Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Thomaz Loghardey
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270530
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção de professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Básico sobre o Letramento Estatístico, bem como suas percepções sobre a Educação Estatística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram convidados quatro professores e professoras para participarem de uma entrevista do tipo semiestruturada. Três dos professores convidados foram entrevistados de forma remota via plataforma Google Meet e um professor foi entrevistado de maneira presencial. A pesquisa mostra que os professores e professoras utilizam metodologias diversas para abordar os conceitos de Estatística em suas aulas, consideram a Estatística importante na formação dos estudantes, associam o Letramento Estatístico à interpretação de informações estatísticas e a tomada de decisões baseadas em estatísticas. As percepções dos professores e professoras sobre o Letramento Estatístico possuem concordância com os referenciais teóricos utilizados. Sugere-se que seja dada maior atenção à Educação Estatística na graduação e nos cursos de formação continuada.
id UFRGS-2_9d9da8c47707c389ca0557f570d0f496
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270530
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brasil, Thomaz LoghardeyNunes, Luciana Neves2023-12-23T03:31:16Z2023http://hdl.handle.net/10183/270530001189632Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção de professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Básico sobre o Letramento Estatístico, bem como suas percepções sobre a Educação Estatística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram convidados quatro professores e professoras para participarem de uma entrevista do tipo semiestruturada. Três dos professores convidados foram entrevistados de forma remota via plataforma Google Meet e um professor foi entrevistado de maneira presencial. A pesquisa mostra que os professores e professoras utilizam metodologias diversas para abordar os conceitos de Estatística em suas aulas, consideram a Estatística importante na formação dos estudantes, associam o Letramento Estatístico à interpretação de informações estatísticas e a tomada de decisões baseadas em estatísticas. As percepções dos professores e professoras sobre o Letramento Estatístico possuem concordância com os referenciais teóricos utilizados. Sugere-se que seja dada maior atenção à Educação Estatística na graduação e nos cursos de formação continuada.This work aims to investigate the perception of teachers who teach Mathematics in Basic Education about Statistical Literacy, as well as their perceptions about Statistical Education. This is a qualitative research, in which four teachers were invited to participate in a semi-structured interview. Three of the invited teachers were interviewed remotely via the Google Meet platform and one teacher was interviewed in person. The research shows that teachers use different methodologies to approach the concepts of Statistics in their classes, consider Statistics important in the formation of students, associate Statistical Literacy with the interpretation of statistical information and decision-making based on statistics. Teachers' perceptions about Statistical Literacy agree with the theoretical references used. It is suggested that greater attention be given to Statistical Education in undergraduate and continuing education courses.application/pdfporEducação EstatísticaLetramentoFormação de professoresStatistical educationStatistical literacyBasic educationTeachers trainingAnálise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189632.pdf.txt001189632.pdf.txtExtracted Texttext/plain111381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270530/2/001189632.pdf.txtd41a15ad0cc8c8fe45876491943d0909MD52ORIGINAL001189632.pdfTexto completoapplication/pdf517267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270530/1/001189632.pdf104e69fbdd429594d7f2bbe0919383deMD5110183/2705302023-12-24 04:26:58.853341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270530Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-24T06:26:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico
title Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico
spellingShingle Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico
Brasil, Thomaz Loghardey
Educação Estatística
Letramento
Formação de professores
Statistical education
Statistical literacy
Basic education
Teachers training
title_short Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico
title_full Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico
title_fullStr Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico
title_full_unstemmed Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico
title_sort Análise da percepção de professores de Matemática sobre o Letramento Estatístico
author Brasil, Thomaz Loghardey
author_facet Brasil, Thomaz Loghardey
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Thomaz Loghardey
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística
Letramento
Formação de professores
topic Educação Estatística
Letramento
Formação de professores
Statistical education
Statistical literacy
Basic education
Teachers training
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistical education
Statistical literacy
Basic education
Teachers training
description Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção de professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Básico sobre o Letramento Estatístico, bem como suas percepções sobre a Educação Estatística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram convidados quatro professores e professoras para participarem de uma entrevista do tipo semiestruturada. Três dos professores convidados foram entrevistados de forma remota via plataforma Google Meet e um professor foi entrevistado de maneira presencial. A pesquisa mostra que os professores e professoras utilizam metodologias diversas para abordar os conceitos de Estatística em suas aulas, consideram a Estatística importante na formação dos estudantes, associam o Letramento Estatístico à interpretação de informações estatísticas e a tomada de decisões baseadas em estatísticas. As percepções dos professores e professoras sobre o Letramento Estatístico possuem concordância com os referenciais teóricos utilizados. Sugere-se que seja dada maior atenção à Educação Estatística na graduação e nos cursos de formação continuada.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-23T03:31:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270530
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189632
url http://hdl.handle.net/10183/270530
identifier_str_mv 001189632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270530/2/001189632.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270530/1/001189632.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41a15ad0cc8c8fe45876491943d0909
104e69fbdd429594d7f2bbe0919383de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224673411727360