Posicionamento editorial do jornal Zero Hora de 2014 a 2016 : novos sentidos para reforçar um negócio em crise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181787 |
Resumo: | Neste trabalho analisamos os reposicionamentos editoriais do jornal Zero Hora (ZH) adotados entre 2014 e 2016. O objetivo é apurar como as diversas mudanças do veículo se relaciona com a crise do jornal impresso no cenário mundial no contexto de convergência, situando as reformas do jornal no cenário jornalístico contemporâneo. Os procedimentos metodológicos compreendem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Analisam-se as duas Cartas da Editora que anunciam os reposicionamentos editorias de ZH, da edição de 26 de abril de 2014 e da edição de 23 de julho de 2016, juntamente com a entrevista realizada com a então diretora de redação de Zero Hora, Marta Gleich. Observa-se a partir do discurso da publicação, que as constantes reformas são uma aposta de reafirmar sua credibilidade e relevância ao público leitor e, dessa forma, continuar garantindo espaço no mercado (abalado) como um produto rentável. Conclui-se, também, que as reformulações implantadas por ZH não representam movimentos isolados, mas seguem tendências do mercado da comunicação no cenário jornalístico atual. |
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Furtado, Cássia de OliveiraFonseca, Virginia Pradelina da SilveiraSeibt, Taís2018-09-11T02:28:49Z2018http://hdl.handle.net/10183/181787001074435Neste trabalho analisamos os reposicionamentos editoriais do jornal Zero Hora (ZH) adotados entre 2014 e 2016. O objetivo é apurar como as diversas mudanças do veículo se relaciona com a crise do jornal impresso no cenário mundial no contexto de convergência, situando as reformas do jornal no cenário jornalístico contemporâneo. Os procedimentos metodológicos compreendem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Analisam-se as duas Cartas da Editora que anunciam os reposicionamentos editorias de ZH, da edição de 26 de abril de 2014 e da edição de 23 de julho de 2016, juntamente com a entrevista realizada com a então diretora de redação de Zero Hora, Marta Gleich. Observa-se a partir do discurso da publicação, que as constantes reformas são uma aposta de reafirmar sua credibilidade e relevância ao público leitor e, dessa forma, continuar garantindo espaço no mercado (abalado) como um produto rentável. Conclui-se, também, que as reformulações implantadas por ZH não representam movimentos isolados, mas seguem tendências do mercado da comunicação no cenário jornalístico atual.In this research, the editorial repositioning of Zero Hora (ZH) – a reputable well-known newspaper in Brazil’s south region – is analyzed. The sample of the newspaper chosen was published between 2014 and 2016. This research aims to check how the several changes on this mean of communication display the decay of the newsprint worldwide in a journalism convergence context, pointing out its reformulations in the contemporary journalistic scenario. The methodologies applied are bibliographical, documental and exploratory research. Two Letters of Editor which inform about ZH’s editorial repositioning published are analyzed: one from April 26th, 2014 and another from July 23rd, 2016. In addition, an interview with ZH’s editor, whose name is Marta Gleich, is also analyzed. Based on the publication speech, it is observed that the current reformulations are a tendency to reaffirm the credibility and the relevance of this newspaper to its readers as being a rentable product and keeping on ensuring its place in a (fragile) market. It is also concluded that the new changes adopted by ZH are not isolated movements, but they follow trends on the communication field in a current journalistic scenario.application/pdfporZero Hora (Jornal)Jornalismo impressoEditorialPublic interestPaper pressPost-industrial journalismEditorial repositioningPosicionamento editorial do jornal Zero Hora de 2014 a 2016 : novos sentidos para reforçar um negócio em criseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074435.pdfTexto completoapplication/pdf1198132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181787/1/001074435.pdf7d712d5a8eb07e672efbeec5612a5206MD51TEXT001074435.pdf.txt001074435.pdf.txtExtracted Texttext/plain224625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181787/2/001074435.pdf.txt82d72e08263117a90d143fbd6b376b73MD52THUMBNAIL001074435.pdf.jpg001074435.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181787/3/001074435.pdf.jpg3dc0aee0737e2fe5fa66a8084886b481MD5310183/1817872018-10-05 07:48:50.343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181787Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-05T10:48:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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