Jogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142521 |
Resumo: | Este artigo analisa os dados da primeira fase da pesquisa Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar, que propõe um estreito vínculo entre a extensão universitária e o ensino na promoção de encontros de formação docente, estudo e experimentação de currículos mais abertos e menos disciplinares. Os registros seguem a orientação do método cartográfico, constituindo-se em um movimento processual, correlacional e colateral, de construção de mapas, observações, anotações, interferências e inferências que se entrecruzam em meio às atividades propostas. Em 2014, participaram mais de 1.200 estudantes da educação básica, sendo cerca de 80 professores formados e 40 escolas envolvidas. Os indicadores apontam a aceitação dos alunos pelos jogos propostos, bem como a incorporação desses nas escolas, reinventando e redescobrindo novas formas de aprendizagem,além da mudança de visão dos professores em relação aos alunos que “não aprendem”, “desinteressados” ou “que perturbam”, tencionando outras formas de construir conhecimento. |
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Giordani, Liliane FerrariRibas, Renato Perez2016-06-10T02:10:01Z20151809-3108http://hdl.handle.net/10183/142521000993313Este artigo analisa os dados da primeira fase da pesquisa Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar, que propõe um estreito vínculo entre a extensão universitária e o ensino na promoção de encontros de formação docente, estudo e experimentação de currículos mais abertos e menos disciplinares. Os registros seguem a orientação do método cartográfico, constituindo-se em um movimento processual, correlacional e colateral, de construção de mapas, observações, anotações, interferências e inferências que se entrecruzam em meio às atividades propostas. Em 2014, participaram mais de 1.200 estudantes da educação básica, sendo cerca de 80 professores formados e 40 escolas envolvidas. Os indicadores apontam a aceitação dos alunos pelos jogos propostos, bem como a incorporação desses nas escolas, reinventando e redescobrindo novas formas de aprendizagem,além da mudança de visão dos professores em relação aos alunos que “não aprendem”, “desinteressados” ou “que perturbam”, tencionando outras formas de construir conhecimento.This paper presents the analysis of the first stage of this research Board Logical Games: immersion in the school grounds that suggests a close link between the university extension activities and education, the promotion of teacher‟s qualification, study and experimentation of more open and less disciplinary curricula. The research records follow the guidance of mapping method, consisting in a procedural, correlational and collateral movement, building maps, comments, notes, interference and inferences crossing through the proposed activities. In 2014, over 1,200 students of elementary school participated, representing around 80 teachers trained and 40 public schools involved. The indicators have shown the acceptance of students for such a kind of games, as well as their incorporation by schools, reinventing and discovering new ways oflearning, changing the teachers‟ view to students that "do not learn", "disinterested" or "disturbing", intending to build other forms of knowledge.Este trabajo analiza los datos de la primera fase la investigación Juegos de Logicos de Tablero: la inmersión en los terrenos de la escuela, que sugiere una estrecha relación con la extensión universitaria y la educación, la formación del profesorado, el estudio y la experimentación de planes de estudios más abiertos. Los registros siguen la orientación del método de asignación, que consiste en un movimiento correlacional, la construcción de mapas, notas, las interferencias y las inferencias que se cruzan a través de las atividades propuestas. En 2014, participaron más de 1.200 estudiantes de la escuela primaria, representando alrededor de 80 docentes capacitados y 40 escuelas públicas implicadas. Los indicadores apuntana la aceptación de los estudiantes para los juegos, así como suin corporación po rlas escuelas, la reinvention y el descubrimiento de nuevas formas de aprendizaje, cambiando el punto de vista de los profesores a los alumnos que "no aprenden", "desinteresado" o "perturbadores", con la intención de construir otras formas de conocimiento.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande,. Vol. 17, n. 1, (2015), p. 29-42Formação de professoresJogosLogic board gamesTeacher‟s trainingCurrículumLogical reasoningJuegos lógicos de tableroFormación del profesoradoCurrículumRazonamiento lógicoJogos lógicos de tabuleiro : imersão no território escolarLogic board games: immersion in the school yardJuegos logicos de tablero: la inmersión en lós espacios de la escuelainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993313.pdf000993313.pdfTexto completoapplication/pdf606689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142521/1/000993313.pdf4ad318cb6ee21a0aad4e5448fe999f3cMD51TEXT000993313.pdf.txt000993313.pdf.txtExtracted Texttext/plain35831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142521/2/000993313.pdf.txt48726b63c9887f5dd0147c486b3c8d90MD52THUMBNAIL000993313.pdf.jpg000993313.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142521/3/000993313.pdf.jpg6f4665005550596f007557ba7066e35cMD5310183/1425212018-10-26 09:54:21.175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:54:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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