Portfólios digitais para avaliação em dança : possibilidades de uso da tecnologia na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Gabriella Clavijo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200588
Resumo: O estudo visa proporcionar a sistematização de recursos tecnológicos para aplicação como instrumento de avaliação na área de artes/dança, conhecer a forma com que os professores de arte/dança utiliza a tecnologia em sala de aula nos momentos avaliativos e como poderiam utilizá-la na construção dos portfólios digitais/eletrônicos. O trabalho originou-se como uma continuidade dos estudos da graduação que teve como temática, portfólios avaliativos para artes/dança, porém desta vez centrado na necessidade de conhecer como é utilizada a tecnologia durante os processos de avaliação nas aulas de arte/dança e pensar que instrumentos seriam possíveis de visualizar o crescimento artístico de cada estudante de forma criativa, interessante e atual na construção de portfólios de avaliação com uso de tecnologias. Como pauta de estudo optou-se por analisar as indicações das formas de avaliação para artes, bem como o uso da tecnologia conforme LDB, PCN e referencial curricular do RS. Com o levantamento de dados da análise documental em mãos, decidiu-se por realizar um mapeamento da literatura sobre a incidência das indicações dos documentos oficiais para uso da tecnologia e avaliação, o nível de ensino da pesquisa, a utilização dos portfólios para avaliação e o uso da tecnologia para avaliação, bem como a inclusão destes itens na área de conhecimento de arte/dança.Esses resultados foram agrupados em tabelas e gráficos, analisados e problematizados a partir de alguns teóricos. Foi possível perceber que há esforço para a utilização de tecnologias durante os processos avaliativos, mas ainda há entraves como a formação de professores e a falta de recursos nas escolas. Com a velocidade com que as tecnologias evoluem, instiga-se a utilização de formas de composição dos portfólios com acesso e postagem mais rápidas e acessíveis em busca de uma educação voltada para o agora capaz de abarcar a maior quantidade de formas de expressão possíveis trazendo equidade a este processo.
id UFRGS-2_9a9d36e67afbac186a582e0c5164b969
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200588
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Magalhães, Gabriella Clavijo deCampos, Aline de2019-10-12T03:53:15Z2019http://hdl.handle.net/10183/200588001103056O estudo visa proporcionar a sistematização de recursos tecnológicos para aplicação como instrumento de avaliação na área de artes/dança, conhecer a forma com que os professores de arte/dança utiliza a tecnologia em sala de aula nos momentos avaliativos e como poderiam utilizá-la na construção dos portfólios digitais/eletrônicos. O trabalho originou-se como uma continuidade dos estudos da graduação que teve como temática, portfólios avaliativos para artes/dança, porém desta vez centrado na necessidade de conhecer como é utilizada a tecnologia durante os processos de avaliação nas aulas de arte/dança e pensar que instrumentos seriam possíveis de visualizar o crescimento artístico de cada estudante de forma criativa, interessante e atual na construção de portfólios de avaliação com uso de tecnologias. Como pauta de estudo optou-se por analisar as indicações das formas de avaliação para artes, bem como o uso da tecnologia conforme LDB, PCN e referencial curricular do RS. Com o levantamento de dados da análise documental em mãos, decidiu-se por realizar um mapeamento da literatura sobre a incidência das indicações dos documentos oficiais para uso da tecnologia e avaliação, o nível de ensino da pesquisa, a utilização dos portfólios para avaliação e o uso da tecnologia para avaliação, bem como a inclusão destes itens na área de conhecimento de arte/dança.Esses resultados foram agrupados em tabelas e gráficos, analisados e problematizados a partir de alguns teóricos. Foi possível perceber que há esforço para a utilização de tecnologias durante os processos avaliativos, mas ainda há entraves como a formação de professores e a falta de recursos nas escolas. Com a velocidade com que as tecnologias evoluem, instiga-se a utilização de formas de composição dos portfólios com acesso e postagem mais rápidas e acessíveis em busca de uma educação voltada para o agora capaz de abarcar a maior quantidade de formas de expressão possíveis trazendo equidade a este processo.The study aims to provide the systematization of technological resources for application as an evaluation instrument in the area of arts / dance. To know how art / dance teachers use technology in the classroom at the evaluation moments and how they could use it in the construction of digital / electronic portfolios. The work originated as a continuation of undergraduate studies in evaluation portfolios for arts / dance. This time for the need to know how technology is used during the evaluation processes in art / dance classes and to think what instruments would be possible to visualize the artistic growth of each student in a creative, interesting and current way in the construction of evaluation portfolios with use of technologies. As a study guide, we opted to analyze the indications of the forms of assessment for arts, as well as the use of technology according to LDB, PCN and Rio Grande do Sul curricular referential. With the data collection of the documentary analysis in hand, it was decided to carry out a mapping of the literature on the incidence of indications of official documents for use of technology and evaluation, the level of teaching of the