Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35144 |
Resumo: | Alfabetização Aliada ao Desenvolvimento de Competências é uma investigação de cunho predominantemente exploratório-qualitativo, com características de estudo de caso. Neste trabalho pretende-se discutir as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a alfabetização ocorre concomitantemente ao desenvolvimento de competências-chave e básicas, tendo como estratégia principal o uso de uma arquitetura pedagógica (documentário). Durante os trabalhos desenvolveu-se o estudo do que são competências; como aliá-las ao processo de alfabetização; quais competências priorizar neste interstício e qual a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação das referidas competências. No espaço referente à contextualização do estudo, o trabalho expõe a arquitetura pedagógica pretendida, apresentando o meio e as circunstâncias nos quais foi inserida. O capítulo destinado ao desenvolvimento da experiência mostra que o estudo ocorreu in loco, ou seja, em uma escola de ensino fundamental junto a uma classe de alfabetização. Os dados e as evidências apresentados foram coletados no período de estágio curricular supervisionado. E os resultados obtidos revelam que uma estratégia moderna, aberta e flexível – arquitetura pedagógica – é exequível, mesmo com crianças de seis anos de idade. Revelam ainda, que é possível aliar o desenvolvimento de competências ao processo de alfabetização inicial. |
id |
UFRGS-2_f50605daad40a204abf0befbc34dc487 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35144 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Márcia Regina Souza deMagdalena, Beatriz Corso2011-12-07T01:19:54Z2010http://hdl.handle.net/10183/35144000794517Alfabetização Aliada ao Desenvolvimento de Competências é uma investigação de cunho predominantemente exploratório-qualitativo, com características de estudo de caso. Neste trabalho pretende-se discutir as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a alfabetização ocorre concomitantemente ao desenvolvimento de competências-chave e básicas, tendo como estratégia principal o uso de uma arquitetura pedagógica (documentário). Durante os trabalhos desenvolveu-se o estudo do que são competências; como aliá-las ao processo de alfabetização; quais competências priorizar neste interstício e qual a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação das referidas competências. No espaço referente à contextualização do estudo, o trabalho expõe a arquitetura pedagógica pretendida, apresentando o meio e as circunstâncias nos quais foi inserida. O capítulo destinado ao desenvolvimento da experiência mostra que o estudo ocorreu in loco, ou seja, em uma escola de ensino fundamental junto a uma classe de alfabetização. Os dados e as evidências apresentados foram coletados no período de estágio curricular supervisionado. E os resultados obtidos revelam que uma estratégia moderna, aberta e flexível – arquitetura pedagógica – é exequível, mesmo com crianças de seis anos de idade. Revelam ainda, que é possível aliar o desenvolvimento de competências ao processo de alfabetização inicial.application/pdfporAlfabetizaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)CompetênciaAlfabetização aliada ao desenvolvimento de competênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000794517.pdf000794517.pdfTexto completoapplication/pdf446202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/1/000794517.pdf0d1856076f32861cec566c39139692abMD51TEXT000794517.pdf.txt000794517.pdf.txtExtracted Texttext/plain75060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/2/000794517.pdf.txtd736a8bc6a21fac8cfb5320708bb38fcMD52THUMBNAIL000794517.pdf.jpg000794517.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/3/000794517.pdf.jpg56ea10507729e932792f184256017b8eMD5310183/351442018-10-08 09:13:33.652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:13:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências |
title |
Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências |
spellingShingle |
Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências Souza, Márcia Regina Souza de Alfabetização Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Competência |
title_short |
Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências |
title_full |
Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências |
title_fullStr |
Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências |
title_full_unstemmed |
Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências |
title_sort |
Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências |
author |
Souza, Márcia Regina Souza de |
author_facet |
Souza, Márcia Regina Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Márcia Regina Souza de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magdalena, Beatriz Corso |
contributor_str_mv |
Magdalena, Beatriz Corso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Competência |
topic |
Alfabetização Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Competência |
description |
Alfabetização Aliada ao Desenvolvimento de Competências é uma investigação de cunho predominantemente exploratório-qualitativo, com características de estudo de caso. Neste trabalho pretende-se discutir as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a alfabetização ocorre concomitantemente ao desenvolvimento de competências-chave e básicas, tendo como estratégia principal o uso de uma arquitetura pedagógica (documentário). Durante os trabalhos desenvolveu-se o estudo do que são competências; como aliá-las ao processo de alfabetização; quais competências priorizar neste interstício e qual a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação das referidas competências. No espaço referente à contextualização do estudo, o trabalho expõe a arquitetura pedagógica pretendida, apresentando o meio e as circunstâncias nos quais foi inserida. O capítulo destinado ao desenvolvimento da experiência mostra que o estudo ocorreu in loco, ou seja, em uma escola de ensino fundamental junto a uma classe de alfabetização. Os dados e as evidências apresentados foram coletados no período de estágio curricular supervisionado. E os resultados obtidos revelam que uma estratégia moderna, aberta e flexível – arquitetura pedagógica – é exequível, mesmo com crianças de seis anos de idade. Revelam ainda, que é possível aliar o desenvolvimento de competências ao processo de alfabetização inicial. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-07T01:19:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35144 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000794517 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35144 |
identifier_str_mv |
000794517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/1/000794517.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/2/000794517.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/3/000794517.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d1856076f32861cec566c39139692ab d736a8bc6a21fac8cfb5320708bb38fc 56ea10507729e932792f184256017b8e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224418356101120 |