Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262351 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos um conjunto de atividades didáticas (AD) de Mecânica, baseadas em Resolução de Problemas (RP) e simulações computacionais(SC). Esse conjunto de AD tem como objetivo abordar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma integrada, através da estratégia de Resolução de Problemas proposta por Pozo. Ainda, com o auxílio desimulações computacionais, as atividades buscam munir os estudantes de habilidades e competências em um Ambiente de Computação Numérica (ACN). A análise dos resultados obtidos pela implantação das AD em uma turma de alunos ingressantesde um curso de Meteorologiade uma Universidade Pública, mostrou que a estratégia de RP em Física ainda é uma importante ferramenta de ensino e que a articulação entre essa e o uso de SC, potencializaram o desenvolvimento de competências e habilidades associadas aos conteúdos conceituais e procedimentais, assim como em um ACN, de modo que os principais objetivos puderam ser alcançados, tendo ainda, a partir da análise, potencial para ser generalizada para outras realidades escolares. |
id |
UFRGS-2_9d943c388cad552273caa402e4025765 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262351 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pastorio, Dioni PauloVidmar, Muryel PyetroAlves, JosemarCentenaro, Francis Jessé2023-07-19T03:39:17Z20202179-426Xhttp://hdl.handle.net/10183/262351001162859Neste artigo, apresentamos um conjunto de atividades didáticas (AD) de Mecânica, baseadas em Resolução de Problemas (RP) e simulações computacionais(SC). Esse conjunto de AD tem como objetivo abordar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma integrada, através da estratégia de Resolução de Problemas proposta por Pozo. Ainda, com o auxílio desimulações computacionais, as atividades buscam munir os estudantes de habilidades e competências em um Ambiente de Computação Numérica (ACN). A análise dos resultados obtidos pela implantação das AD em uma turma de alunos ingressantesde um curso de Meteorologiade uma Universidade Pública, mostrou que a estratégia de RP em Física ainda é uma importante ferramenta de ensino e que a articulação entre essa e o uso de SC, potencializaram o desenvolvimento de competências e habilidades associadas aos conteúdos conceituais e procedimentais, assim como em um ACN, de modo que os principais objetivos puderam ser alcançados, tendo ainda, a partir da análise, potencial para ser generalizada para outras realidades escolares.In this article, we present a set of didactic activities (AD) of Mechanics, based on Problem Solving (PR) and computer simulations (SC). This set of AD aims to addressconceptual, procedural and attitudinal contents in an integrated manner, through the Problem Resolution strategy proposed by Pozo. Still, with the aid of computer simulation, the activities seek to equip students with skills and competencies in a Numerical Computing Environment (ACN). The analysis of the results obtained by the implantation of the AD in a group of students entering a Meteorology course showed that the PR strategy in Physics is still an important teaching tool and that the articulation between these and the use of SC, potentiated the development competencies and skills associated with conceptual and procedural content, as well as in an ACN, so that the main objectives could be achieved, still having, from the analysis, potential to be generalized to other school realities.application/pdfporRevista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo. Vol. 11, n. 5 (2020), p. 71-93Ensino de físicaResolução de problemasSimulação computacionalTeaching physicsNumerical computing environmentEducational activitiesProblem solvingComputer simulationConjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionaisSet of didactic activities os mechanics based on problem solving and computational simulations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162859.pdf.txt001162859.pdf.txtExtracted Texttext/plain54999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262351/2/001162859.pdf.txt9fb6c20bedc05ffc85e4fc51d9c1fbf5MD52ORIGINAL001162859.pdfTexto completoapplication/pdf1328276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262351/1/001162859.pdf7c9e8cdc51d13dac4571b31a76bfc197MD5110183/2623512023-07-20 03:35:37.55514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262351Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:35:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Set of didactic activities os mechanics based on problem solving and computational simulations |
title |
Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais |
spellingShingle |
Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais Pastorio, Dioni Paulo Ensino de física Resolução de problemas Simulação computacional Teaching physics Numerical computing environment Educational activities Problem solving Computer simulation |
title_short |
Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais |
title_full |
Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais |
title_fullStr |
Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais |
title_full_unstemmed |
Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais |
title_sort |
Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais |
author |
Pastorio, Dioni Paulo |
author_facet |
Pastorio, Dioni Paulo Vidmar, Muryel Pyetro Alves, Josemar Centenaro, Francis Jessé |
author_role |
author |
author2 |
Vidmar, Muryel Pyetro Alves, Josemar Centenaro, Francis Jessé |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastorio, Dioni Paulo Vidmar, Muryel Pyetro Alves, Josemar Centenaro, Francis Jessé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Resolução de problemas Simulação computacional |
topic |
Ensino de física Resolução de problemas Simulação computacional Teaching physics Numerical computing environment Educational activities Problem solving Computer simulation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching physics Numerical computing environment Educational activities Problem solving Computer simulation |
description |
Neste artigo, apresentamos um conjunto de atividades didáticas (AD) de Mecânica, baseadas em Resolução de Problemas (RP) e simulações computacionais(SC). Esse conjunto de AD tem como objetivo abordar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma integrada, através da estratégia de Resolução de Problemas proposta por Pozo. Ainda, com o auxílio desimulações computacionais, as atividades buscam munir os estudantes de habilidades e competências em um Ambiente de Computação Numérica (ACN). A análise dos resultados obtidos pela implantação das AD em uma turma de alunos ingressantesde um curso de Meteorologiade uma Universidade Pública, mostrou que a estratégia de RP em Física ainda é uma importante ferramenta de ensino e que a articulação entre essa e o uso de SC, potencializaram o desenvolvimento de competências e habilidades associadas aos conteúdos conceituais e procedimentais, assim como em um ACN, de modo que os principais objetivos puderam ser alcançados, tendo ainda, a partir da análise, potencial para ser generalizada para outras realidades escolares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-19T03:39:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262351 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2179-426X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162859 |
identifier_str_mv |
2179-426X 001162859 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo. Vol. 11, n. 5 (2020), p. 71-93 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262351/2/001162859.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262351/1/001162859.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9fb6c20bedc05ffc85e4fc51d9c1fbf5 7c9e8cdc51d13dac4571b31a76bfc197 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225092193058816 |