“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180055 |
Resumo: | O artigo apresenta e faz uma reflexão sobre um experimento de ensino ocorrido no primeiro semestre de 2017 em um curso de formação inicial de professores de matemática, numa universidade pública do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais a proposta relacionou matemática, história em quadrinhos e tecnologias digitais. A partir dos conceitos de zona de risco e zona de conforto encontrados e explorados na literatura, foi construída e aplicada uma proposta de ensino, de caráter experimental, numa disciplina de graduação. A título de inferência, os resultados e reflexões realizadas posteriores ao experimento contribuem na área de Educação Matemática, destacando-se os desafios inerentes do fazer docente, já presentes na formação inicial do professor de matemática. |
id |
UFRGS-2_99fc7b2a164a6a33e6723c8440287f54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180055 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rodrigo Sychocki daSilva, Mayara Becker Oliveira daPereira, João Carlos TavaresBlum, Leandro Carlos2018-07-04T02:26:57Z20181517-6312http://hdl.handle.net/10183/180055001068721O artigo apresenta e faz uma reflexão sobre um experimento de ensino ocorrido no primeiro semestre de 2017 em um curso de formação inicial de professores de matemática, numa universidade pública do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais a proposta relacionou matemática, história em quadrinhos e tecnologias digitais. A partir dos conceitos de zona de risco e zona de conforto encontrados e explorados na literatura, foi construída e aplicada uma proposta de ensino, de caráter experimental, numa disciplina de graduação. A título de inferência, os resultados e reflexões realizadas posteriores ao experimento contribuem na área de Educação Matemática, destacando-se os desafios inerentes do fazer docente, já presentes na formação inicial do professor de matemática.The article presents and makes a reflection on an educational experiment that took place in the first semester of 2017 in an initial training course of mathematics teachers, at a public university in Rio Grande do Sul. In general, the proposal related mathematics, comics and digital technologies. From the concepts of risk zone and comfort zone found and explored in the literature, a proposal of teaching, of experimental character, was constructed and applied in a subject of graduation. As an inference, the results and reflections carried out after the experiment contribute to the area of Mathematics Education, highlighting the inherent challenges of teacher making, already present in the initial formation of the mathematics teacher.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 2 (2018), p. 485-497ExperimentaçãoTecnologia digitalFormação de professoresGeometria analíticaExperimentationTeacher training in mathematicsDigital technologiesComfort zoneRisk zone“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos"In search of the lost astronaut" : an experiment in the initial formation of mathematics teachers involving analytical geometry & comicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068721.pdf001068721.pdfTexto completoapplication/pdf412877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180055/1/001068721.pdfd96bbb4b402b5af9d98c7ea2835af2a6MD51TEXT001068721.pdf.txt001068721.pdf.txtExtracted Texttext/plain38973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180055/2/001068721.pdf.txt8676f0ff482369c70a568610dc2da2c7MD5210183/1800552018-07-05 02:25:32.297386oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180055Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
"In search of the lost astronaut" : an experiment in the initial formation of mathematics teachers involving analytical geometry & comics |
title |
“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos |
spellingShingle |
“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos Silva, Rodrigo Sychocki da Experimentação Tecnologia digital Formação de professores Geometria analítica Experimentation Teacher training in mathematics Digital technologies Comfort zone Risk zone |
title_short |
“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos |
title_full |
“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos |
title_fullStr |
“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos |
title_sort |
“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhos |
author |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
author_facet |
Silva, Rodrigo Sychocki da Silva, Mayara Becker Oliveira da Pereira, João Carlos Tavares Blum, Leandro Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Mayara Becker Oliveira da Pereira, João Carlos Tavares Blum, Leandro Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da Silva, Mayara Becker Oliveira da Pereira, João Carlos Tavares Blum, Leandro Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentação Tecnologia digital Formação de professores Geometria analítica |
topic |
Experimentação Tecnologia digital Formação de professores Geometria analítica Experimentation Teacher training in mathematics Digital technologies Comfort zone Risk zone |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Experimentation Teacher training in mathematics Digital technologies Comfort zone Risk zone |
description |
O artigo apresenta e faz uma reflexão sobre um experimento de ensino ocorrido no primeiro semestre de 2017 em um curso de formação inicial de professores de matemática, numa universidade pública do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais a proposta relacionou matemática, história em quadrinhos e tecnologias digitais. A partir dos conceitos de zona de risco e zona de conforto encontrados e explorados na literatura, foi construída e aplicada uma proposta de ensino, de caráter experimental, numa disciplina de graduação. A título de inferência, os resultados e reflexões realizadas posteriores ao experimento contribuem na área de Educação Matemática, destacando-se os desafios inerentes do fazer docente, já presentes na formação inicial do professor de matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-04T02:26:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180055 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-6312 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068721 |
identifier_str_mv |
1517-6312 001068721 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 2 (2018), p. 485-497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180055/1/001068721.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180055/2/001068721.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d96bbb4b402b5af9d98c7ea2835af2a6 8676f0ff482369c70a568610dc2da2c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224946367594496 |