Psicologia do desenvolvimento na Educação Infantil: relações de afeto na docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Nathalia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274006
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso trata da contribuição da psicologia do desenvolvimento para as relações de afeto na ação docente com crianças na educação infantil (E.I). O estudo é de cunho qualitativo, na forma de Estudo de Caso, tendo como participantes docentes que atuam ou atuaram na E.I. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Google Formulários, através do qual as professoras responderam sobre sua ação docente a partir das situações apresentadas. O referencial teórico utilizado foi a epistemologia genética piagetiana. Os resultados do trabalho mostram que, segundo as professoras, a ação docente é pautada pelo acolhimento, conversas, intervenções e estratégias, mas nem sempre consideram o estádio de desenvolvimento como descritos por Piaget nas situações vivenciadas na E.I. A partir das escritas das participantes e do referencial teórico foi possível confirmar a importância da psicologia do desenvolvimento para a ação docente na educação infantil e a necessidade de que os professores se apropriem da teoria para nortear suas ações.
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