Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghedine, Tatiana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Testa, Maurício Gregianin, Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193824
Resumo: Este artigo analisa o funcionamento e as características das iniciativas de educação a distância em grandes empresas no Brasil. Foram realizados dois estudos de caso, um na universidade corporativa de uma subsidiária de uma multinacional americana e outro em um centro de treinamento da produção (CTP) de uma subsidiária de uma multinacional européia. O estudo de caso utilizou basicamente três formas de coleta de dados: a observação direta das instalações e funcionamento das unidades de análise, a realização de entrevistas informais (não-estruturadas) com alguns integrantes das equipes durante o período de observação e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados ajudam a compreender essas organizações no que se refere a aspectos como concepção educacional, público-alvo, financiamento, desenvolvimento dos cursos, avaliação, custos iniciais, retorno sobre o investimento, vantagens e desvantagens.
id UFRGS-2_9e2b3a72b4d841c67a4baa74b55988e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193824
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ghedine, TatianaTesta, Maurício GregianinFreitas, Henrique Mello Rodrigues de2019-05-04T02:35:43Z20060034-7612http://hdl.handle.net/10183/193824000639897Este artigo analisa o funcionamento e as características das iniciativas de educação a distância em grandes empresas no Brasil. Foram realizados dois estudos de caso, um na universidade corporativa de uma subsidiária de uma multinacional americana e outro em um centro de treinamento da produção (CTP) de uma subsidiária de uma multinacional européia. O estudo de caso utilizou basicamente três formas de coleta de dados: a observação direta das instalações e funcionamento das unidades de análise, a realização de entrevistas informais (não-estruturadas) com alguns integrantes das equipes durante o período de observação e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados ajudam a compreender essas organizações no que se refere a aspectos como concepção educacional, público-alvo, financiamento, desenvolvimento dos cursos, avaliação, custos iniciais, retorno sobre o investimento, vantagens e desvantagens.This article analyzes distance learning initiatives in large companies in Brazil, how they work and what are their features. It presents two case studies: one at a corporate university at an American multinational company subsidiary and another at a production training center in a European multinational company subsidiary. The case studies basically used three forms of data collection: direct observation of the installations and their functioning, informal interviews (non-structured) with a few team members during the observation period and semi-structured interviews. The results helped to understand these organizations in aspects such as educational concept, target audience, financing, course development, evaluation, initial costs, return on investment, advantages and disadvantages.application/pdfporRevista de administração pública. Rio de Janeiro. Vol. 40, n. 3 (maio/jun. 2006), p. 427-455Administração públicaEducação a distância : InternetAmbiente virtual de aprendizagemUniversidade corporativaTecnologia da informaçãoDistance learningTraining centersCorporative universityInternetCompreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no BrasilUnderstanding internet distance learning initiatives : case studies in two large companies in Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000639897.pdf.txt000639897.pdf.txtExtracted Texttext/plain73342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193824/2/000639897.pdf.txt93fa5fbea8fcc13d1c0a530364f2ab1eMD52ORIGINAL000639897.pdfTexto completoapplication/pdf597223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193824/1/000639897.pdf4c904e1823124b02633686756339c1f8MD5110183/1938242019-05-05 02:33:22.282428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193824Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-05T05:33:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Understanding internet distance learning initiatives : case studies in two large companies in Brazil
title Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil
spellingShingle Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil
Ghedine, Tatiana
Administração pública
Educação a distância : Internet
Ambiente virtual de aprendizagem
Universidade corporativa
Tecnologia da informação
Distance learning
Training centers
Corporative university
Internet
title_short Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil
title_full Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil
title_fullStr Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil
title_full_unstemmed Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil
title_sort Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil
author Ghedine, Tatiana
author_facet Ghedine, Tatiana
Testa, Maurício Gregianin
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
author_role author
author2 Testa, Maurício Gregianin
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghedine, Tatiana
Testa, Maurício Gregianin
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Educação a distância : Internet
Ambiente virtual de aprendizagem
Universidade corporativa
Tecnologia da informação
topic Administração pública
Educação a distância : Internet
Ambiente virtual de aprendizagem
Universidade corporativa
Tecnologia da informação
Distance learning
Training centers
Corporative university
Internet
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance learning
Training centers
Corporative university
Internet
description Este artigo analisa o funcionamento e as características das iniciativas de educação a distância em grandes empresas no Brasil. Foram realizados dois estudos de caso, um na universidade corporativa de uma subsidiária de uma multinacional americana e outro em um centro de treinamento da produção (CTP) de uma subsidiária de uma multinacional européia. O estudo de caso utilizou basicamente três formas de coleta de dados: a observação direta das instalações e funcionamento das unidades de análise, a realização de entrevistas informais (não-estruturadas) com alguns integrantes das equipes durante o período de observação e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados ajudam a compreender essas organizações no que se refere a aspectos como concepção educacional, público-alvo, financiamento, desenvolvimento dos cursos, avaliação, custos iniciais, retorno sobre o investimento, vantagens e desvantagens.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-04T02:35:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193824
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7612
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000639897
identifier_str_mv 0034-7612
000639897
url http://hdl.handle.net/10183/193824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de administração pública. Rio de Janeiro. Vol. 40, n. 3 (maio/jun. 2006), p. 427-455
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193824/2/000639897.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193824/1/000639897.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 93fa5fbea8fcc13d1c0a530364f2ab1e
4c904e1823124b02633686756339c1f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447684232773632