Educação a distância : curso de formação detutores e supervisorespara cursos técnicos de saúde no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Corte Real, Luciane Magalhães, Silocchi, Cassiane, Pires, Fabiana Schneider
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270488
Resumo: A Educação a distância é uma modalidade de ensino e aprendizagem que possibilita a formação de estudantes em espaços e tempos distintos. Introdução: Nessa perspectiva é apresentado o curso de formação de supervisores e tutores, realizado na modalidade a distância no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Brasil. O curso é composto por 10 módulos e cada módulo tem a duração de 30 dias. Os participantes da pesquisa realizam a parte teórica no Moodle e a parteprática num curso voltado a trabalhadores da saúde que ocorre em todo o território nacional. Objetivo: Analisar a percepção dos cursistas sobre as suas aprendizagens no curso de formação de supervisores e tutores na modalidade a distância. Método:É um estudo descritivo com abordagem qualitativa de análise temática. A coleta de dados foi realizada a partir do questionário COLLES (Constructivist Online Learning Environment Survey) online aplicado no quinto módulo, para orientar possíveis reconstruções das atividades até o final do curso. Foi utilizada a questão aberta para a análise deste artigo. Resultados: Obtivemos 4190 respostas no total de 4400 cursistas, destas 639 participantes responderam também a uma questão aberta que solicitava comentários a respeito do curso de formação. Na análise temática textual foram elencadas duas categorias: aprendizagem e educação permanente em saúde. Conclusão:Ocurso de formação possibilitou diversas aprendizagens dentre elas aprimorou a qualidade dos processos de mediação e feedbacks nos fóruns e nas atividades propostas. A aprendizagem na modalidade a distância apresenta-se muitas vezes como um desafio, porém gradualmente os tutores e supervisores avançaram na superação destes, seja pelo apoio das equipes do Curso, por um maior conhecimento da realidade que estão inseridos e das necessidades dos estudantes, pela análise dos resultados das propostas em ação ou mesmo por essa conjunção de fatores.
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Método:É um estudo descritivo com abordagem qualitativa de análise temática. A coleta de dados foi realizada a partir do questionário COLLES (Constructivist Online Learning Environment Survey) online aplicado no quinto módulo, para orientar possíveis reconstruções das atividades até o final do curso. Foi utilizada a questão aberta para a análise deste artigo. Resultados: Obtivemos 4190 respostas no total de 4400 cursistas, destas 639 participantes responderam também a uma questão aberta que solicitava comentários a respeito do curso de formação. Na análise temática textual foram elencadas duas categorias: aprendizagem e educação permanente em saúde. Conclusão:Ocurso de formação possibilitou diversas aprendizagens dentre elas aprimorou a qualidade dos processos de mediação e feedbacks nos fóruns e nas atividades propostas. A aprendizagem na modalidade a distância apresenta-se muitas vezes como um desafio, porém gradualmente os tutores e supervisores avançaram na superação destes, seja pelo apoio das equipes do Curso, por um maior conhecimento da realidade que estão inseridos e das necessidades dos estudantes, pela análise dos resultados das propostas em ação ou mesmo por essa conjunção de fatores.Distance education is a teaching and learning modality that enables the training of students in different spaces and times. Introduction: In this perspective, the training course for supervisors and tutors is presented, carried out in the distance mode in the virtual learning environment Moodle, at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The course has the duration of 10 modules, each module lasting 30 days. The research participants carry out the theoretical part in Moodle and the practical part in a course aimed at health workers which takes place throughout the national territory. Objective: To analyze the perception of course participants about their learning in the training course for supervisors and tutors in the distance modality. Method:It is a descriptive study with a qualitative approach of thematic analysis. Data collection was carried out from the online COLLES questionnaire (Constructivist Online Learning Environment Survey) applied in the fifth module, to guide possible reconstructions of activities until the end of the course. Results:A total of 4190 responses were obtained from 4400 participants, of which 639 participants also responded to an open question that requested comments about the training course. In the thematic textualanalysis, two categories were listed: learning and continuing education in health.Conclusion: The training course enabled several learning opportunities, among which it improved the quality of mediation and feedback processes in the forums and proposed activities. Distance learning often presents itself as a challenge, but gradually tutors and supervisors have made progress in overcoming these challenges, whether through the support of the Course teams, through greater knowledge of the reality in which they are inserted and the needs of the students, through the analysis of the results of the proposals in action or even through this combination of factors.application/pdfporNew Trends in Qualitative Research. Aveiro: Ludomedia, 2020-. Vol. 17 (2023), p. 1-11ProfessorEducação a distânciaEnsino e aprendizagemDistance EducationContinuing EducationPrimary Health CareMentorsStudentsEducação a distância : curso de formação detutores e supervisorespara cursos técnicos de saúde no BrasilDistance education : training course for tutors and supervisors for technical courses in health in brazilEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193156.pdf.txt001193156.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270488/2/001193156.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001193156.pdfTexto completoapplication/pdf2318217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270488/1/001193156.pdf7c8e3784b9ee5b2807ddbb0c258e7ee7MD5110183/2704882024-03-06 04:53:36.423079oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270488Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-06T07:53:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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