Farmacêuticos na APS : trabalhando em rede : repensando estratégias de ampliação de acesso e redução de evasão em cursos a distância para farmacêuticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiane Manoela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234192
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar se algumas características dos alunos de um curso a distância para farmacêuticos da APS determinam ou não sua conclusão. As análises foram realizadas por meio da criação de um banco de dados a partir da inscrição dos candidatos selecionados. Foi traçado um perfil por estatística descritiva e teste de qui-quadrado, sendo este utilizado para confirmar as associações entre os parâmetros avaliados e a situação do curso (“selecionado”, “não se matriculou”, “não concluiu” ou “concluiu”). Obteve-se o seguinte resultado: dos 626 selecionados, 313 concluíram o curso. Foram encontradas associações dos seguintes parâmetros com a situação do curso: “edição de participação”, “cidade”, “região brasileira”, “tempo de experiência”, “faculdade privada ou pública”, “pós-graduação” e “experiência em EaD”. As variáveis “gênero”, “geração de migrantes ou nativos digitais”, “atuação e carga horária de trabalho” e “tempo de formado em relação ao início do curso” não tiveram associação. Conclui-se que o financiamento é um fator importante para a participação de estudantes em capacitações de educação continuada. Também se conclui que a condução do curso em si é muito importante para diminuir os índices de evasão e melhorar o desempenho, de modo que é necessário pensar em estratégias que aprimorem os PPCs, atingindo os resultados esperados, melhorando a relação entre concluintes e inscritos, além de atingir estudantes que não estão em grandes centros e que precisam realizar educação continuada.
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