Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastorio, Dioni Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vidmar, Muryel Pyetro, Alves, Josemar, Centenaro, Francis Jessé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262351
Resumo: Neste artigo, apresentamos um conjunto de atividades didáticas (AD) de Mecânica, baseadas em Resolução de Problemas (RP) e simulações computacionais(SC). Esse conjunto de AD tem como objetivo abordar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma integrada, através da estratégia de Resolução de Problemas proposta por Pozo. Ainda, com o auxílio desimulações computacionais, as atividades buscam munir os estudantes de habilidades e competências em um Ambiente de Computação Numérica (ACN). A análise dos resultados obtidos pela implantação das AD em uma turma de alunos ingressantesde um curso de Meteorologiade uma Universidade Pública, mostrou que a estratégia de RP em Física ainda é uma importante ferramenta de ensino e que a articulação entre essa e o uso de SC, potencializaram o desenvolvimento de competências e habilidades associadas aos conteúdos conceituais e procedimentais, assim como em um ACN, de modo que os principais objetivos puderam ser alcançados, tendo ainda, a partir da análise, potencial para ser generalizada para outras realidades escolares.
id UFRGS-2_9d943c388cad552273caa402e4025765
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262351
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pastorio, Dioni PauloVidmar, Muryel PyetroAlves, JosemarCentenaro, Francis Jessé2023-07-19T03:39:17Z20202179-426Xhttp://hdl.handle.net/10183/262351001162859Neste artigo, apresentamos um conjunto de atividades didáticas (AD) de Mecânica, baseadas em Resolução de Problemas (RP) e simulações computacionais(SC). Esse conjunto de AD tem como objetivo abordar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma integrada, através da estratégia de Resolução de Problemas proposta por Pozo. Ainda, com o auxílio desimulações computacionais, as atividades buscam munir os estudantes de habilidades e competências em um Ambiente de Computação Numérica (ACN). A análise dos resultados obtidos pela implantação das AD em uma turma de alunos ingressantesde um curso de Meteorologiade uma Universidade Pública, mostrou que a estratégia de RP em Física ainda é uma importante ferramenta de ensino e que a articulação entre essa e o uso de SC, potencializaram o desenvolvimento de competências e habilidades associadas aos conteúdos conceituais e procedimentais, assim como em um ACN, de modo que os principais objetivos puderam ser alcançados, tendo ainda, a partir da análise, potencial para ser generalizada para outras realidades escolares.In this article, we present a set of didactic activities (AD) of Mechanics, based on Problem Solving (PR) and computer simulations (SC). This set of AD aims to addressconceptual, procedural and attitudinal contents in an integrated manner, through the Problem Resolution strategy proposed by Pozo. Still, with the aid of computer simulation, the activities seek to equip students with skills and competencies in a Numerical Computing Environment (ACN). The analysis of the results obtained by the implantation of the AD in a group of students entering a Meteorology course showed that the PR strategy in Physics is still an important teaching tool and that the articulation between these and the use of SC, potentiated the development competencies and skills associated with conceptual and procedural content, as well as in an ACN, so that the main objectives could be achieved, still having, from the analysis, potential to be generalized to other school realities.application/pdfporRevista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo. Vol. 11, n. 5 (2020), p. 71-93Ensino de físicaResolução de problemasSimulação computacionalTeaching physicsNumerical computing environmentEducational activitiesProblem solvingComputer simulationConjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionaisSet of didactic activities os mechanics based on problem solving and computational simulations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162859.pdf.txt001162859.pdf.txtExtracted Texttext/plain54999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262351/2/001162859.pdf.txt9fb6c20bedc05ffc85e4fc51d9c1fbf5MD52ORIGINAL001162859.pdfTexto completoapplication/pdf1328276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262351/1/001162859.pdf7c9e8cdc51d13dac4571b31a76bfc197MD5110183/2623512023-07-20 03:35:37.55514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262351Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:35:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Set of didactic activities os mechanics based on problem solving and computational simulations
title Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais
spellingShingle Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais
Pastorio, Dioni Paulo
Ensino de física
Resolução de problemas
Simulação computacional
Teaching physics
Numerical computing environment
Educational activities
Problem solving
Computer simulation
title_short Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais
title_full Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais
title_fullStr Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais
title_full_unstemmed Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais
title_sort Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais
author Pastorio, Dioni Paulo
author_facet Pastorio, Dioni Paulo
Vidmar, Muryel Pyetro
Alves, Josemar
Centenaro, Francis Jessé
author_role author
author2 Vidmar, Muryel Pyetro
Alves, Josemar
Centenaro, Francis Jessé
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastorio, Dioni Paulo
Vidmar, Muryel Pyetro
Alves, Josemar
Centenaro, Francis Jessé
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Resolução de problemas
Simulação computacional
topic Ensino de física
Resolução de problemas
Simulação computacional
Teaching physics
Numerical computing environment
Educational activities
Problem solving
Computer simulation
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching physics
Numerical computing environment
Educational activities
Problem solving
Computer simulation
description Neste artigo, apresentamos um conjunto de atividades didáticas (AD) de Mecânica, baseadas em Resolução de Problemas (RP) e simulações computacionais(SC). Esse conjunto de AD tem como objetivo abordar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma integrada, através da estratégia de Resolução de Problemas proposta por Pozo. Ainda, com o auxílio desimulações computacionais, as atividades buscam munir os estudantes de habilidades e competências em um Ambiente de Computação Numérica (ACN). A análise dos resultados obtidos pela implantação das AD em uma turma de alunos ingressantesde um curso de Meteorologiade uma Universidade Pública, mostrou que a estratégia de RP em Física ainda é uma importante ferramenta de ensino e que a articulação entre essa e o uso de SC, potencializaram o desenvolvimento de competências e habilidades associadas aos conteúdos conceituais e procedimentais, assim como em um ACN, de modo que os principais objetivos puderam ser alcançados, tendo ainda, a partir da análise, potencial para ser generalizada para outras realidades escolares.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-19T03:39:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262351
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-426X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162859
identifier_str_mv 2179-426X
001162859
url http://hdl.handle.net/10183/262351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo. Vol. 11, n. 5 (2020), p. 71-93
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262351/2/001162859.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262351/1/001162859.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fb6c20bedc05ffc85e4fc51d9c1fbf5
7c9e8cdc51d13dac4571b31a76bfc197
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225092193058816