Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276031 |
Resumo: | Este trabalho consiste em apresentar materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19. A metodologia adotada segue abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os materiais foram subdivididos em três temáticas: vírus, vacinas e pandemias são formados por um conjunto de itens que variam entre eles mais um guia de aula que apresenta e descreve de cada item presente nele, além de possuir explicações, sugestões, tutoriais, dicas de utilização dos mesmos, imagens e indicações de sites para busca de mais informações. Considerando que o tema pandêmico está inserido nos conteúdos do ensino de Ciências e Biologia, aborda a relevância social do debate de temáticas que envolvem questões sociais e científicas na educação básica, a pertinência do tema com a escola apontando perspectivas e possibilidades para o ensino, procurando contribuir com a formação e atuação docente, construindo e reconstruindo instrumentos que permitam a articulação entre o saber científico e o saber pedagógico. |
id |
UFRGS-2_99d739d3ef922d08a2e6047b5b69ac25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276031 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Bruna Corrêa daMoreira, Jose Claudio Fonseca2024-07-04T06:11:53Z2022http://hdl.handle.net/10183/276031001142039Este trabalho consiste em apresentar materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19. A metodologia adotada segue abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os materiais foram subdivididos em três temáticas: vírus, vacinas e pandemias são formados por um conjunto de itens que variam entre eles mais um guia de aula que apresenta e descreve de cada item presente nele, além de possuir explicações, sugestões, tutoriais, dicas de utilização dos mesmos, imagens e indicações de sites para busca de mais informações. Considerando que o tema pandêmico está inserido nos conteúdos do ensino de Ciências e Biologia, aborda a relevância social do debate de temáticas que envolvem questões sociais e científicas na educação básica, a pertinência do tema com a escola apontando perspectivas e possibilidades para o ensino, procurando contribuir com a formação e atuação docente, construindo e reconstruindo instrumentos que permitam a articulação entre o saber científico e o saber pedagógico.This work consists in presenting educational materials on topics related to the COVID-19 pandemic. The methodology adopted follows an exploratory qualitative approach. The materials were subdivided into three themes: viruses, vaccines and pandemics. They are formed by a set of items that vary between the themes and a class guide that presents and describes each item present in it, in addition to having explanations, suggestions, tutorials, tips for their use, images, and indications of sites to search for more information. Considering that the pandemic subject is inserted in the contents of Science and Biology teaching, it addresses the social relevance of the debate of themes that involve social and scientific issues in basic education, the relevance of the theme with the school pointing out perspectives and possibilities for teaching, looking to contribute to teacher training and acting, building, and rebuilding instruments that allow the articulation between scientific knowledge and pedagogical knowledge.application/pdfporEnsino de ciênciasEducação básicaRecursos didáticosCOVID-19Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142039.pdf.txt001142039.pdf.txtExtracted Texttext/plain49849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276031/2/001142039.pdf.txtfe39b07b04e2161fa4a8cab9d0c03abfMD52ORIGINAL001142039.pdfTexto completoapplication/pdf372276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276031/1/001142039.pdfd7b2075b2bd12a721e907572f93588e8MD5110183/2760312024-07-05 06:01:33.170984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-05T09:01:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19 |
title |
Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19 |
spellingShingle |
Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19 Silva, Bruna Corrêa da Ensino de ciências Educação básica Recursos didáticos COVID-19 |
title_short |
Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19 |
title_full |
Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19 |
title_fullStr |
Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19 |
title_sort |
Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19 |
author |
Silva, Bruna Corrêa da |
author_facet |
Silva, Bruna Corrêa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruna Corrêa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Jose Claudio Fonseca |
contributor_str_mv |
Moreira, Jose Claudio Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Educação básica Recursos didáticos COVID-19 |
topic |
Ensino de ciências Educação básica Recursos didáticos COVID-19 |
description |
Este trabalho consiste em apresentar materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19. A metodologia adotada segue abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os materiais foram subdivididos em três temáticas: vírus, vacinas e pandemias são formados por um conjunto de itens que variam entre eles mais um guia de aula que apresenta e descreve de cada item presente nele, além de possuir explicações, sugestões, tutoriais, dicas de utilização dos mesmos, imagens e indicações de sites para busca de mais informações. Considerando que o tema pandêmico está inserido nos conteúdos do ensino de Ciências e Biologia, aborda a relevância social do debate de temáticas que envolvem questões sociais e científicas na educação básica, a pertinência do tema com a escola apontando perspectivas e possibilidades para o ensino, procurando contribuir com a formação e atuação docente, construindo e reconstruindo instrumentos que permitam a articulação entre o saber científico e o saber pedagógico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-04T06:11:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/276031 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001142039 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/276031 |
identifier_str_mv |
001142039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276031/2/001142039.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276031/1/001142039.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe39b07b04e2161fa4a8cab9d0c03abf d7b2075b2bd12a721e907572f93588e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447367215742976 |