GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marschall, Janini
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134110
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da simetria e das simetrias de reflexão e de rotação no Ensino Fundamental, por meio de uma proposta pedagógica participativa e ativa no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esta proposta consiste na elaboração de uma sequência didática com atividades que exploram e utilizam as ferramentas do software GeoGebra visando auxiliar na aprendizagem e visualização destes conteúdos. As atividades foram aplicadas no laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual com uma turma de sétimo ano amparada na Teoria da Negociação de Significados, cujo objetivo foi estudar os diálogos e as falas dos alunos, na interação aluno-aluno e aluno-professor para a condução e realização das tarefas propostas em aula. Em relação à experiência, podemos afirmar que o uso do software GeoGebra possibilitou auxiliar no ensino de simetria e, também, que o diálogo com os alunos contribuíram para as aprendizagens dos conteúdos abordados na sequência de atividades.
id UFRGS-2_9c71713349c37eefc4e430a6b4bed6f2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134110
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marschall, JaniniFioreze, Leandra Anversa2016-03-24T02:06:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/134110000984090O presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da simetria e das simetrias de reflexão e de rotação no Ensino Fundamental, por meio de uma proposta pedagógica participativa e ativa no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esta proposta consiste na elaboração de uma sequência didática com atividades que exploram e utilizam as ferramentas do software GeoGebra visando auxiliar na aprendizagem e visualização destes conteúdos. As atividades foram aplicadas no laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual com uma turma de sétimo ano amparada na Teoria da Negociação de Significados, cujo objetivo foi estudar os diálogos e as falas dos alunos, na interação aluno-aluno e aluno-professor para a condução e realização das tarefas propostas em aula. Em relação à experiência, podemos afirmar que o uso do software GeoGebra possibilitou auxiliar no ensino de simetria e, também, que o diálogo com os alunos contribuíram para as aprendizagens dos conteúdos abordados na sequência de atividades.application/pdfporEducação MatemáticaGeoGebra : SoftwareGeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984090.pdf000984090.pdfTexto completoapplication/pdf579824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/1/000984090.pdfd7658093db9bb840093f5596b333881aMD51TEXT000984090.pdf.txt000984090.pdf.txtExtracted Texttext/plain51200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/2/000984090.pdf.txt833f95855844333692bd1613f6505366MD52THUMBNAIL000984090.pdf.jpg000984090.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/3/000984090.pdf.jpg8a0472ecf56a272d0205686e5e6c9acaMD5310183/1341102018-10-29 08:05:03.357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados
title GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados
spellingShingle GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados
Marschall, Janini
Educação Matemática
GeoGebra : Software
title_short GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados
title_full GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados
title_fullStr GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados
title_full_unstemmed GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados
title_sort GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados
author Marschall, Janini
author_facet Marschall, Janini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marschall, Janini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
contributor_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
GeoGebra : Software
topic Educação Matemática
GeoGebra : Software
description O presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da simetria e das simetrias de reflexão e de rotação no Ensino Fundamental, por meio de uma proposta pedagógica participativa e ativa no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esta proposta consiste na elaboração de uma sequência didática com atividades que exploram e utilizam as ferramentas do software GeoGebra visando auxiliar na aprendizagem e visualização destes conteúdos. As atividades foram aplicadas no laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual com uma turma de sétimo ano amparada na Teoria da Negociação de Significados, cujo objetivo foi estudar os diálogos e as falas dos alunos, na interação aluno-aluno e aluno-professor para a condução e realização das tarefas propostas em aula. Em relação à experiência, podemos afirmar que o uso do software GeoGebra possibilitou auxiliar no ensino de simetria e, também, que o diálogo com os alunos contribuíram para as aprendizagens dos conteúdos abordados na sequência de atividades.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134110
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984090
url http://hdl.handle.net/10183/134110
identifier_str_mv 000984090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/1/000984090.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/2/000984090.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/3/000984090.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7658093db9bb840093f5596b333881a
833f95855844333692bd1613f6505366
8a0472ecf56a272d0205686e5e6c9aca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501438971904