Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justin, Larissa Camargo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199186
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo construir estratégias pedagógicas para auxiliar no processo de alfabetização digital utilizando recursos tecnológicos, com alunos dos anos iniciais. Para isso, foi traçado o perfil do aluno contemporâneo, sua relação com as tecnologias digitais, bem como as competências digitais necessárias para o desenvolvimento da alfabetização digital. A metodologia de abordagem qualitativa foi dividida em cinco etapas: na primeira foi realizado o levantamento teórico, que consistiu na busca de referenciais para embasar a pesquisa; na segunda a definição das competências digitais; na terceira foi a definição das estratégias para construção e na quarta sua aplicação através de um curso de extensão com uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Por fim na quinta foi realizada a análise e interpretação de dados coletados a partir de questionários, autoavaliações, interações e produções dos alunos realizadas pelos alunos e interações através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Planeta Rooda 3.0. A análise foi dividida em duas categorias: o perfil do aluno e a relação com as tecnologias digitais e competências digitais que se subdividiram em autoavaliação das competências digitais da turma e estratégias pedagógicas para construção das competências digitais de alfabetização digital. Os resultados apontaram que as estratégias pedagógicas contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da alfabetização digital no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entretanto, observou-se que, para um desenvolvimento pleno das competências é preciso mais tempo com relação à aplicação do curso, de modo que estas estratégias sejam mais refinadas.
id UFRGS-2_9df9a52d9ac888346653dda8c2fe018b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199186
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Justin, Larissa CamargoBehar, Patrícia Alejandra2019-09-13T03:48:51Z2019http://hdl.handle.net/10183/199186001100595A presente pesquisa tem como objetivo construir estratégias pedagógicas para auxiliar no processo de alfabetização digital utilizando recursos tecnológicos, com alunos dos anos iniciais. Para isso, foi traçado o perfil do aluno contemporâneo, sua relação com as tecnologias digitais, bem como as competências digitais necessárias para o desenvolvimento da alfabetização digital. A metodologia de abordagem qualitativa foi dividida em cinco etapas: na primeira foi realizado o levantamento teórico, que consistiu na busca de referenciais para embasar a pesquisa; na segunda a definição das competências digitais; na terceira foi a definição das estratégias para construção e na quarta sua aplicação através de um curso de extensão com uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Por fim na quinta foi realizada a análise e interpretação de dados coletados a partir de questionários, autoavaliações, interações e produções dos alunos realizadas pelos alunos e interações através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Planeta Rooda 3.0. A análise foi dividida em duas categorias: o perfil do aluno e a relação com as tecnologias digitais e competências digitais que se subdividiram em autoavaliação das competências digitais da turma e estratégias pedagógicas para construção das competências digitais de alfabetização digital. Os resultados apontaram que as estratégias pedagógicas contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da alfabetização digital no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entretanto, observou-se que, para um desenvolvimento pleno das competências é preciso mais tempo com relação à aplicação do curso, de modo que estas estratégias sejam mais refinadas.The present research had as objective to construct pedagogical strategies to assist in the process of digital literacy using technological resources, with students of the elementary school. To this end, the profile of the contemporary student, his relationship with digital technologies, and the importance of digital skills were developed to develop digital literacy. The methodology of qualitative approach was divide into five stages: in the first one the theoretical survey was carried out, which consisted in the search of references to base the research; in the second, the definition of digital competences; in the third one was the definition of strategies, for construction and in the fourth it’s application through an extension course with a second year class of the elementary school; Finally, in the fifth, the analysis and interpretation of data collected from questionnaires, self-assessments, interactions and student productions carried out by the students and interactions through the Virtual Learning Environment Planet Rooda 3.0. The analysis was divides into two categories: the profile of the student and the relationship with digital technologies and the digital competences that were subdivide into self-assessment of digital competences of the class and pedagogical strategies for the construction of digital literacy competence. The results showed that pedagogical strategies contributed significantly to the development of digital literacy in the teaching and learning process of students. However, it has been observed that a full development of skills, more time is needed to apply the course, so that these strategies are more refined.application/pdfporAlfabetizaçãoCompetênciasTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Pedagogical StrategiesDigital TechnologiesCompetencesDigital LiteracyAlfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100595.pdf.txt001100595.pdf.txtExtracted Texttext/plain155488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199186/2/001100595.pdf.txt06752df0b5c54ff6b745d51354f1ae45MD52ORIGINAL001100595.pdfTexto completoapplication/pdf2175147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199186/1/001100595.pdfb690a43aabbb652ce9858656fabdda4aMD5110183/1991862019-09-14 03:53:24.659866oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:53:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais
title Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais
spellingShingle Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais
Justin, Larissa Camargo
Alfabetização
Competências
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Pedagogical Strategies
Digital Technologies
Competences
Digital Literacy
title_short Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais
title_full Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais
title_fullStr Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais
title_full_unstemmed Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais
title_sort Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais
author Justin, Larissa Camargo
author_facet Justin, Larissa Camargo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Justin, Larissa Camargo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Competências
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Alfabetização
Competências
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Pedagogical Strategies
Digital Technologies
Competences
Digital Literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical Strategies
Digital Technologies
Competences
Digital Literacy
description A presente pesquisa tem como objetivo construir estratégias pedagógicas para auxiliar no processo de alfabetização digital utilizando recursos tecnológicos, com alunos dos anos iniciais. Para isso, foi traçado o perfil do aluno contemporâneo, sua relação com as tecnologias digitais, bem como as competências digitais necessárias para o desenvolvimento da alfabetização digital. A metodologia de abordagem qualitativa foi dividida em cinco etapas: na primeira foi realizado o levantamento teórico, que consistiu na busca de referenciais para embasar a pesquisa; na segunda a definição das competências digitais; na terceira foi a definição das estratégias para construção e na quarta sua aplicação através de um curso de extensão com uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Por fim na quinta foi realizada a análise e interpretação de dados coletados a partir de questionários, autoavaliações, interações e produções dos alunos realizadas pelos alunos e interações através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Planeta Rooda 3.0. A análise foi dividida em duas categorias: o perfil do aluno e a relação com as tecnologias digitais e competências digitais que se subdividiram em autoavaliação das competências digitais da turma e estratégias pedagógicas para construção das competências digitais de alfabetização digital. Os resultados apontaram que as estratégias pedagógicas contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da alfabetização digital no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entretanto, observou-se que, para um desenvolvimento pleno das competências é preciso mais tempo com relação à aplicação do curso, de modo que estas estratégias sejam mais refinadas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:48:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199186
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100595
url http://hdl.handle.net/10183/199186
identifier_str_mv 001100595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199186/2/001100595.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199186/1/001100595.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 06752df0b5c54ff6b745d51354f1ae45
b690a43aabbb652ce9858656fabdda4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224580321247232