Experimento em edição de blog “sala de aula aberta” : explorando atuação, interação e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197102 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão foca no uso de Blogs como ferramenta para acompanhamento da interação entre comunidade escolar, bem como exploração da atuação didática e aproximação com profissionais da área da educação. A área de exploração definida parte da vivência da autora como educadora. Ainda que as tecnologias abordadas neste trabalho sejam conhecidas de muitos, o enfoque do experimento está em como exercer a troca de experiências e disponibilidade de informação de forma produtiva e com retornos positivos às práticas pedagógicas em sala de aula, aproximando a sala de aula da comunidade escolar. Com a pesquisa quantitativa realizada, constata-se que comumente o uso de blogs e micro blogs em educação são utilizados para educadores encontrarem atividades sobre determinado conteúdo escolar, para compartilhar ideias de atividades através de imagens retiradas da internet, como forma de divulgação de eventos e informações da escola para os familiares, entre outros. Entrementes, a proposta do blog Sala de Aula Aberta enfatiza o cotidiano escolar no contexto de sala de aula, baseado na interação, atuação e aprendizagem, com imagens, textos e edições construídos pela própria educadora, demonstrando como explorar as ferramentas digitais disponíveis no âmbito educacional de forma a agregar o uso de tecnologias educacionais em práticas educativas e em fornecer aproximação entre escola e comunidade escolar. O nome Sala de Aula Aberta tem exatamente essa missão: extrapolar para além da sala de aula o que se tem vivenciado. Os alunos são ricos em seus saberes e a educadora que assim criou o blog sabe que todos precisavam vê-los assim como ela sempre os viu. |
id |
UFRGS-2_9d598791d689165e8b135f674525572b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197102 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Laís Freitas daHusemann, Ronaldo2019-07-18T02:41:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/197102001097441Este trabalho de conclusão foca no uso de Blogs como ferramenta para acompanhamento da interação entre comunidade escolar, bem como exploração da atuação didática e aproximação com profissionais da área da educação. A área de exploração definida parte da vivência da autora como educadora. Ainda que as tecnologias abordadas neste trabalho sejam conhecidas de muitos, o enfoque do experimento está em como exercer a troca de experiências e disponibilidade de informação de forma produtiva e com retornos positivos às práticas pedagógicas em sala de aula, aproximando a sala de aula da comunidade escolar. Com a pesquisa quantitativa realizada, constata-se que comumente o uso de blogs e micro blogs em educação são utilizados para educadores encontrarem atividades sobre determinado conteúdo escolar, para compartilhar ideias de atividades através de imagens retiradas da internet, como forma de divulgação de eventos e informações da escola para os familiares, entre outros. Entrementes, a proposta do blog Sala de Aula Aberta enfatiza o cotidiano escolar no contexto de sala de aula, baseado na interação, atuação e aprendizagem, com imagens, textos e edições construídos pela própria educadora, demonstrando como explorar as ferramentas digitais disponíveis no âmbito educacional de forma a agregar o uso de tecnologias educacionais em práticas educativas e em fornecer aproximação entre escola e comunidade escolar. O nome Sala de Aula Aberta tem exatamente essa missão: extrapolar para além da sala de aula o que se tem vivenciado. Os alunos são ricos em seus saberes e a educadora que assim criou o blog sabe que todos precisavam vê-los assim como ela sempre os viu.This conclusion work focuses on the use of Blogs as a tool to follow the interaction between school community, as well as exploration of didactic activity and approach with professionals in the area of education. The area of exploration defined is part of the author's experience as an educator. Although the technologies covered in this work are known to many, the focus of the experiment is on how to exert the exchange of experiences and availability of information in a productive way and with positive returns to the pedagogical practices in the classroom, bringing the classroom closer to the community school. With the quantitative research carried out, it is noted that commonly the use of blogs and micro blogs in education are used for educators to find activities about a certain school content, to share ideas of activities through images taken from the internet, as a way of disseminating events and information for the family, among others. Meanwhile, the blog proposal Sala de Aula Aberta emphasizes school everyday in the classroom context, based on interaction, action and learning, with images, texts and editions built by the educator herself, demonstrating how to explore the digital tools available in the educational