A moda como representação de identidade em consumidoras plus-size

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bard, Natasha Lis Streit
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88875
Resumo: Este trabalho objetiva compreender como ocorre a representação de identidade através da moda na perspectiva de consumidoras plus-size. São abordados os temas de moda, consumo e identidade, e suas relações, de forma a analisar o processo de consumo de moda e sua possibilidade de representar identidade para essas consumidoras, levando em conta sua percepção do atual mercado de moda plus-size. Para responder esses questionamentos, a pesquisa foi realizada através de uma construção teórico-metodológica com questionário online, entrevistas em profundidade e posterior realização de análise dos dados. Os dados demonstraram uma percepção de crescimento do mercado de moda plus-size por parte das consumidoras, apesar do desejo de maior inclusão em um mercado ainda voltado a padrões estéticos pouco diversificados e como isso afeta, mas não impossibilita, seu uso da moda como forma de representação da identidade.
id UFRGS-2_9dc86248397ca9e3aa2b7dc63619307c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88875
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bard, Natasha Lis StreitAguiar, Lisiane Machado2014-03-25T01:50:16Z2013http://hdl.handle.net/10183/88875000912747Este trabalho objetiva compreender como ocorre a representação de identidade através da moda na perspectiva de consumidoras plus-size. São abordados os temas de moda, consumo e identidade, e suas relações, de forma a analisar o processo de consumo de moda e sua possibilidade de representar identidade para essas consumidoras, levando em conta sua percepção do atual mercado de moda plus-size. Para responder esses questionamentos, a pesquisa foi realizada através de uma construção teórico-metodológica com questionário online, entrevistas em profundidade e posterior realização de análise dos dados. Os dados demonstraram uma percepção de crescimento do mercado de moda plus-size por parte das consumidoras, apesar do desejo de maior inclusão em um mercado ainda voltado a padrões estéticos pouco diversificados e como isso afeta, mas não impossibilita, seu uso da moda como forma de representação da identidade.This work aims to understand how does the identity representation of plus-size consumers, through fashion, occur. It covers the topics of fashion, consumption, and identity, and their relationship, in order to analyze the process of fashion consumption and its ability to represent identity for these consumers, taking into account their perception of the current market for plus-size fashion. To answer these questions, the survey was conducted through a theoretical-methodological construction with online questionnaire, interviews and later performing data analysis. The data showed a perception on the part of the consumers, a certain growth of plus-size fashion market, despite the desire for greater inclusion in a market still facing the undiversified aesthetic standards and how it affects, but does not preclude its use of fashion as a way of identity representation.application/pdfporModaIdentidade pessoalCommunicationFashionConsumptionIdentityPlus-sizeA moda como representação de identidade em consumidoras plus-sizeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912747.pdf000912747.pdfTexto completoapplication/pdf1326503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88875/1/000912747.pdf999e69d5bf8055e73f1ca4e2c49dd375MD51TEXT000912747.pdf.txt000912747.pdf.txtExtracted Texttext/plain160293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88875/2/000912747.pdf.txt9b998e4e1b9a2eaab884665ab84b03c8MD52THUMBNAIL000912747.pdf.jpg000912747.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88875/3/000912747.pdf.jpg99ea78e7e67ba3ab350af88bf8a9a1a3MD5310183/888752018-10-18 08:56:55.193oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88875Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:56:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A moda como representação de identidade em consumidoras plus-size
title A moda como representação de identidade em consumidoras plus-size
spellingShingle A moda como representação de identidade em consumidoras plus-size
Bard, Natasha Lis Streit
Moda
Identidade pessoal
Communication
Fashion
Consumption
Identity
Plus-size
title_short A moda como representação de identidade em consumidoras plus-size
title_full A moda como representação de identidade em consumidoras plus-size
title_fullStr A moda como representação de identidade em consumidoras plus-size
title_full_unstemmed A moda como representação de identidade em consumidoras plus-size
title_sort A moda como representação de identidade em consumidoras plus-size
author Bard, Natasha Lis Streit
author_facet Bard, Natasha Lis Streit
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bard, Natasha Lis Streit
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Lisiane Machado
contributor_str_mv Aguiar, Lisiane Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Identidade pessoal
topic Moda
Identidade pessoal
Communication
Fashion
Consumption
Identity
Plus-size
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Fashion
Consumption
Identity
Plus-size
description Este trabalho objetiva compreender como ocorre a representação de identidade através da moda na perspectiva de consumidoras plus-size. São abordados os temas de moda, consumo e identidade, e suas relações, de forma a analisar o processo de consumo de moda e sua possibilidade de representar identidade para essas consumidoras, levando em conta sua percepção do atual mercado de moda plus-size. Para responder esses questionamentos, a pesquisa foi realizada através de uma construção teórico-metodológica com questionário online, entrevistas em profundidade e posterior realização de análise dos dados. Os dados demonstraram uma percepção de crescimento do mercado de moda plus-size por parte das consumidoras, apesar do desejo de maior inclusão em um mercado ainda voltado a padrões estéticos pouco diversificados e como isso afeta, mas não impossibilita, seu uso da moda como forma de representação da identidade.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-25T01:50:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88875
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912747
url http://hdl.handle.net/10183/88875
identifier_str_mv 000912747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88875/1/000912747.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88875/2/000912747.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88875/3/000912747.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 999e69d5bf8055e73f1ca4e2c49dd375
9b998e4e1b9a2eaab884665ab84b03c8
99ea78e7e67ba3ab350af88bf8a9a1a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224462042923008