Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moresco, Moacir
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14146
Resumo: Com o lançamento do BB Consórcio em 2004 o Banco do Brasil passou a contar com mais um produto em seu portfólio. Certamente o objetivo de ocupar uma parte do mercado de consórcios foi atingido, porém nas agências do BB o sentimento é que o consórcio de automóveis não tem alcançado números expressivos e que ele não conquistou posição de destaque na mente do consumidor. Desta maneira, este trabalho buscou responder a seguinte questão: quais as atitudes dos clientes do Banco do Brasil com relação ao consumo de consórcios de automóveis e quais as causas dessas atitudes. A realização da pesquisa se desenvolveu em três etapas, a saber: Revisão Bibliográfica para traçar a base da pesquisa e estabelecer o reconhecimento sobre o assunto, entrevistas em profundidade com a finalidade de definir hipóteses a partir das afirmações feitas pelos consumidores e pesquisa quantitativa do tipo survey desenvolvida posteriormente utilizando-se, principalmente, escalas do tipo Likert. As análises dos dados coletados foram feitas em dois momentos, um para a etapa qualitativa e outro para a etapa quantitativa. Entre os resultados, alguns indicam que os consumidores vêem o consórcio de automóveis como um produto que tem pouca importância e que pode ser considerado supérfluo. E ainda, que o consórcio, geralmente é utilizado para a troca ou para a compra de um segundo automóvel para a família. Ao final do trabalho são apresentadas discussões sobre os resultados alcançados e também suas limitações e sugestões para a realização de trabalhos futuros.
id UFRGS-2_9e8b3fedd27a1868f5fdf559823e92b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14146
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moresco, MoacirLund, Luiz Carlos Ritter2008-10-01T04:14:09Z2007http://hdl.handle.net/10183/14146000649909Com o lançamento do BB Consórcio em 2004 o Banco do Brasil passou a contar com mais um produto em seu portfólio. Certamente o objetivo de ocupar uma parte do mercado de consórcios foi atingido, porém nas agências do BB o sentimento é que o consórcio de automóveis não tem alcançado números expressivos e que ele não conquistou posição de destaque na mente do consumidor. Desta maneira, este trabalho buscou responder a seguinte questão: quais as atitudes dos clientes do Banco do Brasil com relação ao consumo de consórcios de automóveis e quais as causas dessas atitudes. A realização da pesquisa se desenvolveu em três etapas, a saber: Revisão Bibliográfica para traçar a base da pesquisa e estabelecer o reconhecimento sobre o assunto, entrevistas em profundidade com a finalidade de definir hipóteses a partir das afirmações feitas pelos consumidores e pesquisa quantitativa do tipo survey desenvolvida posteriormente utilizando-se, principalmente, escalas do tipo Likert. As análises dos dados coletados foram feitas em dois momentos, um para a etapa qualitativa e outro para a etapa quantitativa. Entre os resultados, alguns indicam que os consumidores vêem o consórcio de automóveis como um produto que tem pouca importância e que pode ser considerado supérfluo. E ainda, que o consórcio, geralmente é utilizado para a troca ou para a compra de um segundo automóvel para a família. Ao final do trabalho são apresentadas discussões sobre os resultados alcançados e também suas limitações e sugestões para a realização de trabalhos futuros.application/pdfporComportamento do consumidorConsumo : Bens duraveis : Porto Alegre, RSConsórcioBanco do BrasilAtitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649909.pdf000649909.pdfTexto completoapplication/pdf267309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/1/000649909.pdf2c2c1f65d3898c17cbeba3c64535ae00MD51TEXT000649909.pdf.txt000649909.pdf.txtExtracted Texttext/plain92031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/2/000649909.pdf.txt625020be99ca03261bb6b509415c841dMD52THUMBNAIL000649909.pdf.jpg000649909.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/3/000649909.pdf.jpgbbbd01635b83036f28f23e4220dc4c6dMD5310183/141462018-10-09 08:46:06.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14146Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:46:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis
title Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis
spellingShingle Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis
Moresco, Moacir
Comportamento do consumidor
Consumo : Bens duraveis : Porto Alegre, RS
Consórcio
Banco do Brasil
title_short Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis
title_full Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis
title_fullStr Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis
title_full_unstemmed Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis
title_sort Atitudes dos clientes do Banco do Brasil em relação ao consórcio de automóveis
author Moresco, Moacir
author_facet Moresco, Moacir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moresco, Moacir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lund, Luiz Carlos Ritter
contributor_str_mv Lund, Luiz Carlos Ritter
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Consumo : Bens duraveis : Porto Alegre, RS
Consórcio
Banco do Brasil
topic Comportamento do consumidor
Consumo : Bens duraveis : Porto Alegre, RS
Consórcio
Banco do Brasil
description Com o lançamento do BB Consórcio em 2004 o Banco do Brasil passou a contar com mais um produto em seu portfólio. Certamente o objetivo de ocupar uma parte do mercado de consórcios foi atingido, porém nas agências do BB o sentimento é que o consórcio de automóveis não tem alcançado números expressivos e que ele não conquistou posição de destaque na mente do consumidor. Desta maneira, este trabalho buscou responder a seguinte questão: quais as atitudes dos clientes do Banco do Brasil com relação ao consumo de consórcios de automóveis e quais as causas dessas atitudes. A realização da pesquisa se desenvolveu em três etapas, a saber: Revisão Bibliográfica para traçar a base da pesquisa e estabelecer o reconhecimento sobre o assunto, entrevistas em profundidade com a finalidade de definir hipóteses a partir das afirmações feitas pelos consumidores e pesquisa quantitativa do tipo survey desenvolvida posteriormente utilizando-se, principalmente, escalas do tipo Likert. As análises dos dados coletados foram feitas em dois momentos, um para a etapa qualitativa e outro para a etapa quantitativa. Entre os resultados, alguns indicam que os consumidores vêem o consórcio de automóveis como um produto que tem pouca importância e que pode ser considerado supérfluo. E ainda, que o consórcio, geralmente é utilizado para a troca ou para a compra de um segundo automóvel para a família. Ao final do trabalho são apresentadas discussões sobre os resultados alcançados e também suas limitações e sugestões para a realização de trabalhos futuros.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-10-01T04:14:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14146
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649909
url http://hdl.handle.net/10183/14146
identifier_str_mv 000649909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/1/000649909.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/2/000649909.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14146/3/000649909.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c2c1f65d3898c17cbeba3c64535ae00
625020be99ca03261bb6b509415c841d
bbbd01635b83036f28f23e4220dc4c6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224383602098176