GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134110 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da simetria e das simetrias de reflexão e de rotação no Ensino Fundamental, por meio de uma proposta pedagógica participativa e ativa no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esta proposta consiste na elaboração de uma sequência didática com atividades que exploram e utilizam as ferramentas do software GeoGebra visando auxiliar na aprendizagem e visualização destes conteúdos. As atividades foram aplicadas no laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual com uma turma de sétimo ano amparada na Teoria da Negociação de Significados, cujo objetivo foi estudar os diálogos e as falas dos alunos, na interação aluno-aluno e aluno-professor para a condução e realização das tarefas propostas em aula. Em relação à experiência, podemos afirmar que o uso do software GeoGebra possibilitou auxiliar no ensino de simetria e, também, que o diálogo com os alunos contribuíram para as aprendizagens dos conteúdos abordados na sequência de atividades. |
id |
UFRGS-2_9c71713349c37eefc4e430a6b4bed6f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134110 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marschall, JaniniFioreze, Leandra Anversa2016-03-24T02:06:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/134110000984090O presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da simetria e das simetrias de reflexão e de rotação no Ensino Fundamental, por meio de uma proposta pedagógica participativa e ativa no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esta proposta consiste na elaboração de uma sequência didática com atividades que exploram e utilizam as ferramentas do software GeoGebra visando auxiliar na aprendizagem e visualização destes conteúdos. As atividades foram aplicadas no laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual com uma turma de sétimo ano amparada na Teoria da Negociação de Significados, cujo objetivo foi estudar os diálogos e as falas dos alunos, na interação aluno-aluno e aluno-professor para a condução e realização das tarefas propostas em aula. Em relação à experiência, podemos afirmar que o uso do software GeoGebra possibilitou auxiliar no ensino de simetria e, também, que o diálogo com os alunos contribuíram para as aprendizagens dos conteúdos abordados na sequência de atividades.application/pdfporEducação MatemáticaGeoGebra : SoftwareGeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984090.pdf000984090.pdfTexto completoapplication/pdf579824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/1/000984090.pdfd7658093db9bb840093f5596b333881aMD51TEXT000984090.pdf.txt000984090.pdf.txtExtracted Texttext/plain51200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/2/000984090.pdf.txt833f95855844333692bd1613f6505366MD52THUMBNAIL000984090.pdf.jpg000984090.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/3/000984090.pdf.jpg8a0472ecf56a272d0205686e5e6c9acaMD5310183/1341102018-10-29 08:05:03.357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados |
title |
GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados |
spellingShingle |
GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados Marschall, Janini Educação Matemática GeoGebra : Software |
title_short |
GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados |
title_full |
GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados |
title_fullStr |
GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados |
title_full_unstemmed |
GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados |
title_sort |
GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados |
author |
Marschall, Janini |
author_facet |
Marschall, Janini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marschall, Janini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
contributor_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática GeoGebra : Software |
topic |
Educação Matemática GeoGebra : Software |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da simetria e das simetrias de reflexão e de rotação no Ensino Fundamental, por meio de uma proposta pedagógica participativa e ativa no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esta proposta consiste na elaboração de uma sequência didática com atividades que exploram e utilizam as ferramentas do software GeoGebra visando auxiliar na aprendizagem e visualização destes conteúdos. As atividades foram aplicadas no laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual com uma turma de sétimo ano amparada na Teoria da Negociação de Significados, cujo objetivo foi estudar os diálogos e as falas dos alunos, na interação aluno-aluno e aluno-professor para a condução e realização das tarefas propostas em aula. Em relação à experiência, podemos afirmar que o uso do software GeoGebra possibilitou auxiliar no ensino de simetria e, também, que o diálogo com os alunos contribuíram para as aprendizagens dos conteúdos abordados na sequência de atividades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134110 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984090 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134110 |
identifier_str_mv |
000984090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/1/000984090.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/2/000984090.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134110/3/000984090.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7658093db9bb840093f5596b333881a 833f95855844333692bd1613f6505366 8a0472ecf56a272d0205686e5e6c9aca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501438971904 |