Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270530 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção de professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Básico sobre o Letramento Estatístico, bem como suas percepções sobre a Educação Estatística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram convidados quatro professores e professoras para participarem de uma entrevista do tipo semiestruturada. Três dos professores convidados foram entrevistados de forma remota via plataforma Google Meet e um professor foi entrevistado de maneira presencial. A pesquisa mostra que os professores e professoras utilizam metodologias diversas para abordar os conceitos de Estatística em suas aulas, consideram a Estatística importante na formação dos estudantes, associam o Letramento Estatístico à interpretação de informações estatísticas e a tomada de decisões baseadas em estatísticas. As percepções dos professores e professoras sobre o Letramento Estatístico possuem concordância com os referenciais teóricos utilizados. Sugere-se que seja dada maior atenção à Educação Estatística na graduação e nos cursos de formação continuada. |
id |
UFRGS-2_9d9da8c47707c389ca0557f570d0f496 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270530 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brasil, Thomaz LoghardeyNunes, Luciana Neves2023-12-23T03:31:16Z2023http://hdl.handle.net/10183/270530001189632Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção de professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Básico sobre o Letramento Estatístico, bem como suas percepções sobre a Educação Estatística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram convidados quatro professores e professoras para participarem de uma entrevista do tipo semiestruturada. Três dos professores convidados foram entrevistados de forma remota via plataforma Google Meet e um professor foi entrevistado de maneira presencial. A pesquisa mostra que os professores e professoras utilizam metodologias diversas para abordar os conceitos de Estatística em suas aulas, consideram a Estatística importante na formação dos estudantes, associam o Letramento Estatístico à interpretação de informações estatísticas e a tomada de decisões baseadas em estatísticas. As percepções dos professores e professoras sobre o Letramento Estatístico possuem concordância com os referenciais teóricos utilizados. Sugere-se que seja dada maior atenção à Educação Estatística na graduação e nos cursos de formação continuada.This work aims to investigate the perception of teachers who teach Mathematics in Basic Education about Statistical Literacy, as well as their perceptions about Statistical Education. This is a qualitative research, in which four teachers were invited to participate in a semi-structured interview. Three of the invited teachers were interviewed remotely via the Google Meet platform and one teacher was interviewed in person. The research shows that teachers use different methodologies to approach the concepts of Statistics in their classes, consider Statistics important in the formation of students, associate Statistical Literacy with the interpretation of statistical information and decision-making based on statistics. Teachers' perceptions about Statistical Literacy agree with the theoretical references used. It is suggested that greater attention be given to Statistical Education in undergraduate and continuing education courses.application/pdfporEducação EstatísticaLetramentoFormação de professoresStatistical educationStatistical literacyBasic educationTeachers trainingAnálise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189632.pdf.txt001189632.pdf.txtExtracted Texttext/plain111381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270530/2/001189632.pdf.txtd41a15ad0cc8c8fe45876491943d0909MD52ORIGINAL001189632.pdfTexto completoapplication/pdf517267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270530/1/001189632.pdf104e69fbdd429594d7f2bbe0919383deMD5110183/2705302023-12-24 04:26:58.853341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270530Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-24T06:26:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico |
title |
Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico |
spellingShingle |
Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico Brasil, Thomaz Loghardey Educação Estatística Letramento Formação de professores Statistical education Statistical literacy Basic education Teachers training |
title_short |
Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico |
title_full |
Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico |
title_fullStr |
Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico |
title_full_unstemmed |
Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico |
title_sort |
Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico |
author |
Brasil, Thomaz Loghardey |
author_facet |
Brasil, Thomaz Loghardey |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Thomaz Loghardey |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
contributor_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística Letramento Formação de professores |
topic |
Educação Estatística Letramento Formação de professores Statistical education Statistical literacy Basic education Teachers training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Statistical education Statistical literacy Basic education Teachers training |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção de professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Básico sobre o Letramento Estatístico, bem como suas percepções sobre a Educação Estatística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram convidados quatro professores e professoras para participarem de uma entrevista do tipo semiestruturada. Três dos professores convidados foram entrevistados de forma remota via plataforma Google Meet e um professor foi entrevistado de maneira presencial. A pesquisa mostra que os professores e professoras utilizam metodologias diversas para abordar os conceitos de Estatística em suas aulas, consideram a Estatística importante na formação dos estudantes, associam o Letramento Estatístico à interpretação de informações estatísticas e a tomada de decisões baseadas em estatísticas. As percepções dos professores e professoras sobre o Letramento Estatístico possuem concordância com os referenciais teóricos utilizados. Sugere-se que seja dada maior atenção à Educação Estatística na graduação e nos cursos de formação continuada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-23T03:31:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270530 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189632 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270530 |
identifier_str_mv |
001189632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270530/2/001189632.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270530/1/001189632.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41a15ad0cc8c8fe45876491943d0909 104e69fbdd429594d7f2bbe0919383de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224673411727360 |