Publicidade nas pistas: uma histórica relação entre o Marketing e a Formula 1
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229868 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo sobre a relação entre a Formula 1 e o marketing. O objetivo principal do estudo é compreender como se deu a evolução dessa relação, através da história do patrocínio do esporte. São apresentados conceitos acerca do marketing, marketing esportivo e patrocínio. A coleta de dados se deu através de um levantamento bibliográfico extenso, composto principalmente por matérias jornalísticas no meio digital. O estudo apresenta a gênese do patrocínio na categoria até dados mais atuais sobre o mercado e sua formatação atual. A presente pesquisa ainda contempla uma análise de dois cases marcantes para o esporte. De forma geral, a pesquisa buscou apresentar um panorama geral das possibilidades que a Formula 1 oferece ao marketing esportivo e do seu valor como mídia. |
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Albuquerque, Airam Gibson Almeida Lins deKowarick, Adriana Coelho Borges2021-09-16T04:22:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/229868001131423O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo sobre a relação entre a Formula 1 e o marketing. O objetivo principal do estudo é compreender como se deu a evolução dessa relação, através da história do patrocínio do esporte. São apresentados conceitos acerca do marketing, marketing esportivo e patrocínio. A coleta de dados se deu através de um levantamento bibliográfico extenso, composto principalmente por matérias jornalísticas no meio digital. O estudo apresenta a gênese do patrocínio na categoria até dados mais atuais sobre o mercado e sua formatação atual. A presente pesquisa ainda contempla uma análise de dois cases marcantes para o esporte. De forma geral, a pesquisa buscou apresentar um panorama geral das possibilidades que a Formula 1 oferece ao marketing esportivo e do seu valor como mídia.This present work is a descriptive study about the relationship between Formula 1 and marketing. The main objective of the study is to understand how this relationship evolved, through the history of the sports’ sponsorship. Concepts about marketing, sports marketing and sponsorship will be presented. The data collection took place through an extensive bibliographic survey, composed mainly of journalistic articles in the digital media. The study presents the genesis of sponsorship in the category to more current data about the market and its current format. The present research also contemplates an analysis of two outstanding cases for the sport. In general, the research seeks to present an overview of the possibilities that Formula 1 offers to sports marketing and its value as a media.application/pdfporMarketing esportivoSports marketingIntegrated marketing communicationsFormula 1Auto racingPublicidade nas pistas: uma histórica relação entre o Marketing e a Formula 1info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131423.pdf.txt001131423.pdf.txtExtracted Texttext/plain127871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229868/2/001131423.pdf.txt85f739eba652e50713706d4ef3948ef6MD52ORIGINAL001131423.pdfTexto completoapplication/pdf1650810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229868/1/001131423.pdf88f423e3c121bd80aec5b8c17f011e29MD5110183/2298682021-09-19 04:32:37.769471oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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