Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Aline Henriques
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de, Bandeira, Denise Ruschel, Andrade, Nara Côrtes, Abreu, Neander, Sperb, Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149227
Resumo: O Emotion Regulation Checklist (ERC) é um instrumento de heterorrelato que se propõe avaliar o nível de regulação emocional de crianças por meio de duas subescalas, a saber, Regulação Emocional (RE) e Labilidade/Negatividade Emocional (L/N). A RE estima a expressão das emoções, empatia e autoconsciência emocional e a L/N avalia falta de fl exibilidade, desregulação de raiva e labilidade do humor. Objetivou-se traduzir, adaptar e investigar evidências de validade da versão brasileira do ERC. Conduziram-se dois estudos: Estudo I: Tradução e Adaptação do ERC para a cultura brasileira; Estudo II: Investigação de evidências de validade do ERC. Participaram da pesquisa 561 informantes (pais e professoras) de crianças com idades de 3 a 12 anos. Os pressupostos para análise fatorial exploratória foram adequados e a solução bifatorial (RE e L/N) foi a indicada explicando 57% da variância (L/N α = 0,77 e RE α = 0,73). A subescala L/N apresentou correlações positivas com medidas de comportamentos problemáticos e a subescala RE apresentou correlações positivas com medidas de habilidades sociais. Os resultados suportaram primeiras evidências de validade do ERC para a cultura brasileira.
id UFRGS-2_9a951446e1a60ac877cff4a5d455e696
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149227
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reis, Aline HenriquesOliveira, Sérgio Eduardo Silva deBandeira, Denise RuschelAndrade, Nara CôrtesAbreu, NeanderSperb, Tania Mara2016-10-26T02:19:27Z20161413-389Xhttp://hdl.handle.net/10183/149227001005127O Emotion Regulation Checklist (ERC) é um instrumento de heterorrelato que se propõe avaliar o nível de regulação emocional de crianças por meio de duas subescalas, a saber, Regulação Emocional (RE) e Labilidade/Negatividade Emocional (L/N). A RE estima a expressão das emoções, empatia e autoconsciência emocional e a L/N avalia falta de fl exibilidade, desregulação de raiva e labilidade do humor. Objetivou-se traduzir, adaptar e investigar evidências de validade da versão brasileira do ERC. Conduziram-se dois estudos: Estudo I: Tradução e Adaptação do ERC para a cultura brasileira; Estudo II: Investigação de evidências de validade do ERC. Participaram da pesquisa 561 informantes (pais e professoras) de crianças com idades de 3 a 12 anos. Os pressupostos para análise fatorial exploratória foram adequados e a solução bifatorial (RE e L/N) foi a indicada explicando 57% da variância (L/N α = 0,77 e RE α = 0,73). A subescala L/N apresentou correlações positivas com medidas de comportamentos problemáticos e a subescala RE apresentou correlações positivas com medidas de habilidades sociais. Os resultados suportaram primeiras evidências de validade do ERC para a cultura brasileira.The Emotion Regulation Checklist (ERC) is an instrument for the hetero-evaluation of the level of emotion regulation of children by means of two scales, Emotion Regulation (ER) and Emotional Lability/Negativity (L/N). ER assesses the expression of emotions, empathy, and emotional self-awareness, while L/N assesses the lack of fl exibility, anger dysregulation, and mood lability. The aim of this study is to perform the translation and cross-cultural adaptation of the ERC and investigate evidence of the validity of its Brazilian version. Two studies are conducted: Study I – Translation and cross-cultural adaptation of ERC for use in Brazil; and Study II – Investigation of evidence of the validity of the ERC. The sample includes 561 informants (parents and teachers) on children aged 3-12 years old. The exploratory factor analysis (EFA) assumptions are adequate, and the two-factor solution (ER and L/N) is shown to be the most adequate, explaining 57% of the variance (L/N α = .77 and ER α = .73). Subscale L/N is positively correlated with measurements of behavioral problems, while subscale ER is positively correlated with measurements of social skills. The present study provides the fi rst evidence of the validity of the ERC for use in the Brazilian context.El Emotion Regulation Checklist (ERC) es un instrumento de heterorrelato que propone evaluar el nivel de regulación emocional por medio de dos sub-escalas, Regulación Emocional (RE) y Labilidad/ Negatividad (LN). La RE mide la expresión de las emociones, empatía y autoconsciencia emocional y la L/N evalúa la ausencia de fl exibilidad, desregulación de rabia y labilidad del humor. Se tuvo como objetivo traducir, adaptar e investigar evidencias de validad de la versión brasileña del ERC. Fueron realizados dos estudios: Estudio I: Traducción y Adaptación del ERC para la cultura brasileña; Estudio II: Investigación de evidencias de validad del ERC. Participaron en esta investigación 561 informantes (padres y profesores) de niños con edad de 3 a 12 años. Los presupuestos para el análisis factorial exploratorio fueron adecuados y la solución bifactorial (RE y L/N) fue la indicada explicando el 57% de la varianza (L/N α = .77 y RE α = .73). La sub-escala L/N presentó correlaciones positivas con medidas de comportamientos problemáticos y la sub-escala RE presentó correlaciones positivas con