Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193824 |
Resumo: | Este artigo analisa o funcionamento e as características das iniciativas de educação a distância em grandes empresas no Brasil. Foram realizados dois estudos de caso, um na universidade corporativa de uma subsidiária de uma multinacional americana e outro em um centro de treinamento da produção (CTP) de uma subsidiária de uma multinacional européia. O estudo de caso utilizou basicamente três formas de coleta de dados: a observação direta das instalações e funcionamento das unidades de análise, a realização de entrevistas informais (não-estruturadas) com alguns integrantes das equipes durante o período de observação e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados ajudam a compreender essas organizações no que se refere a aspectos como concepção educacional, público-alvo, financiamento, desenvolvimento dos cursos, avaliação, custos iniciais, retorno sobre o investimento, vantagens e desvantagens. |
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Ghedine, TatianaTesta, Maurício GregianinFreitas, Henrique Mello Rodrigues de2019-05-04T02:35:43Z20060034-7612http://hdl.handle.net/10183/193824000639897Este artigo analisa o funcionamento e as características das iniciativas de educação a distância em grandes empresas no Brasil. Foram realizados dois estudos de caso, um na universidade corporativa de uma subsidiária de uma multinacional americana e outro em um centro de treinamento da produção (CTP) de uma subsidiária de uma multinacional européia. O estudo de caso utilizou basicamente três formas de coleta de dados: a observação direta das instalações e funcionamento das unidades de análise, a realização de entrevistas informais (não-estruturadas) com alguns integrantes das equipes durante o período de observação e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados ajudam a compreender essas organizações no que se refere a aspectos como concepção educacional, público-alvo, financiamento, desenvolvimento dos cursos, avaliação, custos iniciais, retorno sobre o investimento, vantagens e desvantagens.This article analyzes distance learning initiatives in large companies in Brazil, how they work and what are their features. It presents two case studies: one at a corporate university at an American multinational company subsidiary and another at a production training center in a European multinational company subsidiary. The case studies basically used three forms of data collection: direct observation of the installations and their functioning, informal interviews (non-structured) with a few team members during the observation period and semi-structured interviews. The results helped to understand these organizations in aspects such as educational concept, target audience, financing, course development, evaluation, initial costs, return on investment, advantages and disadvantages.application/pdfporRevista de administração pública. Rio de Janeiro. Vol. 40, n. 3 (maio/jun. 2006), p. 427-455Administração públicaEducação a distância : InternetAmbiente virtual de aprendizagemUniversidade corporativaTecnologia da informaçãoDistance learningTraining centersCorporative universityInternetCompreendendo as iniciativas de educação a distância via internet : estudo de caso em duas grandes empresas no BrasilUnderstanding internet distance learning initiatives : case studies in two large companies in Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000639897.pdf.txt000639897.pdf.txtExtracted Texttext/plain73342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193824/2/000639897.pdf.txt93fa5fbea8fcc13d1c0a530364f2ab1eMD52ORIGINAL000639897.pdfTexto completoapplication/pdf597223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193824/1/000639897.pdf4c904e1823124b02633686756339c1f8MD5110183/1938242019-05-05 02:33:22.282428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193824Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-05T05:33:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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