Arte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como material

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Daniela Feitosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187879
Resumo: O presente trabalho relata o processo de construção de uma obra de arte computacional interativa que tem a luz como fonte principal de sua constituição estética. Trata-se de uma malha de LEDs que acendem quando o espectador caminha sob eles. Seus principais componentes são o Microsoft Kinect, responsável por detectar a presença do espectador, uma placa Arduino, que controla a malha de LEDs, e um computador com o software Processing instalado, responsável por orquestrar o funcionamento dos dispositivos. A proposta é um convite para que o fruidor saia de um lugar de contemplação e se descubra como co-autor, explorando novas maneiras de experimentar a obra. Do ponto de vista teórico, a pesquisa engloba questões como interatividade, arte computacional, a relação da obra com o corpo do espectador e a utilização da luz como material. Além disso, apresenta artistas referenciais como Jim Campbell, Takahito Matsuo, entre outros.
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