Arte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como material
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187879 |
Resumo: | O presente trabalho relata o processo de construção de uma obra de arte computacional interativa que tem a luz como fonte principal de sua constituição estética. Trata-se de uma malha de LEDs que acendem quando o espectador caminha sob eles. Seus principais componentes são o Microsoft Kinect, responsável por detectar a presença do espectador, uma placa Arduino, que controla a malha de LEDs, e um computador com o software Processing instalado, responsável por orquestrar o funcionamento dos dispositivos. A proposta é um convite para que o fruidor saia de um lugar de contemplação e se descubra como co-autor, explorando novas maneiras de experimentar a obra. Do ponto de vista teórico, a pesquisa engloba questões como interatividade, arte computacional, a relação da obra com o corpo do espectador e a utilização da luz como material. Além disso, apresenta artistas referenciais como Jim Campbell, Takahito Matsuo, entre outros. |
id |
UFRGS-2_9b459f23fae7dde4d171f3b6692c9aa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187879 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Daniela FeitosaSemeler, Alberto Marinho Ribas2019-01-18T02:31:29Z2018http://hdl.handle.net/10183/187879001083744O presente trabalho relata o processo de construção de uma obra de arte computacional interativa que tem a luz como fonte principal de sua constituição estética. Trata-se de uma malha de LEDs que acendem quando o espectador caminha sob eles. Seus principais componentes são o Microsoft Kinect, responsável por detectar a presença do espectador, uma placa Arduino, que controla a malha de LEDs, e um computador com o software Processing instalado, responsável por orquestrar o funcionamento dos dispositivos. A proposta é um convite para que o fruidor saia de um lugar de contemplação e se descubra como co-autor, explorando novas maneiras de experimentar a obra. Do ponto de vista teórico, a pesquisa engloba questões como interatividade, arte computacional, a relação da obra com o corpo do espectador e a utilização da luz como material. Além disso, apresenta artistas referenciais como Jim Campbell, Takahito Matsuo, entre outros.This project reports the building process of an interactive computer work of art which uses light as its main source of aesthetical constitution. It is based on a grid of LEDs which light up as the spectator walks below them. Its main components are the Microsoft Kinect, which detects the presence of the spectator, an Arduino board, which controls the LEDs grid, and a computer with Processing software installed, which orchestrates the devices functioning. The concept is an invitation for the user to quit their position of contemplation and identify themselves as a co-author, exploring new ways of experiencing the piece. From a theoretical point of view, this research comprehends topics such as interactivity, computer art, the link between piece and spectator’s body and the application of light as material. Besides, it presents reference artists like Jim Campbell, Takahito Matsuo, among others.application/pdfporArte e tecnologiaArte interativaLuzArt and TechnologyLightComputer artInteractive artArte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como materialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018Artes Visuais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083744.pdf.txt001083744.pdf.txtExtracted Texttext/plain86327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187879/2/001083744.pdf.txt649c52f921779d0d80e1efc722407b4dMD52ORIGINAL001083744.pdfTexto completoapplication/pdf6724195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187879/1/001083744.pdfe3e3e9d08f46407a9b3f5ff97c0e0391MD5110183/1878792019-01-19 02:33:38.523501oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187879Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-01-19T04:33:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como material |
title |
Arte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como material |
spellingShingle |
Arte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como material Araújo, Daniela Feitosa Arte e tecnologia Arte interativa Luz Art and Technology Light Computer art Interactive art |
title_short |
Arte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como material |
title_full |
Arte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como material |
title_fullStr |
Arte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como material |
title_full_unstemmed |
Arte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como material |
title_sort |
Arte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como material |
author |
Araújo, Daniela Feitosa |
author_facet |
Araújo, Daniela Feitosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Daniela Feitosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Semeler, Alberto Marinho Ribas |
contributor_str_mv |
Semeler, Alberto Marinho Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte e tecnologia Arte interativa Luz |
topic |
Arte e tecnologia Arte interativa Luz Art and Technology Light Computer art Interactive art |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art and Technology Light Computer art Interactive art |
description |
O presente trabalho relata o processo de construção de uma obra de arte computacional interativa que tem a luz como fonte principal de sua constituição estética. Trata-se de uma malha de LEDs que acendem quando o espectador caminha sob eles. Seus principais componentes são o Microsoft Kinect, responsável por detectar a presença do espectador, uma placa Arduino, que controla a malha de LEDs, e um computador com o software Processing instalado, responsável por orquestrar o funcionamento dos dispositivos. A proposta é um convite para que o fruidor saia de um lugar de contemplação e se descubra como co-autor, explorando novas maneiras de experimentar a obra. Do ponto de vista teórico, a pesquisa engloba questões como interatividade, arte computacional, a relação da obra com o corpo do espectador e a utilização da luz como material. Além disso, apresenta artistas referenciais como Jim Campbell, Takahito Matsuo, entre outros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-18T02:31:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187879 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001083744 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187879 |
identifier_str_mv |
001083744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187879/2/001083744.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187879/1/001083744.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
649c52f921779d0d80e1efc722407b4d e3e3e9d08f46407a9b3f5ff97c0e0391 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724656637968384 |