Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165119 |
Resumo: | O artigo examina as relações de amizade entre alunos de duas turmas de ensino médio e se propõe a destacar eventuais elementos críticos na integração entre grupos étnicos. A pesquisa utiliza algumas técnicas de análise de redes sociais: além das estatísticas de centralidade e betweeness, o texto apresenta um índice de homofilia-eterofilia, para indicar a propensão de cada aluno (Ego) a se relacionar com Alters do mesmo ou de diferente grupo étnico. Ao final, a análise aponta para algumas criticidades na integração entre grupos. Além de apresentar a pesquisa e os resultados deste exercício, o artigo introduz o leitor nos principais conceitos utilizados na análise de redes sociais, também como proposta metodológica na área de educação. |
id |
UFRGS-2_9e72528291b090b6f3d54b067336ee8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165119 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carbonai, Davide2017-08-11T02:36:44Z20171982-5587http://hdl.handle.net/10183/165119001044815O artigo examina as relações de amizade entre alunos de duas turmas de ensino médio e se propõe a destacar eventuais elementos críticos na integração entre grupos étnicos. A pesquisa utiliza algumas técnicas de análise de redes sociais: além das estatísticas de centralidade e betweeness, o texto apresenta um índice de homofilia-eterofilia, para indicar a propensão de cada aluno (Ego) a se relacionar com Alters do mesmo ou de diferente grupo étnico. Ao final, a análise aponta para algumas criticidades na integração entre grupos. Além de apresentar a pesquisa e os resultados deste exercício, o artigo introduz o leitor nos principais conceitos utilizados na análise de redes sociais, também como proposta metodológica na área de educação.The paper examines friendship relations among students of two classes of middle school, and also puts in evidence some critical elements in the inter-ethnic integration process. The exercise uses social network analysis techniques: in addition to the degree and betweeness statistics, this paper presents an I-E index, to show the propensity of each student (Ego) to relate to Alters of the same or different ethnic group. Finally, the analysis points out some critical elements of integration between groups. Over and above, in addition to main results, the paper introduces some key concepts, adopted in social network analysis.El artículo examina las relaciones de amistad entre los estudiantes de dos aulas de curso secundario y tiene como objetivo tornar evidentes algunos elementos críticos en la integración de grupos étnicos. La investigación aborda algunas técnicas de análisis de redes sociales: además de las estadísticas de centralidade y betweeness, el texto presenta un índice de homofilia-heterofilia para indicar la propensión de cada estudiante (Ego) para relacionarse con Alters de el mismo o de grupo étnico distinto. Por último, el análisis apunta a una cierta criticidad en la integración entre los grupos. Además de presentar los resultados de este ejercicio, el artículo introduce al lector a los principales conceptos utilizados en el análisis de redes sociales, así como una propuesta de investigación en el campo de la educación.application/pdfporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2017. Vol. 12, n.1 (jan./mar. 2017), p. 215-227Análise de redes sociaisIntegração socialEnsino médioSociologia : Grupos sociaisSocial network analysisSocial integrationHigh schoolSociology of groupsAnálisis de redes socialesIntegración socialCurso secundárioSociología de los gruposIntegração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociaisIntegración y relaciones étnico-raciales. Un ejercicio de análisis de redes sociales Integration and ethnic-racial relations. an exercise of social networks analysis info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044815.pdf001044815.pdfTexto completoapplication/pdf469242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/1/001044815.pdf5a4eb27d7aefa2b6bca8aef2bc4647caMD51TEXT001044815.pdf.txt001044815.pdf.txtExtracted Texttext/plain27226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/2/001044815.pdf.txte2d4a0c830285dd3026622cf230b3c09MD52THUMBNAIL001044815.pdf.jpg001044815.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/3/001044815.pdf.jpg8320c371603d9bc1249b6a12e7cacac4MD5310183/1651192018-10-22 08:13:31.069oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165119Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:13:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Integración y relaciones étnico-raciales. Un ejercicio de análisis de redes sociales |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Integration and ethnic-racial relations. an exercise of social networks analysis |
title |
Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais |
spellingShingle |
Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais Carbonai, Davide Análise de redes sociais Integração social Ensino médio Sociologia : Grupos sociais Social network analysis Social integration High school Sociology of groups Análisis de redes sociales Integración social Curso secundário Sociología de los grupos |
title_short |
Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais |
title_full |
Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais |
title_fullStr |
Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais |
title_full_unstemmed |
Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais |
title_sort |
Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais |
author |
Carbonai, Davide |
author_facet |
Carbonai, Davide |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carbonai, Davide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de redes sociais Integração social Ensino médio Sociologia : Grupos sociais |
topic |
Análise de redes sociais Integração social Ensino médio Sociologia : Grupos sociais Social network analysis Social integration High school Sociology of groups Análisis de redes sociales Integración social Curso secundário Sociología de los grupos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social network analysis Social integration High school Sociology of groups |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Análisis de redes sociales Integración social Curso secundário Sociología de los grupos |
description |
O artigo examina as relações de amizade entre alunos de duas turmas de ensino médio e se propõe a destacar eventuais elementos críticos na integração entre grupos étnicos. A pesquisa utiliza algumas técnicas de análise de redes sociais: além das estatísticas de centralidade e betweeness, o texto apresenta um índice de homofilia-eterofilia, para indicar a propensão de cada aluno (Ego) a se relacionar com Alters do mesmo ou de diferente grupo étnico. Ao final, a análise aponta para algumas criticidades na integração entre grupos. Além de apresentar a pesquisa e os resultados deste exercício, o artigo introduz o leitor nos principais conceitos utilizados na análise de redes sociais, também como proposta metodológica na área de educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-11T02:36:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165119 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5587 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001044815 |
identifier_str_mv |
1982-5587 001044815 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2017. Vol. 12, n.1 (jan./mar. 2017), p. 215-227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/1/001044815.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/2/001044815.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165119/3/001044815.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a4eb27d7aefa2b6bca8aef2bc4647ca e2d4a0c830285dd3026622cf230b3c09 8320c371603d9bc1249b6a12e7cacac4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447641087016960 |