, às situações que se apresentavam. A realidade sobre a inclusão digital nos espaços escolares e o uso das mídias nos planejamentos dos professores também trouxeram preocupações, forçando-me a procurar respostas e caminhos para favorecer as mudanças necessárias na prática pedagógica, que ocorrem ainda de forma lenta e gradual. A parte técnica e a organização do ambiente informatizado é bem estruturada, porém ainda necessita ser melhor compreendido o tipo de trabalho e as competências que ali podem ser desenvolvidas. A gestão democrática demonstra ser um forte aliado para as mudanças no fazer pedagógico promovendo a formação e reflexão sobre a prática em busca de ações cooperativas, facilitando o comprometimento de todos na formação dos educandos. Embora encontrando discrepâncias entre a estrutura educacional planejada e a realidade percebida, durante a realização da minha prática, colhi informações que podem ajudar a aprimorar os trabalhos desenvolvidos no AI e buscar novos patamares. Visto que o uso das tecnologias da informação e comunicação vem ganhando maior relevância dentro do cenário social e também educacional, acredito ser possível e imprescindível um trabalho que envolva toda a comunidade escolar, dentro de uma percepção total da realidade, na busca de formações que abram possibilidades de um aprendizado criativo utilizando as diversas mídias e tecnologias existentes ,envolvendo a teoria e a prática para aprendizagens mais significativas, que ajudem os alunos a desenvolver e reconstruir novas potencialidades. Somente as mídias não trazem solução para os problemas existentes na educação, mas é uma aliada muito forte no processo pedagógico do professor e no aprendizado do aluno devendo de alguma forma estar presente e disponível para todos. Este trabalho foi embasado teoricamente em Freire e Valente.
id UFRGS-2_998397d69d6c30209a0d7a8e2af0e71e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35705
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Jaqueline AbrantesCosta, Iris Elisabeth TempelAragón de Nevado, Rosane2011-12-20T01:19:31Z2010http://hdl.handle.net/10183/35705000795072O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é relatar e analisar a prática desenvolvida ao longo do estágio curricular obrigatório, no ambiente informatizado (AI) de uma escola municipal de ensino fundamental. Apresento uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e as estratégias experimentadas para motivar os alunos e colegas de trabalho a desenvolverem um novo olhar sobre este ambiente. Na prática realizada houve uma busca de possibilidades e estratégias criativas diante das dificuldades encontradas. Nesta trajetória utilizamos ferramentas da Internet e recursos variados do computador para promover a alfabetização digital dos alunos de todas as turmas, do turno da manhã. Os alunos se apropriaram dos recursos à medida que desenvolviam um projeto ligado à construção de suas identidades, interagindo com os meios tecnológicos e, ao mesmo tempo, com o meio social e familiar, em busca de informações sobre suas ancestralidades. Buscamos assim ajudá-los a se perceberem como parte da história e continuadores dela. A cada momento em que se percebeu falta de motivação ou a estagnação dos trabalhos foram propostos novos desafios, através de planos e estratégias emergenciais, buscando-se flexibilizar e adequar o planejamento previamente feito, às situações que se apresentavam. A realidade sobre a inclusão digital nos espaços escolares e o uso das mídias nos planejamentos dos professores também trouxeram preocupações, forçando-me a procurar respostas e caminhos para favorecer as mudanças necessárias na prática pedagógica, que ocorrem ainda de forma lenta e gradual. A parte técnica e a organização do ambiente informatizado é bem estruturada, porém ainda necessita ser melhor compreendido o tipo de trabalho e as competências que ali podem ser desenvolvidas. A gestão democrática demonstra ser um forte aliado para as mudanças no fazer pedagógico promovendo a formação e reflexão sobre a prática em busca de ações cooperativas, facilitando o comprometimento de todos na formação dos educandos. Embora encontrando discrepâncias entre a estrutura educacional planejada e a realidade percebida, durante a realização da minha prática, colhi informações que podem ajudar a aprimorar os trabalhos desenvolvidos no AI e buscar novos patamares. Visto que o uso das tecnologias da informação e comunicação vem ganhando maior relevância dentro do cenário social e também educacional, acredito ser possível e imprescindível um trabalho que envolva toda a comunidade escolar, dentro de uma percepção total da realidade, na busca de formações que abram possibilidades de um aprendizado criativo utilizando as diversas mídias e tecnologias existentes ,envolvendo a teoria e a prática para aprendizagens mais significativas, que ajudem os alunos a desenvolver e reconstruir novas potencialidades. Somente as mídias não trazem solução para os problemas existentes na educação, mas é uma aliada muito forte no processo pedagógico do professor e no aprendizado do aluno devendo de alguma forma estar presente e disponível para todos. Este trabalho foi embasado teoricamente em Freire e Valente.application/pdfporInclusão digitalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Planejamento e gerenciamento de atividades, que envolvem o uso das mídias e tecnologias, em espaços escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000795072.pdf000795072.pdfTexto completoapplication/pdf3001646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35705/1/000795072.pdf95f80262fb4ddfe62c40901ca8651610MD51TEXT000795072.pdf.txt000795072.pdf.txtExtracted Texttext/plain71498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35705/2/000795072.pdf.txte3ac7d00392447351b226837195e7af2MD52THUMBNAIL000795072.pdf.jpg000795072.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35705/3/000795072.pdf.jpgc20f3fc7a076861382b393fbe2e25e0eMD5310183/357052018-10-24 09:16:42.223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35705Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento e gerenciamento de atividades, que envolvem o uso das mídias e tecnologias, em espaços escolares
