Proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stremel, Jordana Donelli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/93398
Resumo: O presente trabalho relata uma experiência realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As atividades propostas foram elaboradas com base na utilização intuitiva de conceitos de proporcionalidade com duas turmas, sendo uma de 6ª e outra de 7ª série, onde a primeira ainda não teve contato formal com os conceitos e a segunda sim. Foi realizada uma análise dos resultados obtidos na aplicação destas atividades, a qual pretende responder ao seguinte questionamento: Quais os esquemas e estruturas utilizados por estudantes de 6ª e 7ª série do Ensino Fundamental ao realizarem atividades envolvendo conceitos de proporcionalidade? As resoluções dos estudantes foram analisadas à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Como resultados, ressalta-se que o conteúdo em questão serve como base para outros conceitos. Não é possível afirmar que o contato formal com o conteúdo contribuiu para a compreensão do conceito de proporcionalidade, mas sim, que o contato com um número maior de situações permite identificar evidências no uso do raciocínio de proporcionalidade.
id UFRGS-2_9e6d6a456464d01575d25d90feac0985
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/93398
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stremel, Jordana DonelliBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2014-04-13T01:50:03Z2013http://hdl.handle.net/10183/93398000914206O presente trabalho relata uma experiência realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As atividades propostas foram elaboradas com base na utilização intuitiva de conceitos de proporcionalidade com duas turmas, sendo uma de 6ª e outra de 7ª série, onde a primeira ainda não teve contato formal com os conceitos e a segunda sim. Foi realizada uma análise dos resultados obtidos na aplicação destas atividades, a qual pretende responder ao seguinte questionamento: Quais os esquemas e estruturas utilizados por estudantes de 6ª e 7ª série do Ensino Fundamental ao realizarem atividades envolvendo conceitos de proporcionalidade? As resoluções dos estudantes foram analisadas à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Como resultados, ressalta-se que o conteúdo em questão serve como base para outros conceitos. Não é possível afirmar que o contato formal com o conteúdo contribuiu para a compreensão do conceito de proporcionalidade, mas sim, que o contato com um número maior de situações permite identificar evidências no uso do raciocínio de proporcionalidade.This paper describes an experiment that happened at Colégio de Aplicação of Universidade Federal of Rio Grande do Sul. The activities proposed for two classes, of 6thand 7th grade, were based on the use of intuitive concepts of proportionality, when the first class didn’t have any formal contact with these concepts yet, and the other class had already studied these concepts. An analysis of the results obtained by applying these activities was performed, and aimed to answer the following question: What are the schemes and structures used by students of 6th and 7th grade in performing activities involving concepts of proportionality? The analysis of the students’ resolutions was based on the Theory of Conceptual Fields, by Gerard Vergnaud. As a result, we point out that the content in question serves as the basis for other concepts. It’s not possible to affirm that the formal contact with the content has contributed for the proportionality concept comprehension, but the contact with a bigger number of situations allows us to identify evidences of the use of reasoning of proportionality.application/pdfporProporcionalidadeTeoria dos campos conceituaisEnsino fundamentalProportionalityTheory of conceptual fieldsMultiplicative structuresProporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914206.pdf000914206.pdfTexto completoapplication/pdf5108624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93398/1/000914206.pdf09eda0ce4aa9f7f841955190bf314fa0MD51TEXT000914206.pdf.txt000914206.pdf.txtExtracted Texttext/plain128962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93398/2/000914206.pdf.txtc7536cc2d73cefc05c7f86097f4d9335MD52THUMBNAIL000914206.pdf.jpg000914206.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93398/3/000914206.pdf.jpg8ae63b123ae26ffa0ac729d8fa540676MD5310183/933982018-10-19 09:58:56.44oai:www.lume.ufrgs.br:10183/93398Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T12:58:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
title Proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
spellingShingle Proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
Stremel, Jordana Donelli
Proporcionalidade
Teoria dos campos conceituais
Ensino fundamental
Proportionality
Theory of conceptual fields
Multiplicative structures
title_short Proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
title_full Proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
title_fullStr Proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
title_full_unstemmed Proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
title_sort Proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
author Stremel, Jordana Donelli
author_facet Stremel, Jordana Donelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stremel, Jordana Donelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Proporcionalidade
Teoria dos campos conceituais
Ensino fundamental
topic Proporcionalidade
Teoria dos campos conceituais
Ensino fundamental
Proportionality
Theory of conceptual fields
Multiplicative structures
dc.subject.eng.fl_str_mv Proportionality
Theory of conceptual fields
Multiplicative structures
description O presente trabalho relata uma experiência realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As atividades propostas foram elaboradas com base na utilização intuitiva de conceitos de proporcionalidade com duas turmas, sendo uma de 6ª e outra de 7ª série, onde a primeira ainda não teve contato formal com os conceitos e a segunda sim. Foi realizada uma análise dos resultados obtidos na aplicação destas atividades, a qual pretende responder ao seguinte questionamento: Quais os esquemas e estruturas utilizados por estudantes de 6ª e 7ª série do Ensino Fundamental ao realizarem atividades envolvendo conceitos de proporcionalidade? As resoluções dos estudantes foram analisadas à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Como resultados, ressalta-se que o conteúdo em questão serve como base para outros conceitos. Não é possível afirmar que o contato formal com o conteúdo contribuiu para a compreensão do conceito de proporcionalidade, mas sim, que o contato com um número maior de situações permite identificar evidências no uso do raciocínio de proporcionalidade.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-13T01:50:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/93398
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914206
url http://hdl.handle.net/10183/93398
identifier_str_mv 000914206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93398/1/000914206.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93398/2/000914206.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/93398/3/000914206.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09eda0ce4aa9f7f841955190bf314fa0
c7536cc2d73cefc05c7f86097f4d9335
8ae63b123ae26ffa0ac729d8fa540676
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447124474593280