Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189078 |
Resumo: | Este estudo busca discutir os sentidos do ensino médio no Brasil atual, na visão dos próprios estudantes, a partir da experiência e/ou memória (individual ou coletiva/escolar), das ocupações das escolas ocorridas no Brasil em 2016. Os relatos e reflexões desses estudantes são analisados à luz de teorias e estudos sobre os temas da educação escolar e das juventudes. O presente estudo também recorre a um breve histórico da educação escolar no Brasil, em seus diferentes períodos como forma de buscar as condições de origens da educação pública brasileira que posam apontar “pistas” das raízes dos problemas atuais da Educação no Brasil. Nesse sentido, este trabalho intenciona realizar uma reflexão das questões mais amplas do ensino médio em escola pública, partir de uma investigação local e restrita, junto ao pequeno universo de estudantes. Emprega uma pesquisa qualitativa, exploratória, junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS. Conclui pela necessidade de aproximação entre o ensino médio em escola pública e as expectativas e necessidades dos jovens e pela aprendizagem das políticas públicas educacionais com as formas de mobilização e participação praticadas nas ocupações escolares. |
id |
UFRGS-2_9a0ad11b4c9e4fa389b364573085c57b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189078 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santana, Eduardo FreireCaregnato, Célia Elizabete2019-03-01T02:28:02Z2018http://hdl.handle.net/10183/189078001086064Este estudo busca discutir os sentidos do ensino médio no Brasil atual, na visão dos próprios estudantes, a partir da experiência e/ou memória (individual ou coletiva/escolar), das ocupações das escolas ocorridas no Brasil em 2016. Os relatos e reflexões desses estudantes são analisados à luz de teorias e estudos sobre os temas da educação escolar e das juventudes. O presente estudo também recorre a um breve histórico da educação escolar no Brasil, em seus diferentes períodos como forma de buscar as condições de origens da educação pública brasileira que posam apontar “pistas” das raízes dos problemas atuais da Educação no Brasil. Nesse sentido, este trabalho intenciona realizar uma reflexão das questões mais amplas do ensino médio em escola pública, partir de uma investigação local e restrita, junto ao pequeno universo de estudantes. Emprega uma pesquisa qualitativa, exploratória, junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS. Conclui pela necessidade de aproximação entre o ensino médio em escola pública e as expectativas e necessidades dos jovens e pela aprendizagem das políticas públicas educacionais com as formas de mobilização e participação praticadas nas ocupações escolares.application/pdfporEnsino médio : BrasilEscola pública : BrasilOcupaçãoPolíticas públicas de educaçãoEnsino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086064.pdf.txt001086064.pdf.txtExtracted Texttext/plain111707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189078/2/001086064.pdf.txt9fbdc4f554b3d79e23d178454d438373MD52ORIGINAL001086064.pdfTexto completoapplication/pdf708869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189078/1/001086064.pdfbdd4d9a8a0feef536d1ab333b9343730MD5110183/1890782022-08-06 04:44:59.851162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189078Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016 |
title |
Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016 |
spellingShingle |
Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016 Santana, Eduardo Freire Ensino médio : Brasil Escola pública : Brasil Ocupação Políticas públicas de educação |
title_short |
Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016 |
title_full |
Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016 |
title_fullStr |
Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016 |
title_full_unstemmed |
Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016 |
title_sort |
Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016 |
author |
Santana, Eduardo Freire |
author_facet |
Santana, Eduardo Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Eduardo Freire |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caregnato, Célia Elizabete |
contributor_str_mv |
Caregnato, Célia Elizabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio : Brasil Escola pública : Brasil Ocupação Políticas públicas de educação |
topic |
Ensino médio : Brasil Escola pública : Brasil Ocupação Políticas públicas de educação |
description |
Este estudo busca discutir os sentidos do ensino médio no Brasil atual, na visão dos próprios estudantes, a partir da experiência e/ou memória (individual ou coletiva/escolar), das ocupações das escolas ocorridas no Brasil em 2016. Os relatos e reflexões desses estudantes são analisados à luz de teorias e estudos sobre os temas da educação escolar e das juventudes. O presente estudo também recorre a um breve histórico da educação escolar no Brasil, em seus diferentes períodos como forma de buscar as condições de origens da educação pública brasileira que posam apontar “pistas” das raízes dos problemas atuais da Educação no Brasil. Nesse sentido, este trabalho intenciona realizar uma reflexão das questões mais amplas do ensino médio em escola pública, partir de uma investigação local e restrita, junto ao pequeno universo de estudantes. Emprega uma pesquisa qualitativa, exploratória, junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS. Conclui pela necessidade de aproximação entre o ensino médio em escola pública e as expectativas e necessidades dos jovens e pela aprendizagem das políticas públicas educacionais com as formas de mobilização e participação praticadas nas ocupações escolares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-01T02:28:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189078 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001086064 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189078 |
identifier_str_mv |
001086064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189078/2/001086064.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189078/1/001086064.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9fbdc4f554b3d79e23d178454d438373 bdd4d9a8a0feef536d1ab333b9343730 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224567616700416 |