Relações de afetividade entre professora e bebês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2360 |
Resumo: | Esta monografia apresenta uma investigação que teve como objetivo geral investigar como ocorrem as relações de afetividade entre professora e bebês de 04 a 18 meses de idade na etapa da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram conhecer como ocorrem as relações de afetividade entre a professora e os bebês e descrever como os bebês criam e sustentam vínculos afetivos com a professora. Para desenvolver o estudo acerca dessas inquietações, utilizaram-se aportes teóricos voltados ao tema, com destaque para autores como Wallon (2007), Vygotsky (2008) e Winnicott (2008), dentre outros. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, e os instrumentos de pesquisa foram: observações, anotações em diário de campo e fotografias, para, desta maneira, interagir e se aproximar do problema proposto. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola da rede pública de Educação Infantil, em um município situado no Vale do Taquari/RS/BR, em uma turma composta por bebês de 04 a 18 meses de idade, nomeada Berçário I. A partir das análises e resultados foi possível perceber a importância das relações afetivas entre professora e bebês e a forma como elas fazem a diferença no crescimento e desenvolvimento dos bebês, evidenciando, assim, que as relações de afetividade entre ambos no espaço escolar são significativas, pois as trocas que ocorrem são a base inicial para o desenvolvimento dos bebês. Essas trocas são permeadas de marcas e conquistas, que fazem com que a trajetória educacional seja rica em experiências capazes de contribuir para um desenvolvimento infantil alegre e potente. |
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A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola da rede pública de Educação Infantil, em um município situado no Vale do Taquari/RS/BR, em uma turma composta por bebês de 04 a 18 meses de idade, nomeada Berçário I. A partir das análises e resultados foi possível perceber a importância das relações afetivas entre professora e bebês e a forma como elas fazem a diferença no crescimento e desenvolvimento dos bebês, evidenciando, assim, que as relações de afetividade entre ambos no espaço escolar são significativas, pois as trocas que ocorrem são a base inicial para o desenvolvimento dos bebês. Essas trocas são permeadas de marcas e conquistas, que fazem com que a trajetória educacional seja rica em experiências capazes de contribuir para um desenvolvimento infantil alegre e potente.-1CALIARI, Maiana. Relações de afetividade entre professora e bebês. 2018. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2360. http://hdl.handle.net/10737/2360http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHEducação InfantilBebêsRelações de afetividadeDocênciaRelações de afetividade entre professora e bebêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2018MaianaCaliari.pdf2018MaianaCaliari.pdfapplication/pdf2006819https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e1fda87b-738b-47d9-9258-54e2277b6258/downloada94c33e2a28dc8d29bb5782161faad9eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e4104ddc-8f4c-4daf-9c74-c11036f52445/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; 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Esta monografia apresenta uma investigação que teve como objetivo geral investigar como ocorrem as relações de afetividade entre professora e bebês de 04 a 18 meses de idade na etapa da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram conhecer como ocorrem as relações de afetividade entre a professora e os bebês e descrever como os bebês criam e sustentam vínculos afetivos com a professora. Para desenvolver o estudo acerca dessas inquietações, utilizaram-se aportes teóricos voltados ao tema, com destaque para autores como Wallon (2007), Vygotsky (2008) e Winnicott (2008), dentre outros. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, e os instrumentos de pesquisa foram: observações, anotações em diário de campo e fotografias, para, desta maneira, interagir e se aproximar do problema proposto. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola da rede pública de Educação Infantil, em um município situado no Vale do Taquari/RS/BR, em uma turma composta por bebês de 04 a 18 meses de idade, nomeada Berçário I. A partir das análises e resultados foi possível perceber a importância das relações afetivas entre professora e bebês e a forma como elas fazem a diferença no crescimento e desenvolvimento dos bebês, evidenciando, assim, que as relações de afetividade entre ambos no espaço escolar são significativas, pois as trocas que ocorrem são a base inicial para o desenvolvimento dos bebês. Essas trocas são permeadas de marcas e conquistas, que fazem com que a trajetória educacional seja rica em experiências capazes de contribuir para um desenvolvimento infantil alegre e potente. |
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Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
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