Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Eduardo Freire
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189078
Resumo: Este estudo busca discutir os sentidos do ensino médio no Brasil atual, na visão dos próprios estudantes, a partir da experiência e/ou memória (individual ou coletiva/escolar), das ocupações das escolas ocorridas no Brasil em 2016. Os relatos e reflexões desses estudantes são analisados à luz de teorias e estudos sobre os temas da educação escolar e das juventudes. O presente estudo também recorre a um breve histórico da educação escolar no Brasil, em seus diferentes períodos como forma de buscar as condições de origens da educação pública brasileira que posam apontar “pistas” das raízes dos problemas atuais da Educação no Brasil. Nesse sentido, este trabalho intenciona realizar uma reflexão das questões mais amplas do ensino médio em escola pública, partir de uma investigação local e restrita, junto ao pequeno universo de estudantes. Emprega uma pesquisa qualitativa, exploratória, junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS. Conclui pela necessidade de aproximação entre o ensino médio em escola pública e as expectativas e necessidades dos jovens e pela aprendizagem das políticas públicas educacionais com as formas de mobilização e participação praticadas nas ocupações escolares.
id UFRGS-2_9a0ad11b4c9e4fa389b364573085c57b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189078
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santana, Eduardo FreireCaregnato, Célia Elizabete2019-03-01T02:28:02Z2018http://hdl.handle.net/10183/189078001086064Este estudo busca discutir os sentidos do ensino médio no Brasil atual, na visão dos próprios estudantes, a partir da experiência e/ou memória (individual ou coletiva/escolar), das ocupações das escolas ocorridas no Brasil em 2016. Os relatos e reflexões desses estudantes são analisados à luz de teorias e estudos sobre os temas da educação escolar e das juventudes. O presente estudo também recorre a um breve histórico da educação escolar no Brasil, em seus diferentes períodos como forma de buscar as condições de origens da educação pública brasileira que posam apontar “pistas” das raízes dos problemas atuais da Educação no Brasil. Nesse sentido, este trabalho intenciona realizar uma reflexão das questões mais amplas do ensino médio em escola pública, partir de uma investigação local e restrita, junto ao pequeno universo de estudantes. Emprega uma pesquisa qualitativa, exploratória, junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS. Conclui pela necessidade de aproximação entre o ensino médio em escola pública e as expectativas e necessidades dos jovens e pela aprendizagem das políticas públicas educacionais com as formas de mobilização e participação praticadas nas ocupações escolares.application/pdfporEnsino médio : BrasilEscola pública : BrasilOcupaçãoPolíticas públicas de educaçãoEnsino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086064.pdf.txt001086064.pdf.txtExtracted Texttext/plain111707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189078/2/001086064.pdf.txt9fbdc4f554b3d79e23d178454d438373MD52ORIGINAL001086064.pdfTexto completoapplication/pdf708869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189078/1/001086064.pdfbdd4d9a8a0feef536d1ab333b9343730MD5110183/1890782022-08-06 04:44:59.851162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189078Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016
title Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016
spellingShingle Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016
Santana, Eduardo Freire
Ensino médio : Brasil
Escola pública : Brasil
Ocupação
Políticas públicas de educação
title_short Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016
title_full Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016
title_fullStr Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016
title_full_unstemmed Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016
title_sort Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016
author Santana, Eduardo Freire
author_facet Santana, Eduardo Freire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Eduardo Freire
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
contributor_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio : Brasil
Escola pública : Brasil
Ocupação
Políticas públicas de educação
topic Ensino médio : Brasil
Escola pública : Brasil
Ocupação
Políticas públicas de educação
description Este estudo busca discutir os sentidos do ensino médio no Brasil atual, na visão dos próprios estudantes, a partir da experiência e/ou memória (individual ou coletiva/escolar), das ocupações das escolas ocorridas no Brasil em 2016. Os relatos e reflexões desses estudantes são analisados à luz de teorias e estudos sobre os temas da educação escolar e das juventudes. O presente estudo também recorre a um breve histórico da educação escolar no Brasil, em seus diferentes períodos como forma de buscar as condições de origens da educação pública brasileira que posam apontar “pistas” das raízes dos problemas atuais da Educação no Brasil. Nesse sentido, este trabalho intenciona realizar uma reflexão das questões mais amplas do ensino médio em escola pública, partir de uma investigação local e restrita, junto ao pequeno universo de estudantes. Emprega uma pesquisa qualitativa, exploratória, junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS. Conclui pela necessidade de aproximação entre o ensino médio em escola pública e as expectativas e necessidades dos jovens e pela aprendizagem das políticas públicas educacionais com as formas de mobilização e participação praticadas nas ocupações escolares.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-01T02:28:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189078
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086064
url http://hdl.handle.net/10183/189078
identifier_str_mv 001086064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189078/2/001086064.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189078/1/001086064.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fbdc4f554b3d79e23d178454d438373
bdd4d9a8a0feef536d1ab333b9343730
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224567616700416