As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puig, Luan Soleil Fuhr
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132146
Resumo: O objetivo desse estudo é compreender as principais motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de seus clubes. Na última década, tanto as receitas quanto as dívidas dos clubes cresceram consideravelmente, mas essa última em percentuais maiores, denotando uma necessidade extrema de diversificação das fontes de receitas. Esse estudo aborda os produtos licenciados como fonte geradora de recursos e foca no público feminino que vem crescendo em presença no futebol. Para identificar as motivações, foi elaborada uma pesquisa com abordagem qualitativa a partir de um roteiro semiestruturado, em que os resultados foram tratados por análise de conteúdo. Essa etapa buscou uma melhor compreensão dos aspectos principais e serviu de base para a formulação do questionário da etapa posterior, em que foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa. Na etapa quantitativa, foram aplicadas 200 entrevistas por meio de questionário para as torcedoras de Grêmio e Internacional buscando resultados para os principais pontos trazidos na etapa qualitativa. A expectativa é que os resultados desse trabalho auxiliem em um melhor entendimento do comportamento do consumidor desse público, melhorando o relacionamento e auxiliando na formulação de ações de marketing mais eficientes.
id UFRGS-2_99d82daaad2e1e168e15107d006c419b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132146
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Puig, Luan Soleil FuhrCallegaro-de-Menezes, Daniela2016-01-22T02:47:13Z2013http://hdl.handle.net/10183/132146000918764O objetivo desse estudo é compreender as principais motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de seus clubes. Na última década, tanto as receitas quanto as dívidas dos clubes cresceram consideravelmente, mas essa última em percentuais maiores, denotando uma necessidade extrema de diversificação das fontes de receitas. Esse estudo aborda os produtos licenciados como fonte geradora de recursos e foca no público feminino que vem crescendo em presença no futebol. Para identificar as motivações, foi elaborada uma pesquisa com abordagem qualitativa a partir de um roteiro semiestruturado, em que os resultados foram tratados por análise de conteúdo. Essa etapa buscou uma melhor compreensão dos aspectos principais e serviu de base para a formulação do questionário da etapa posterior, em que foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa. Na etapa quantitativa, foram aplicadas 200 entrevistas por meio de questionário para as torcedoras de Grêmio e Internacional buscando resultados para os principais pontos trazidos na etapa qualitativa. A expectativa é que os resultados desse trabalho auxiliem em um melhor entendimento do comportamento do consumidor desse público, melhorando o relacionamento e auxiliando na formulação de ações de marketing mais eficientes.The goal of this study is to understand the main motivations of the female fans of Grêmio and Internacional for buying licensed products of their clubs. In the last decade, both revenues and debts of clubs grew considerably, but the latter in higher percentages, denoting a dire need to diversify sources of revenue. This study addresses the licensed products as a source of resources and focus on the female audience that has been growing presence in football. To identify the motivations we created a qualitative research from a semi-structured script, in which the results were processed by content analysis . This step sought a better understanding of the key issues and provided the basis for the formulation of the questionnaire later stage, in which a survey was conducted using a quantitative approach. In the quantitative phase, 200 interviews were carried out using a questionnaire for female fans of Grêmio and Internacional seeking results for the main points brought in the qualitative phase. The expectation is that the results of this study assist in a better understanding of consumer behavior of these audiences, improving relationships and assisting in the formulation of more efficient marketing actions.application/pdfporComportamento do consumidorTorcedorGênero femininoFootballConsumer behaviorMotivationGrêmioInternacionalAs motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918764.pdf000918764.pdfTexto completoapplication/pdf597058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132146/1/000918764.pdf0b94c608ed48aba886d4b9b32715f368MD51TEXT000918764.pdf.txt000918764.pdf.txtExtracted Texttext/plain95828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132146/2/000918764.pdf.txt5a316ec030de60492de31cd9bcf3ab21MD52THUMBNAIL000918764.pdf.jpg000918764.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132146/3/000918764.pdf.jpgef6687251409c27e0d2560ae401e8c90MD5310183/1321462018-10-26 09:32:53.918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132146Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:32:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol
title As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol
spellingShingle As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol
Puig, Luan Soleil Fuhr
Comportamento do consumidor
Torcedor
Gênero feminino
Football
Consumer behavior
Motivation
Grêmio
Internacional
title_short As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol
title_full As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol
title_fullStr As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol
title_full_unstemmed As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol
title_sort As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol
author Puig, Luan Soleil Fuhr
author_facet Puig, Luan Soleil Fuhr
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puig, Luan Soleil Fuhr
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Torcedor
Gênero feminino
topic Comportamento do consumidor
Torcedor
Gênero feminino
Football
Consumer behavior
Motivation
Grêmio
Internacional
dc.subject.eng.fl_str_mv Football
Consumer behavior
Motivation
Grêmio
Internacional
description O objetivo desse estudo é compreender as principais motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de seus clubes. Na última década, tanto as receitas quanto as dívidas dos clubes cresceram consideravelmente, mas essa última em percentuais maiores, denotando uma necessidade extrema de diversificação das fontes de receitas. Esse estudo aborda os produtos licenciados como fonte geradora de recursos e foca no público feminino que vem crescendo em presença no futebol. Para identificar as motivações, foi elaborada uma pesquisa com abordagem qualitativa a partir de um roteiro semiestruturado, em que os resultados foram tratados por análise de conteúdo. Essa etapa buscou uma melhor compreensão dos aspectos principais e serviu de base para a formulação do questionário da etapa posterior, em que foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa. Na etapa quantitativa, foram aplicadas 200 entrevistas por meio de questionário para as torcedoras de Grêmio e Internacional buscando resultados para os principais pontos trazidos na etapa qualitativa. A expectativa é que os resultados desse trabalho auxiliem em um melhor entendimento do comportamento do consumidor desse público, melhorando o relacionamento e auxiliando na formulação de ações de marketing mais eficientes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-22T02:47:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132146
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000918764
url http://hdl.handle.net/10183/132146
identifier_str_mv 000918764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132146/1/000918764.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132146/2/000918764.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132146/3/000918764.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b94c608ed48aba886d4b9b32715f368
5a316ec030de60492de31cd9bcf3ab21
ef6687251409c27e0d2560ae401e8c90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224497233133568