Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199186 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo construir estratégias pedagógicas para auxiliar no processo de alfabetização digital utilizando recursos tecnológicos, com alunos dos anos iniciais. Para isso, foi traçado o perfil do aluno contemporâneo, sua relação com as tecnologias digitais, bem como as competências digitais necessárias para o desenvolvimento da alfabetização digital. A metodologia de abordagem qualitativa foi dividida em cinco etapas: na primeira foi realizado o levantamento teórico, que consistiu na busca de referenciais para embasar a pesquisa; na segunda a definição das competências digitais; na terceira foi a definição das estratégias para construção e na quarta sua aplicação através de um curso de extensão com uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Por fim na quinta foi realizada a análise e interpretação de dados coletados a partir de questionários, autoavaliações, interações e produções dos alunos realizadas pelos alunos e interações através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Planeta Rooda 3.0. A análise foi dividida em duas categorias: o perfil do aluno e a relação com as tecnologias digitais e competências digitais que se subdividiram em autoavaliação das competências digitais da turma e estratégias pedagógicas para construção das competências digitais de alfabetização digital. Os resultados apontaram que as estratégias pedagógicas contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da alfabetização digital no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entretanto, observou-se que, para um desenvolvimento pleno das competências é preciso mais tempo com relação à aplicação do curso, de modo que estas estratégias sejam mais refinadas. |
id |
UFRGS-2_9df9a52d9ac888346653dda8c2fe018b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199186 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Justin, Larissa CamargoBehar, Patrícia Alejandra2019-09-13T03:48:51Z2019http://hdl.handle.net/10183/199186001100595A presente pesquisa tem como objetivo construir estratégias pedagógicas para auxiliar no processo de alfabetização digital utilizando recursos tecnológicos, com alunos dos anos iniciais. Para isso, foi traçado o perfil do aluno contemporâneo, sua relação com as tecnologias digitais, bem como as competências digitais necessárias para o desenvolvimento da alfabetização digital. A metodologia de abordagem qualitativa foi dividida em cinco etapas: na primeira foi realizado o levantamento teórico, que consistiu na busca de referenciais para embasar a pesquisa; na segunda a definição das competências digitais; na terceira foi a definição das estratégias para construção e na quarta sua aplicação através de um curso de extensão com uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Por fim na quinta foi realizada a análise e interpretação de dados coletados a partir de questionários, autoavaliações, interações e produções dos alunos realizadas pelos alunos e interações através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Planeta Rooda 3.0. A análise foi dividida em duas categorias: o perfil do aluno e a relação com as tecnologias digitais e competências digitais que se subdividiram em autoavaliação das competências digitais da turma e estratégias pedagógicas para construção das competências digitais de alfabetização digital. Os resultados apontaram que as estratégias pedagógicas contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da alfabetização digital no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entretanto, observou-se que, para um desenvolvimento pleno das competências é preciso mais tempo com relação à aplicação do curso, de modo que estas estratégias sejam mais refinadas.The present research had as objective to construct pedagogical strategies to assist in the process of digital literacy using technological resources, with students of the elementary school. To this end, the profile of the contemporary student, his relationship with digital technologies, and the importance of digital skills were developed to develop digital literacy. The methodology of qualitative approach was divide into five stages: in the first one the theoretical survey was carried out, which consisted in the search of references to base the research; in the second, the definition of digital competences; in the third one was the definition of strategies, for construction and in the fourth it’s application through an extension course with a second year class of the elementary school; Finally, in the fifth, the analysis and interpretation of data collected from questionnaires, self-assessments, interactions and student productions carried out by the students and interactions through the Virtual Learning Environment Planet Rooda 3.0. The analysis was divides into two categories: the profile of the student and the relationship with digital technologies and the digital competences that were subdivide into self-assessment of digital competences of the class and pedagogical strategies for the construction of digital literacy competence. The results showed that pedagogical strategies contributed significantly to the development of digital literacy in the teaching and learning process of students. However, it has been observed that a full development of skills, more time is needed to apply the course, so that these strategies are more refined.application/pdfporAlfabetizaçãoCompetênciasTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Pedagogical StrategiesDigital TechnologiesCompetencesDigital LiteracyAlfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100595.pdf.txt001100595.pdf.txtExtracted Texttext/plain155488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199186/2/001100595.pdf.txt06752df0b5c54ff6b745d51354f1ae45MD52ORIGINAL001100595.pdfTexto completoapplication/pdf2175147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199186/1/001100595.pdfb690a43aabbb652ce9858656fabdda4aMD5110183/1991862019-09-14 03:53:24.659866oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:53:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais |
title |
Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais |
spellingShingle |
Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais Justin, Larissa Camargo Alfabetização Competências Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Pedagogical Strategies Digital Technologies Competences Digital Literacy |
title_short |
Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais |
title_full |
Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais |
title_fullStr |
Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais |
title_sort |
Alfabetização digital : construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais |
author |
Justin, Larissa Camargo |
author_facet |
Justin, Larissa Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Justin, Larissa Camargo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
contributor_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Competências Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Alfabetização Competências Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Pedagogical Strategies Digital Technologies Competences Digital Literacy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical Strategies Digital Technologies Competences Digital Literacy |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo construir estratégias pedagógicas para auxiliar no processo de alfabetização digital utilizando recursos tecnológicos, com alunos dos anos iniciais. Para isso, foi traçado o perfil do aluno contemporâneo, sua relação com as tecnologias digitais, bem como as competências digitais necessárias para o desenvolvimento da alfabetização digital. A metodologia de abordagem qualitativa foi dividida em cinco etapas: na primeira foi realizado o levantamento teórico, que consistiu na busca de referenciais para embasar a pesquisa; na segunda a definição das competências digitais; na terceira foi a definição das estratégias para construção e na quarta sua aplicação através de um curso de extensão com uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Por fim na quinta foi realizada a análise e interpretação de dados coletados a partir de questionários, autoavaliações, interações e produções dos alunos realizadas pelos alunos e interações através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Planeta Rooda 3.0. A análise foi dividida em duas categorias: o perfil do aluno e a relação com as tecnologias digitais e competências digitais que se subdividiram em autoavaliação das competências digitais da turma e estratégias pedagógicas para construção das competências digitais de alfabetização digital. Os resultados apontaram que as estratégias pedagógicas contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da alfabetização digital no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entretanto, observou-se que, para um desenvolvimento pleno das competências é preciso mais tempo com relação à aplicação do curso, de modo que estas estratégias sejam mais refinadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:48:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199186 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100595 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199186 |
identifier_str_mv |
001100595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199186/2/001100595.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199186/1/001100595.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06752df0b5c54ff6b745d51354f1ae45 b690a43aabbb652ce9858656fabdda4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447249117773824 |