“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Sychocki da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Mayara Becker Oliveira da, Pereira, João Carlos Tavares, Blum, Leandro Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180055
Resumo: O artigo apresenta e faz uma reflexão sobre um experimento de ensino ocorrido no primeiro semestre de 2017 em um curso de formação inicial de professores de matemática, numa universidade pública do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais a proposta relacionou matemática, história em quadrinhos e tecnologias digitais. A partir dos conceitos de zona de risco e zona de conforto encontrados e explorados na literatura, foi construída e aplicada uma proposta de ensino, de caráter experimental, numa disciplina de graduação. A título de inferência, os resultados e reflexões realizadas posteriores ao experimento contribuem na área de Educação Matemática, destacando-se os desafios inerentes do fazer docente, já presentes na formação inicial do professor de matemática.
id UFRGS-2_99fc7b2a164a6a33e6723c8440287f54
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180055
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rodrigo Sychocki daSilva, Mayara Becker Oliveira daPereira, João Carlos TavaresBlum, Leandro Carlos2018-07-04T02:26:57Z20181517-6312http://hdl.handle.net/10183/180055001068721O artigo apresenta e faz uma reflexão sobre um experimento de ensino ocorrido no primeiro semestre de 2017 em um curso de formação inicial de professores de matemática, numa universidade pública do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais a proposta relacionou matemática, história em quadrinhos e tecnologias digitais. A partir dos conceitos de zona de risco e zona de conforto encontrados e explorados na literatura, foi construída e aplicada uma proposta de ensino, de caráter experimental, numa disciplina de graduação. A título de inferência, os resultados e reflexões realizadas posteriores ao experimento contribuem na área de Educação Matemática, destacando-se os desafios inerentes do fazer docente, já presentes na formação inicial do professor de matemática.The article presents and makes a reflection on an educational experiment that took place in the first semester of 2017 in an initial training course of mathematics teachers, at a public university in Rio Grande do Sul. In general, the proposal related mathematics, comics and digital technologies. From the concepts of risk zone and comfort zone found and explored in the literature, a proposal of teaching, of experimental character, was constructed and applied in a subject of graduation. As an inference, the results and reflections carried out after the experiment contribute to the area of Mathematics Education, highlighting the inherent challenges of teacher making, already present in the initial formation of the mathematics teacher.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 2 (2018), p. 485-497ExperimentaçãoTecnologia digitalFormação de professoresGeometria analíticaExperimentationTeacher training in mathematicsDigital technologiesComfort zoneRisk zone“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos"In search of the lost astronaut" : an experiment in the initial formation of mathematics teachers involving analytical geometry & comicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068721.pdf001068721.pdfTexto completoapplication/pdf412877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180055/1/001068721.pdfd96bbb4b402b5af9d98c7ea2835af2a6MD51TEXT001068721.pdf.txt001068721.pdf.txtExtracted Texttext/plain38973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180055/2/001068721.pdf.txt8676f0ff482369c70a568610dc2da2c7MD5210183/1800552018-07-05 02:25:32.297386oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180055Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv "In search of the lost astronaut" : an experiment in the initial formation of mathematics teachers involving analytical geometry & comics
title “Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos
spellingShingle “Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos
Silva, Rodrigo Sychocki da
Experimentação
Tecnologia digital
Formação de professores
Geometria analítica
Experimentation
Teacher training in mathematics
Digital technologies
Comfort zone
Risk zone
title_short “Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos
title_full “Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos
title_fullStr “Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos
title_full_unstemmed “Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos
title_sort “Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos
author Silva, Rodrigo Sychocki da
author_facet Silva, Rodrigo Sychocki da
Silva, Mayara Becker Oliveira da
Pereira, João Carlos Tavares
Blum, Leandro Carlos
author_role author
author2 Silva, Mayara Becker Oliveira da
Pereira, João Carlos Tavares
Blum, Leandro Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
Silva, Mayara Becker Oliveira da
Pereira, João Carlos Tavares
Blum, Leandro Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação
Tecnologia digital
Formação de professores
Geometria analítica
topic Experimentação
Tecnologia digital
Formação de professores
Geometria analítica
Experimentation
Teacher training in mathematics
Digital technologies
Comfort zone
Risk zone
dc.subject.eng.fl_str_mv Experimentation
Teacher training in mathematics
Digital technologies
Comfort zone
Risk zone
description O artigo apresenta e faz uma reflexão sobre um experimento de ensino ocorrido no primeiro semestre de 2017 em um curso de formação inicial de professores de matemática, numa universidade pública do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais a proposta relacionou matemática, história em quadrinhos e tecnologias digitais. A partir dos conceitos de zona de risco e zona de conforto encontrados e explorados na literatura, foi construída e aplicada uma proposta de ensino, de caráter experimental, numa disciplina de graduação. A título de inferência, os resultados e reflexões realizadas posteriores ao experimento contribuem na área de Educação Matemática, destacando-se os desafios inerentes do fazer docente, já presentes na formação inicial do professor de matemática.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T02:26:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180055
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-6312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068721
identifier_str_mv 1517-6312
001068721
url http://hdl.handle.net/10183/180055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 2 (2018), p. 485-497
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180055/1/001068721.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180055/2/001068721.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d96bbb4b402b5af9d98c7ea2835af2a6
8676f0ff482369c70a568610dc2da2c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224946367594496