Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14146 |
Resumo: | Com o lançamento do BB Consórcio em 2004 o Banco do Brasil passou a contar com mais um produto em seu portfólio. Certamente o objetivo de ocupar uma parte do mercado de consórcios foi atingido, porém nas agências do BB o sentimento é que o consórcio de automóveis não tem alcançado números expressivos e que ele não conquistou posição de destaque na mente do consumidor. Desta maneira, este trabalho buscou responder a seguinte questão: quais as atitudes dos clientes do Banco do Brasil com relação ao consumo de consórcios de automóveis e quais as causas dessas atitudes. A realização da pesquisa se desenvolveu em três etapas, a saber: Revisão Bibliográfica para traçar a base da pesquisa e estabelecer o reconhecimento sobre o assunto, entrevistas em profundidade com a finalidade de definir hipóteses a partir das afirmações feitas pelos consumidores e pesquisa quantitativa do tipo survey desenvolvida posteriormente utilizando-se, principalmente, escalas do tipo Likert. As análises dos dados coletados foram feitas em dois momentos, um para a etapa qualitativa e outro para a etapa quantitativa. Entre os resultados, alguns indicam que os consumidores vêem o consórcio de automóveis como um produto que tem pouca importância e que pode ser considerado supérfluo. E ainda, que o consórcio, geralmente é utilizado para a troca ou para a compra de um segundo automóvel para a família. Ao final do trabalho são apresentadas discussões sobre os resultados alcançados e também suas limitações e sugestões para a realização de trabalhos futuros. |
id |
UFRGS-2_9e8b3fedd27a1868f5fdf559823e92b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14146 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moresco, MoacirLund, Luiz Carlos Ritter2008-10-01T04:14:09Z2007http://hdl.handle.net/10183/14146000649909Com o lançamento do BB Consórcio em 2004 o Banco do Brasil passou a contar com mais um produto em seu portfólio. Certamente o objetivo de ocupar uma parte do mercado de consórcios foi atingido, porém nas agências do BB o sentimento é que o consórcio de automóveis não tem alcançado números expressivos e que ele não conquistou posição de destaque na mente do consumidor. Desta maneira, este trabalho buscou responder a seguinte questão: quais as atitudes dos clientes do Banco do Brasil com relação ao consumo de consórcios de automóveis e quais as causas dessas atitudes. A realização da pesquisa se desenvolveu em três etapas, a saber: Revisão Bibliográfica para traçar a base da pesquisa e estabelecer o reconhecimento sobre o assunto, entrevistas em profundidade com a finalidade de definir hipóteses a partir das afirmações feitas pelos consumidores e pesquisa quantitativa do tipo survey desenvolvida posteriormente utilizando-se, principalmente, escalas do tipo Likert. As análises dos dados coletados foram feitas em dois momentos, um para a etapa qualitativa e outro para a etapa quantitativa. Entre os resultados, alguns indicam que os consumidores vêem o consórcio de automóveis como um produto que tem pouca importância e que pode ser considerado supérfluo. E ainda, que o consórcio, geralmente é utilizado para a troca ou para a compra de um segundo automóvel para a família. Ao final do trabalho são apresentadas discussões sobre os resultados alcançados e também suas limitações e sugestões para a realização de trabalhos futuros.application/pdfporComportamento do consumidorConsumo : Bens duraveis : Porto Alegre, RSConsórcioBanco do BrasilAtitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649909.pdf000649909.pdfTexto completoapplication/pdf267309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/1/000649909.pdf2c2c1f65d3898c17cbeba3c64535ae00MD51TEXT000649909.pdf.txt000649909.pdf.txtExtracted Texttext/plain92031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/2/000649909.pdf.txt625020be99ca03261bb6b509415c841dMD52THUMBNAIL000649909.pdf.jpg000649909.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/3/000649909.pdf.jpgbbbd01635b83036f28f23e4220dc4c6dMD5310183/141462018-10-09 08:46:06.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14146Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:46:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis |
title |
Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis |
spellingShingle |
Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis Moresco, Moacir Comportamento do consumidor Consumo : Bens duraveis : Porto Alegre, RS Consórcio Banco do Brasil |
title_short |
Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis |
title_full |
Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis |
title_fullStr |
Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis |
title_full_unstemmed |
Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis |
title_sort |
Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis |
author |
Moresco, Moacir |
author_facet |
Moresco, Moacir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moresco, Moacir |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lund, Luiz Carlos Ritter |
contributor_str_mv |
Lund, Luiz Carlos Ritter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Consumo : Bens duraveis : Porto Alegre, RS Consórcio Banco do Brasil |
topic |
Comportamento do consumidor Consumo : Bens duraveis : Porto Alegre, RS Consórcio Banco do Brasil |
description |
Com o lançamento do BB Consórcio em 2004 o Banco do Brasil passou a contar com mais um produto em seu portfólio. Certamente o objetivo de ocupar uma parte do mercado de consórcios foi atingido, porém nas agências do BB o sentimento é que o consórcio de automóveis não tem alcançado números expressivos e que ele não conquistou posição de destaque na mente do consumidor. Desta maneira, este trabalho buscou responder a seguinte questão: quais as atitudes dos clientes do Banco do Brasil com relação ao consumo de consórcios de automóveis e quais as causas dessas atitudes. A realização da pesquisa se desenvolveu em três etapas, a saber: Revisão Bibliográfica para traçar a base da pesquisa e estabelecer o reconhecimento sobre o assunto, entrevistas em profundidade com a finalidade de definir hipóteses a partir das afirmações feitas pelos consumidores e pesquisa quantitativa do tipo survey desenvolvida posteriormente utilizando-se, principalmente, escalas do tipo Likert. As análises dos dados coletados foram feitas em dois momentos, um para a etapa qualitativa e outro para a etapa quantitativa. Entre os resultados, alguns indicam que os consumidores vêem o consórcio de automóveis como um produto que tem pouca importância e que pode ser considerado supérfluo. E ainda, que o consórcio, geralmente é utilizado para a troca ou para a compra de um segundo automóvel para a família. Ao final do trabalho são apresentadas discussões sobre os resultados alcançados e também suas limitações e sugestões para a realização de trabalhos futuros. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-10-01T04:14:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14146 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000649909 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14146 |
identifier_str_mv |
000649909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/1/000649909.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/2/000649909.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/3/000649909.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c2c1f65d3898c17cbeba3c64535ae00 625020be99ca03261bb6b509415c841d bbbd01635b83036f28f23e4220dc4c6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224383602098176 |