field in order to aggregate the use of educational technologies in educational practices and to provide an approximation between school and the school community. The name Open Classroom has exactly this mission: to extrapolate beyond the classroom what has been experienced. The students are rich in their knowledge and the educator who created the blog knows that everyone needed to see them just as she always did.application/pdfporBlogSala de aulaProfessorEnsinoBlogClassroomEducationTeachersAuthorshipExperimento em edição de blog “sala de aula aberta” : explorando atuação, interação e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097441.pdf.txt001097441.pdf.txtExtracted Texttext/plain62356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197102/2/001097441.pdf.txtd95ce55d231f12777dcbbcb2f8739c3aMD52ORIGINAL001097441.pdfTexto completoapplication/pdf2470196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197102/1/001097441.pdfff72742a7c51c9c56120944655a773e9MD5110183/1971022019-07-19 02:38:51.817379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197102Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-19T05:38:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimento em edição de blog “sala de aula aberta” : explorando atuação, interação e aprendizagem |
title |
Experimento em edição de blog “sala de aula aberta” : explorando atuação, interação e aprendizagem |
spellingShingle |
Experimento em edição de blog “sala de aula aberta” : explorando atuação, interação e aprendizagem Silva, Laís Freitas da Blog Sala de aula Professor Ensino Blog Classroom Education Teachers Authorship |
title_short |
Experimento em edição de blog “sala de aula aberta” : explorando atuação, interação e aprendizagem |
title_full |
Experimento em edição de blog “sala de aula aberta” : explorando atuação, interação e aprendizagem |
title_fullStr |
Experimento em edição de blog “sala de aula aberta” : explorando atuação, interação e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Experimento em edição de blog “sala de aula aberta” : explorando atuação, interação e aprendizagem |
title_sort |
Experimento em edição de blog “sala de aula aberta” : explorando atuação, interação e aprendizagem |
author |
Silva, Laís Freitas da |
author_facet |
Silva, Laís Freitas da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Laís Freitas da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Husemann, Ronaldo |
contributor_str_mv |
Husemann, Ronaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Sala de aula Professor Ensino |
topic |
Blog Sala de aula Professor Ensino Blog Classroom Education Teachers Authorship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Blog Classroom Education Teachers Authorship |
description |
Este trabalho de conclusão foca no uso de Blogs como ferramenta para acompanhamento da interação entre comunidade escolar, bem como exploração da atuação didática e aproximação com profissionais da área da educação. A área de exploração definida parte da vivência da autora como educadora. Ainda que as tecnologias abordadas neste trabalho sejam conhecidas de muitos, o enfoque do experimento está em como exercer a troca de experiências e disponibilidade de informação de forma produtiva e com retornos positivos às práticas pedagógicas em sala de aula, aproximando a sala de aula da comunidade escolar. Com a pesquisa quantitativa realizada, constata-se que comumente o uso de blogs e micro blogs em educação são utilizados para educadores encontrarem atividades sobre determinado conteúdo escolar, para compartilhar ideias de atividades através de imagens retiradas da internet, como forma de divulgação de eventos e informações da escola para os familiares, entre outros. Entrementes, a proposta do blog Sala de Aula Aberta enfatiza o cotidiano escolar no contexto de sala de aula, baseado na interação, atuação e aprendizagem, com imagens, textos e edições construídos pela própria educadora, demonstrando como explorar as ferramentas digitais disponíveis no âmbito educacional de forma a agregar o uso de tecnologias educacionais em práticas educativas e em fornecer aproximação entre escola e comunidade escolar. O nome Sala de Aula Aberta tem exatamente essa missão: extrapolar para além da sala de aula o que se tem vivenciado. Os alunos são ricos em seus saberes e a educadora que assim criou o blog sabe que todos precisavam vê-los assim como ela sempre os viu. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-18T02:41:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197102 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001097441 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197102 |
identifier_str_mv |
001097441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197102/2/001097441.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197102/1/001097441.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d95ce55d231f12777dcbbcb2f8739c3a ff72742a7c51c9c56120944655a773e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447244882575360 |