title Planejamento e gerenciamento de atividades, que envolvem o uso das mídias e tecnologias, em espaços escolares
spellingShingle Planejamento e gerenciamento de atividades, que envolvem o uso das mídias e tecnologias, em espaços escolares
Ferreira, Jaqueline Abrantes
Inclusão digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short Planejamento e gerenciamento de atividades, que envolvem o uso das mídias e tecnologias, em espaços escolares
title_full Planejamento e gerenciamento de atividades, que envolvem o uso das mídias e tecnologias, em espaços escolares
title_fullStr Planejamento e gerenciamento de atividades, que envolvem o uso das mídias e tecnologias, em espaços escolares
title_full_unstemmed Planejamento e gerenciamento de atividades, que envolvem o uso das mídias e tecnologias, em espaços escolares
title_sort Planejamento e gerenciamento de atividades, que envolvem o uso das mídias e tecnologias, em espaços escolares
author Ferreira, Jaqueline Abrantes
author_facet Ferreira, Jaqueline Abrantes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jaqueline Abrantes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Iris Elisabeth Tempel
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aragón de Nevado, Rosane
contributor_str_mv Costa, Iris Elisabeth Tempel
Aragón de Nevado, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Inclusão digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é relatar e analisar a prática desenvolvida ao longo do estágio curricular obrigatório, no ambiente informatizado (AI) de uma escola municipal de ensino fundamental. Apresento uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e as estratégias experimentadas para motivar os alunos e colegas de trabalho a desenvolverem um novo olhar sobre este ambiente. Na prática realizada houve uma busca de possibilidades e estratégias criativas diante das dificuldades encontradas. Nesta trajetória utilizamos ferramentas da Internet e recursos variados do computador para promover a alfabetização digital dos alunos de todas as turmas, do turno da manhã. Os alunos se apropriaram dos recursos à medida que desenvolviam um projeto ligado à construção de suas identidades, interagindo com os meios tecnológicos e, ao mesmo tempo, com o meio social e familiar, em busca de informações sobre suas ancestralidades. Buscamos assim ajudá-los a se perceberem como parte da história e continuadores dela. A cada momento em que se percebeu falta de motivação ou a estagnação dos trabalhos foram propostos novos desafios, através de planos e estratégias emergenciais, buscando-se flexibilizar e adequar o planejamento previamente feito, às situações que se apresentavam. A realidade sobre a inclusão digital nos espaços escolares e o uso das mídias nos planejamentos dos professores também trouxeram preocupações, forçando-me a procurar respostas e caminhos para favorecer as mudanças necessárias na prática pedagógica, que ocorrem ainda de forma lenta e gradual. A parte técnica e a organização do ambiente informatizado é bem estruturada, porém ainda necessita ser melhor compreendido o tipo de trabalho e as competências que ali podem ser desenvolvidas. A gestão democrática demonstra ser um forte aliado para as mudanças no fazer pedagógico promovendo a formação e reflexão sobre a prática em busca de ações cooperativas, facilitando o comprometimento de todos na formação dos educandos. Embora encontrando discrepâncias entre a estrutura educacional planejada e a realidade percebida, durante a realização da minha prática, colhi informações que podem ajudar a aprimorar os trabalhos desenvolvidos no AI e buscar novos patamares. Visto que o uso das tecnologias da informação e comunicação vem ganhando maior relevância dentro do cenário social e também educacional, acredito ser possível e imprescindível um trabalho que envolva toda a comunidade escolar, dentro de uma percepção total da realidade, na busca de formações que abram possibilidades de um aprendizado criativo utilizando as diversas mídias e tecnologias existentes ,envolvendo a teoria e a prática para aprendizagens mais significativas, que ajudem os alunos a desenvolver e reconstruir novas potencialidades. Somente as mídias não trazem solução para os problemas existentes na educação, mas é uma aliada muito forte no processo pedagógico do professor e no aprendizado do aluno devendo de alguma forma estar presente e disponível para todos. Este trabalho foi embasado teoricamente em Freire e Valente.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35705
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795072
url http://hdl.handle.net/10183/35705
identifier_str_mv 000795072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35705/1/000795072.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35705/2/000795072.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35705/3/000795072.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 95f80262fb4ddfe62c40901ca8651610
e3ac7d00392447351b226837195e7af2
c20f3fc7a076861382b393fbe2e25e0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447069099294720