Farmacêuticos na APS : trabalhando em rede : repensando estratégias de ampliação de acesso e redução de evasão em cursos a distância para farmacêuticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234192 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar se algumas características dos alunos de um curso a distância para farmacêuticos da APS determinam ou não sua conclusão. As análises foram realizadas por meio da criação de um banco de dados a partir da inscrição dos candidatos selecionados. Foi traçado um perfil por estatística descritiva e teste de qui-quadrado, sendo este utilizado para confirmar as associações entre os parâmetros avaliados e a situação do curso (“selecionado”, “não se matriculou”, “não concluiu” ou “concluiu”). Obteve-se o seguinte resultado: dos 626 selecionados, 313 concluíram o curso. Foram encontradas associações dos seguintes parâmetros com a situação do curso: “edição de participação”, “cidade”, “região brasileira”, “tempo de experiência”, “faculdade privada ou pública”, “pós-graduação” e “experiência em EaD”. As variáveis “gênero”, “geração de migrantes ou nativos digitais”, “atuação e carga horária de trabalho” e “tempo de formado em relação ao início do curso” não tiveram associação. Conclui-se que o financiamento é um fator importante para a participação de estudantes em capacitações de educação continuada. Também se conclui que a condução do curso em si é muito importante para diminuir os índices de evasão e melhorar o desempenho, de modo que é necessário pensar em estratégias que aprimorem os PPCs, atingindo os resultados esperados, melhorando a relação entre concluintes e inscritos, além de atingir estudantes que não estão em grandes centros e que precisam realizar educação continuada. |
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Silva, Cristiane ManoelaCastro, Mauro Silveira dePinto, Rodrigo Silveira2022-01-19T04:36:43Z2018http://hdl.handle.net/10183/234192001075880O objetivo deste estudo foi avaliar se algumas características dos alunos de um curso a distância para farmacêuticos da APS determinam ou não sua conclusão. As análises foram realizadas por meio da criação de um banco de dados a partir da inscrição dos candidatos selecionados. Foi traçado um perfil por estatística descritiva e teste de qui-quadrado, sendo este utilizado para confirmar as associações entre os parâmetros avaliados e a situação do curso (“selecionado”, “não se matriculou”, “não concluiu” ou “concluiu”). Obteve-se o seguinte resultado: dos 626 selecionados, 313 concluíram o curso. Foram encontradas associações dos seguintes parâmetros com a situação do curso: “edição de participação”, “cidade”, “região brasileira”, “tempo de experiência”, “faculdade privada ou pública”, “pós-graduação” e “experiência em EaD”. As variáveis “gênero”, “geração de migrantes ou nativos digitais”, “atuação e carga horária de trabalho” e “tempo de formado em relação ao início do curso” não tiveram associação. Conclui-se que o financiamento é um fator importante para a participação de estudantes em capacitações de educação continuada. Também se conclui que a condução do curso em si é muito importante para diminuir os índices de evasão e melhorar o desempenho, de modo que é necessário pensar em estratégias que aprimorem os PPCs, atingindo os resultados esperados, melhorando a relação entre concluintes e inscritos, além de atingir estudantes que não estão em grandes centros e que precisam realizar educação continuada.The objective of this study was to evaluate if certain characteristics of students in a distance course for public health pharmacists determine its conclusion or not. The analysis were performed through the creation of a database starting from the selected candidates’ subscription. A profile was drawn using descriptive statistics and chi-square test, which was used to confirm the association between the parameters evaluated and the course situation (“selected”, “not enrolled”, “not concluded” or “concluded”). The following results were obtained: of the 626 selected, 313 completed the course. The following parameters were found to be related with the course situation: “edition of participation”, “city”, “region of the country”, “work experience”, “private or public college”, “post-graduation” and “previous experience in Distance Learning”. The variables “gender”, “generation of migrants or digital natives”, “work site”, “working hours” and “graduating time from the beginning of the course” had no association with course conclusion. We have concluded that funding is a key factor for the students’ participation. We have also concluded that the course management in itself is very important to reduce evasion levels and improve performance, so it is necessary to think of strategies that improve the course’s pedagogical projects, achieving the expected results, improving the completion to enrollment ratio, in addition to reaching students who do not live large centers and who need to carry out continuing education.application/pdfporFarmáciaEducation, DistancePrimary Health CarePharmaceutical ServicesContinuingEducationFarmacêuticos na APS : trabalhando em rede : repensando estratégias de ampliação de acesso e redução de evasão em cursos a distância para farmacêuticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPorto Alegre, BR-RS2018Farmáciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001075880.pdf.txt001075880.pdf.txtExtracted Texttext/plain75660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234192/2/001075880.pdf.txt4af510dda4cd3084c281ed23697bfdc7MD52ORIGINAL001075880.pdfTexto completoapplication/pdf762599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234192/1/001075880.pdf5186c5bb400755c7776f670e0804bd54MD5110183/2341922022-02-22 04:57:08.725227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234192Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:57:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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