research, the use of portfolios for evaluation and the use of technology for evaluation, as well as the inclusion of these items in the area of art / dance knowledge. These results were grouped into tables and graphs, analyzed and problematized from some theorists. It was possible to perceive that there is an effort to use technologies during evaluation processes, but there are still obstacles such as teacher training and lack of resources in schools. With the speed with which technologies evolve, the use of forms of composition of portfolios with faster and more accessible access and postage is instigated in search of an education oriented towards the now capable of embracing the greatest amount of possible forms of expression bringing equity to this process.application/pdfporPortfólioAvaliaçãoDançaPortfoliosElectronicsDigitalEvaluationDancePortfólios digitais para avaliação em dança : possibilidades de uso da tecnologia na escolaGeogebra : proposals of classes for the teaching of Mathematical Functionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103056.pdf.txt001103056.pdf.txtExtracted Texttext/plain79663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200588/2/001103056.pdf.txtd0befeeff75a66683d8abd7bd77a698eMD52ORIGINAL001103056.pdfTexto completoapplication/pdf543414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200588/1/001103056.pdf70db40d461a61a31315040a5a082f287MD5110183/2005882019-10-13 03:50:24.985381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200588Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Portfólios digitais para avaliação em dança : possibilidades de uso da tecnologia na escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geogebra : proposals of classes for the teaching of Mathematical Functions
title Portfólios digitais para avaliação em dança : possibilidades de uso da tecnologia na escola
spellingShingle Portfólios digitais para avaliação em dança : possibilidades de uso da tecnologia na escola
Magalhães, Gabriella Clavijo de
Portfólio
Avaliação
Dança
Portfolios
Electronics
Digital
Evaluation
Dance
title_short Portfólios digitais para avaliação em dança : possibilidades de uso da tecnologia na escola
title_full Portfólios digitais para avaliação em dança : possibilidades de uso da tecnologia na escola
title_fullStr Portfólios digitais para avaliação em dança : possibilidades de uso da tecnologia na escola
title_full_unstemmed Portfólios digitais para avaliação em dança : possibilidades de uso da tecnologia na escola
title_sort Portfólios digitais para avaliação em dança : possibilidades de uso da tecnologia na escola
author Magalhães, Gabriella Clavijo de
author_facet Magalhães, Gabriella Clavijo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Gabriella Clavijo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Aline de
contributor_str_mv Campos, Aline de
dc.subject.por.fl_str_mv Portfólio
Avaliação
Dança
topic Portfólio
Avaliação
Dança
Portfolios
Electronics
Digital
Evaluation
Dance
dc.subject.eng.fl_str_mv Portfolios
Electronics
Digital
Evaluation
Dance
description O estudo visa proporcionar a sistematização de recursos tecnológicos para aplicação como instrumento de avaliação na área de artes/dança, conhecer a forma com que os professores de arte/dança utiliza a tecnologia em sala de aula nos momentos avaliativos e como poderiam utilizá-la na construção dos portfólios digitais/eletrônicos. O trabalho originou-se como uma continuidade dos estudos da graduação que teve como temática, portfólios avaliativos para artes/dança, porém desta vez centrado na necessidade de conhecer como é utilizada a tecnologia durante os processos de avaliação nas aulas de arte/dança e pensar que instrumentos seriam possíveis de visualizar o crescimento artístico de cada estudante de forma criativa, interessante e atual na construção de portfólios de avaliação com uso de tecnologias. Como pauta de estudo optou-se por analisar as indicações das formas de avaliação para artes, bem como o uso da tecnologia conforme LDB, PCN e referencial curricular do RS. Com o levantamento de dados da análise documental em mãos, decidiu-se por realizar um mapeamento da literatura sobre a incidência das indicações dos documentos oficiais para uso da tecnologia e avaliação, o nível de ensino da pesquisa, a utilização dos portfólios para avaliação e o uso da tecnologia para avaliação, bem como a inclusão destes itens na área de conhecimento de arte/dança.Esses resultados foram agrupados em tabelas e gráficos, analisados e problematizados a partir de alguns teóricos. Foi possível perceber que há esforço para a utilização de tecnologias durante os processos avaliativos, mas ainda há entraves como a formação de professores e a falta de recursos nas escolas. Com a velocidade com que as tecnologias evoluem, instiga-se a utilização de formas de composição dos portfólios com acesso e postagem mais rápidas e acessíveis em busca de uma educação voltada para o agora capaz de abarcar a maior quantidade de formas de expressão possíveis trazendo equidade a este processo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:53:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200588
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103056
url http://hdl.handle.net/10183/200588
identifier_str_mv 001103056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200588/2/001103056.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200588/1/001103056.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d0befeeff75a66683d8abd7bd77a698e
70db40d461a61a31315040a5a082f287
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224585074442240