Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180366 |
Resumo: | Tendo em vista o papel do varejo como elo entre produção e consumo e pela relevância do varejo supermercadista como principal canal de abastecimento da população urbana, é importante que seja estudada a concorrência deste setor, pois distorções na estrutura competitiva podem levar a ineficiências distributivas e à consequente perde de bem-estar do consumidor. Este trabalho pretende, a partir do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, definir a estrutura do setor supermercadista brasileiro. Para tal, foram calculados as razões de concentração e os índices de Herfindahl-Hirschman para o período de 2009 a 2016. A fim de melhor caracterizar a concorrência no setor, foram buscadas, na literatura, estratégias adotadas pelas redes supermercadistas frente o acirramento da competição. Concluiu-se que o setor se configura como um oligopólio moderado e que, apesar de não ter sido constatado aumento recente da concentração, as grandes empresas exercem poder de mercado sobre fornecedores e empresas de menor porte por meio de estratégias diversas que buscam a diferenciação do produto, como a segmentação do formato de atuação e a comercialização de marcas próprias. Em contrapartida, as redes menores buscam o associativismo como forma de aumentar sua competitividade. |
id |
UFRGS-2_9d1e13a15e648c62b98e162267ce8165 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180366 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Torres, Leonardo BarrosHenkin, Helio2018-07-11T02:31:54Z2017http://hdl.handle.net/10183/180366001066538Tendo em vista o papel do varejo como elo entre produção e consumo e pela relevância do varejo supermercadista como principal canal de abastecimento da população urbana, é importante que seja estudada a concorrência deste setor, pois distorções na estrutura competitiva podem levar a ineficiências distributivas e à consequente perde de bem-estar do consumidor. Este trabalho pretende, a partir do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, definir a estrutura do setor supermercadista brasileiro. Para tal, foram calculados as razões de concentração e os índices de Herfindahl-Hirschman para o período de 2009 a 2016. A fim de melhor caracterizar a concorrência no setor, foram buscadas, na literatura, estratégias adotadas pelas redes supermercadistas frente o acirramento da competição. Concluiu-se que o setor se configura como um oligopólio moderado e que, apesar de não ter sido constatado aumento recente da concentração, as grandes empresas exercem poder de mercado sobre fornecedores e empresas de menor porte por meio de estratégias diversas que buscam a diferenciação do produto, como a segmentação do formato de atuação e a comercialização de marcas próprias. Em contrapartida, as redes menores buscam o associativismo como forma de aumentar sua competitividade.Due to retail’s role as a link between the production and consumption spheres and its relevance as the main source of supply for the urban population, the study of competition in this industry is utterly important, considering that distortions in competitive structure may lead to distributive inefficiency and consequential consumer welfare’s loss. Based on the Structure-Conduct-Performance framework, this paper aims to define the Brazilian supermarket’s market structure. To this end, the concentration ratios and the Herfindahl-Hirschman indices from 2009 to 2016 have been calculated. In order to better describe the market competition, a research in literature referring to the strategies adopted by the supermarket companies facing its increase has been produced. It has been concluded that this market is set as a moderate oligopoly and, although it has not been observed recent increase in its concentration, the larger supermarket companies use their market power over smaller-sized ones and manufacturers employing varied strategies striving for product differentiation, such as diversification in their operating formats and selling of own label products. On the other hand, smaller companies make use of cooperation networks as a means to increase their competitiveness.application/pdfporEstrutura de mercadoSupermercadosBrasilMarket structureConcentrationStrategiesMarket powerSupermarketBrazilEstrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066538.pdf001066538.pdfTexto completoapplication/pdf689238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180366/1/001066538.pdf6509f751f0867a4e35d7ed674bfc691aMD51TEXT001066538.pdf.txt001066538.pdf.txtExtracted Texttext/plain119258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180366/2/001066538.pdf.txtf11d5d7d2d65f4782bd01eea687d2dfeMD5210183/1803662024-01-25 04:51:46.069149oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180366Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-25T06:51:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro |
title |
Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro |
spellingShingle |
Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro Torres, Leonardo Barros Estrutura de mercado Supermercados Brasil Market structure Concentration Strategies Market power Supermarket Brazil |
title_short |
Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro |
title_full |
Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro |
title_fullStr |
Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro |
title_full_unstemmed |
Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro |
title_sort |
Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro |
author |
Torres, Leonardo Barros |
author_facet |
Torres, Leonardo Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Leonardo Barros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Henkin, Helio |
contributor_str_mv |
Henkin, Helio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrutura de mercado Supermercados Brasil |
topic |
Estrutura de mercado Supermercados Brasil Market structure Concentration Strategies Market power Supermarket Brazil |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Market structure Concentration Strategies Market power Supermarket Brazil |
description |
Tendo em vista o papel do varejo como elo entre produção e consumo e pela relevância do varejo supermercadista como principal canal de abastecimento da população urbana, é importante que seja estudada a concorrência deste setor, pois distorções na estrutura competitiva podem levar a ineficiências distributivas e à consequente perde de bem-estar do consumidor. Este trabalho pretende, a partir do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, definir a estrutura do setor supermercadista brasileiro. Para tal, foram calculados as razões de concentração e os índices de Herfindahl-Hirschman para o período de 2009 a 2016. A fim de melhor caracterizar a concorrência no setor, foram buscadas, na literatura, estratégias adotadas pelas redes supermercadistas frente o acirramento da competição. Concluiu-se que o setor se configura como um oligopólio moderado e que, apesar de não ter sido constatado aumento recente da concentração, as grandes empresas exercem poder de mercado sobre fornecedores e empresas de menor porte por meio de estratégias diversas que buscam a diferenciação do produto, como a segmentação do formato de atuação e a comercialização de marcas próprias. Em contrapartida, as redes menores buscam o associativismo como forma de aumentar sua competitividade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-11T02:31:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180366 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001066538 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180366 |
identifier_str_mv |
001066538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180366/1/001066538.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180366/2/001066538.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6509f751f0867a4e35d7ed674bfc691a f11d5d7d2d65f4782bd01eea687d2dfe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224554277765120 |