medidas de habilidades sociales. Los resultados dan soporte a las primeras evidencias de validad del ERC para la cultura brasileña.application/pdfporTemas em psicologia. São Paulo. Vol. 24, n. 1 ( mar. 2016), p. 77-96.Validade dos testesTestes psicológicosRegulação emocionalCriançaTraduçãoBrasilAdaptationEmotion regulation checklistValidationAdaptaciónEmotion regulation checklistValidaciónEmotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileiraEmotion Regulation Checklist (ERC) : preliminary studies of cross-cultural adaptation and validation for use in BrazilEmotion Regulation Checklist (ERC) : estudios preliminares de adaptación y validación de cultura de Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005127.pdf001005127.pdfTexto completoapplication/pdf686461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/1/001005127.pdfb136d290b7d0bbb65b4fc918845c2e82MD51TEXT001005127.pdf.txt001005127.pdf.txtExtracted Texttext/plain71302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/2/001005127.pdf.txt72feb9e7be3fbb21a8b10976e11a1228MD52THUMBNAIL001005127.pdf.jpg001005127.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/3/001005127.pdf.jpgbdb84b417d583ab8874b635fbab927bfMD5310183/1492272018-10-29 09:16:13.539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149227Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Emotion Regulation Checklist (ERC) : preliminary studies of cross-cultural adaptation and validation for use in Brazil
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudios preliminares de adaptación y validación de cultura de Brasil
title Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira
spellingShingle Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira
Reis, Aline Henriques
Validade dos testes
Testes psicológicos
Regulação emocional
Criança
Tradução
Brasil
Adaptation
Emotion regulation checklist
Validation
Adaptación
Emotion regulation checklist
Validación
title_short Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira
title_full Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira
title_fullStr Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira
title_full_unstemmed Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira
title_sort Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira
author Reis, Aline Henriques
author_facet Reis, Aline Henriques
Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de
Bandeira, Denise Ruschel
Andrade, Nara Côrtes
Abreu, Neander
Sperb, Tania Mara
author_role author
author2 Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de
Bandeira, Denise Ruschel
Andrade, Nara Côrtes
Abreu, Neander
Sperb, Tania Mara
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Aline Henriques
Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de
Bandeira, Denise Ruschel
Andrade, Nara Côrtes
Abreu, Neander
Sperb, Tania Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Validade dos testes
Testes psicológicos
Regulação emocional
Criança
Tradução
Brasil
topic Validade dos testes
Testes psicológicos
Regulação emocional
Criança
Tradução
Brasil
Adaptation
Emotion regulation checklist
Validation
Adaptación
Emotion regulation checklist
Validación
dc.subject.eng.fl_str_mv Adaptation
Emotion regulation checklist
Validation
dc.subject.spa.fl_str_mv Adaptación
Emotion regulation checklist
Validación
description O Emotion Regulation Checklist (ERC) é um instrumento de heterorrelato que se propõe avaliar o nível de regulação emocional de crianças por meio de duas subescalas, a saber, Regulação Emocional (RE) e Labilidade/Negatividade Emocional (L/N). A RE estima a expressão das emoções, empatia e autoconsciência emocional e a L/N avalia falta de fl exibilidade, desregulação de raiva e labilidade do humor. Objetivou-se traduzir, adaptar e investigar evidências de validade da versão brasileira do ERC. Conduziram-se dois estudos: Estudo I: Tradução e Adaptação do ERC para a cultura brasileira; Estudo II: Investigação de evidências de validade do ERC. Participaram da pesquisa 561 informantes (pais e professoras) de crianças com idades de 3 a 12 anos. Os pressupostos para análise fatorial exploratória foram adequados e a solução bifatorial (RE e L/N) foi a indicada explicando 57% da variância (L/N α = 0,77 e RE α = 0,73). A subescala L/N apresentou correlações positivas com medidas de comportamentos problemáticos e a subescala RE apresentou correlações positivas com medidas de habilidades sociais. Os resultados suportaram primeiras evidências de validade do ERC para a cultura brasileira.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-26T02:19:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149227
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-389X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005127
identifier_str_mv 1413-389X
001005127
url http://hdl.handle.net/10183/149227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Temas em psicologia. São Paulo. Vol. 24, n. 1 ( mar. 2016), p. 77-96.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/1/001005127.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/2/001005127.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/3/001005127.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b136d290b7d0bbb65b4fc918845c2e82
72feb9e7be3fbb21a8b10976e11a1228
bdb84b417d583ab8874b635fbab927bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224909676871680