Jogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordani, Liliane Ferrari
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ribas, Renato Perez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142521
Resumo: Este artigo analisa os dados da primeira fase da pesquisa Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar, que propõe um estreito vínculo entre a extensão universitária e o ensino na promoção de encontros de formação docente, estudo e experimentação de currículos mais abertos e menos disciplinares. Os registros seguem a orientação do método cartográfico, constituindo-se em um movimento processual, correlacional e colateral, de construção de mapas, observações, anotações, interferências e inferências que se entrecruzam em meio às atividades propostas. Em 2014, participaram mais de 1.200 estudantes da educação básica, sendo cerca de 80 professores formados e 40 escolas envolvidas. Os indicadores apontam a aceitação dos alunos pelos jogos propostos, bem como a incorporação desses nas escolas, reinventando e redescobrindo novas formas de aprendizagem,além da mudança de visão dos professores em relação aos alunos que “não aprendem”, “desinteressados” ou “que perturbam”, tencionando outras formas de construir conhecimento.
id UFRGS-2_9d6d3ad79f97caa75a10af304d9a9d58
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142521
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Giordani, Liliane FerrariRibas, Renato Perez2016-06-10T02:10:01Z20151809-3108http://hdl.handle.net/10183/142521000993313Este artigo analisa os dados da primeira fase da pesquisa Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar, que propõe um estreito vínculo entre a extensão universitária e o ensino na promoção de encontros de formação docente, estudo e experimentação de currículos mais abertos e menos disciplinares. Os registros seguem a orientação do método cartográfico, constituindo-se em um movimento processual, correlacional e colateral, de construção de mapas, observações, anotações, interferências e inferências que se entrecruzam em meio às atividades propostas. Em 2014, participaram mais de 1.200 estudantes da educação básica, sendo cerca de 80 professores formados e 40 escolas envolvidas. Os indicadores apontam a aceitação dos alunos pelos jogos propostos, bem como a incorporação desses nas escolas, reinventando e redescobrindo novas formas de aprendizagem,além da mudança de visão dos professores em relação aos alunos que “não aprendem”, “desinteressados” ou “que perturbam”, tencionando outras formas de construir conhecimento.This paper presents the analysis of the first stage of this research Board Logical Games: immersion in the school grounds that suggests a close link between the university extension activities and education, the promotion of teacher‟s qualification, study and experimentation of more open and less disciplinary curricula. The research records follow the guidance of mapping method, consisting in a procedural, correlational and collateral movement, building maps, comments, notes, interference and inferences crossing through the proposed activities. In 2014, over 1,200 students of elementary school participated, representing around 80 teachers trained and 40 public schools involved. The indicators have shown the acceptance of students for such a kind of games, as well as their incorporation by schools, reinventing and discovering new ways oflearning, changing the teachers‟ view to students that "do not learn", "disinterested" or "disturbing", intending to build other forms of knowledge.Este trabajo analiza los datos de la primera fase la investigación Juegos de Logicos de Tablero: la inmersión en los terrenos de la escuela, que sugiere una estrecha relación con la extensión universitaria y la educación, la formación del profesorado, el estudio y la experimentación de planes de estudios más abiertos. Los registros siguen la orientación del método de asignación, que consiste en un movimiento correlacional, la construcción de mapas, notas, las interferencias y las inferencias que se cruzan a través de las atividades propuestas. En 2014, participaron más de 1.200 estudiantes de la escuela primaria, representando alrededor de 80 docentes capacitados y 40 escuelas públicas implicadas. Los indicadores apuntana la aceptación de los estudiantes para los juegos, así como suin corporación po rlas escuelas, la reinvention y el descubrimiento de nuevas formas de aprendizaje, cambiando el punto de vista de los profesores a los alumnos que "no aprenden", "desinteresado" o "perturbadores", con la intención de construir otras formas de conocimiento.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande,. Vol. 17, n. 1, (2015), p. 29-42Formação de professoresJogosLogic board gamesTeacher‟s trainingCurrículumLogical reasoningJuegos lógicos de tableroFormación del profesoradoCurrículumRazonamiento lógicoJogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolarLogic board games: immersion in the school yardJuegos logicos de tablero: la inmersión en lós espacios de la escuelainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993313.pdf000993313.pdfTexto completoapplication/pdf606689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142521/1/000993313.pdf4ad318cb6ee21a0aad4e5448fe999f3cMD51TEXT000993313.pdf.txt000993313.pdf.txtExtracted Texttext/plain35831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142521/2/000993313.pdf.txt48726b63c9887f5dd0147c486b3c8d90MD52THUMBNAIL000993313.pdf.jpg000993313.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142521/3/000993313.pdf.jpg6f4665005550596f007557ba7066e35cMD5310183/1425212018-10-26 09:54:21.175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:54:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Logic board games: immersion in the school yard
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Juegos logicos de tablero: la inmersión en lós espacios de la escuela
title Jogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolar
spellingShingle Jogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolar
Giordani, Liliane Ferrari
Formação de professores
Jogos
Logic board games
Teacher‟s training
Currículum
Logical reasoning
Juegos lógicos de tablero
Formación del profesorado
Currículum
Razonamiento lógico
title_short Jogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolar
title_full Jogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolar
title_fullStr Jogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolar
title_full_unstemmed Jogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolar
title_sort Jogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolar
author Giordani, Liliane Ferrari
author_facet Giordani, Liliane Ferrari
Ribas, Renato Perez
author_role author
author2 Ribas, Renato Perez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
Ribas, Renato Perez
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Jogos
topic Formação de professores
Jogos
Logic board games
Teacher‟s training
Currículum
Logical reasoning
Juegos lógicos de tablero
Formación del profesorado
Currículum
Razonamiento lógico
dc.subject.eng.fl_str_mv Logic board games
Teacher‟s training
Currículum
Logical reasoning
dc.subject.spa.fl_str_mv Juegos lógicos de tablero
Formación del profesorado
Currículum
Razonamiento lógico
description Este artigo analisa os dados da primeira fase da pesquisa Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar, que propõe um estreito vínculo entre a extensão universitária e o ensino na promoção de encontros de formação docente, estudo e experimentação de currículos mais abertos e menos disciplinares. Os registros seguem a orientação do método cartográfico, constituindo-se em um movimento processual, correlacional e colateral, de construção de mapas, observações, anotações, interferências e inferências que se entrecruzam em meio às atividades propostas. Em 2014, participaram mais de 1.200 estudantes da educação básica, sendo cerca de 80 professores formados e 40 escolas envolvidas. Os indicadores apontam a aceitação dos alunos pelos jogos propostos, bem como a incorporação desses nas escolas, reinventando e redescobrindo novas formas de aprendizagem,além da mudança de visão dos professores em relação aos alunos que “não aprendem”, “desinteressados” ou “que perturbam”, tencionando outras formas de construir conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-10T02:10:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142521
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-3108
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993313
identifier_str_mv 1809-3108
000993313
url http://hdl.handle.net/10183/142521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande,. Vol. 17, n. 1, (2015), p. 29-42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142521/1/000993313.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142521/2/000993313.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142521/3/000993313.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ad318cb6ee21a0aad4e5448fe999f3c
48726b63c9887f5dd0147c486b3c8d90
6f4665005550596f007557ba7066e35c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224903060357120