As emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens = The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Priscila Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Slongo, Luiz Antonio, Esteves, Cristiane Silva, Barcelos, Renato Hübner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/97021
Resumo: As emoções possuem grande importância para as decisões de compra, todavia, apenas há pouco se começou a estudá-las a partir de abordagens qualitativas. Nesse sentido, este estudo buscou analisá-las em um segmento ainda pouco explorado: os consumidores da terceira idade. Para isso, concentrou-se em um serviço pelo qual eles vêm demonstrando interesse – o turismo –, buscando analisar as emoções presentes no ato de escolha de destinos de viagens pela terceira idade e a sua influência em decisões de compras futuras, através da aplicação de entrevistas em profundidade, auxiliadas pela Photo Elicitation Technique (PET). Foi possível perceber que as emoções afetam a escolha por determinado destino de viagem, pois sensações vividas durante viagens anteriores ficam guardadas na memória e têm forte influência nos processos de decisão futuros. O trabalho ainda traz contribuições interessantes para futuras pesquisas ao investigar a ocorrência das emoções, não somente como um elemento apenas presente na decisão, como ocorre, normalmente, na maioria dos trabalhos sobre emoções, mas também como algo presente em três etapas do processo de consumo – antes, durante e depois da. Ao demonstrar que esta divisão é favorável ao melhor entendimento das emoções em todo o processo de escolha de destinos de viagem, abrem-se caminhos para outras pesquisas com distintas abordagens metodológicas.
id UFRGS-2_9e9eb67a6f9824f75d32d53fcd989daa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97021
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Esteves, Priscila SilvaSlongo, Luiz AntonioEsteves, Cristiane SilvaBarcelos, Renato Hübner2014-06-28T02:09:04Z20131983-4659http://hdl.handle.net/10183/97021000916768As emoções possuem grande importância para as decisões de compra, todavia, apenas há pouco se começou a estudá-las a partir de abordagens qualitativas. Nesse sentido, este estudo buscou analisá-las em um segmento ainda pouco explorado: os consumidores da terceira idade. Para isso, concentrou-se em um serviço pelo qual eles vêm demonstrando interesse – o turismo –, buscando analisar as emoções presentes no ato de escolha de destinos de viagens pela terceira idade e a sua influência em decisões de compras futuras, através da aplicação de entrevistas em profundidade, auxiliadas pela Photo Elicitation Technique (PET). Foi possível perceber que as emoções afetam a escolha por determinado destino de viagem, pois sensações vividas durante viagens anteriores ficam guardadas na memória e têm forte influência nos processos de decisão futuros. O trabalho ainda traz contribuições interessantes para futuras pesquisas ao investigar a ocorrência das emoções, não somente como um elemento apenas presente na decisão, como ocorre, normalmente, na maioria dos trabalhos sobre emoções, mas também como algo presente em três etapas do processo de consumo – antes, durante e depois da. Ao demonstrar que esta divisão é favorável ao melhor entendimento das emoções em todo o processo de escolha de destinos de viagem, abrem-se caminhos para outras pesquisas com distintas abordagens metodológicas.Emotions have great importance in purchasing decisions, however, only recently, researchers started to study them by qualitative approaches. In this context, this study sought to examine them in a still unexplored segment: elderly consumers. For this purpose, this research concentrated in a service for which they have shown a lot of interest – tourism – in order to analyze the emotions present in the choice of travel destinations and their influence on future purchasing decisions. That was done with the use of in-depth interviews aided by the Photo Elicitation Technique (PET). It was then observed that emotions affect the choice for a particular travel destination because the sensations experienced during previous trips are stored in memory and have a strong influence on future decision-making processes. This work also brings interesting contributions for future research because it investigated the occurrence of emotions in 3 separate stages of the consumption process – before, during and after the trip – and not only as just one element in this decision, as normally occurs in most researches about emotions. By demonstrating that this was a favorable decision to better understand the emotions throughout the entire purchase decision process, new paths are opened for further research with different methodological approaches.application/pdfporReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. Vol. 6, n. 3, (set. 2013), p. 561-580Comportamento do consumidorTerceira idadeTurismoEmoçõesEmotionsConsumer behaviorElderly consumersTourismAs emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens = The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinationsThe emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916768.pdf000916768.pdfTexto completoapplication/pdf1026421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97021/1/000916768.pdf9d62f4327f992331d2117ee5a24d60e9MD51TEXT000916768.pdf.txt000916768.pdf.txtExtracted Texttext/plain69349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97021/2/000916768.pdf.txt6d4a569d87d033e071cdd2c4ff031afbMD52THUMBNAIL000916768.pdf.jpg000916768.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97021/3/000916768.pdf.jpga029761b314aacca7e66ba292172fbcbMD5310183/970212018-10-18 08:45:47.298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97021Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:45:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens = The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations
title As emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens = The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations
spellingShingle As emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens = The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations
Esteves, Priscila Silva
Comportamento do consumidor
Terceira idade
Turismo
Emoções
Emotions
Consumer behavior
Elderly consumers
Tourism
title_short As emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens = The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations
title_full As emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens = The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations
title_fullStr As emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens = The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations
title_full_unstemmed As emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens = The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations
title_sort As emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens = The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations
author Esteves, Priscila Silva
author_facet Esteves, Priscila Silva
Slongo, Luiz Antonio
Esteves, Cristiane Silva
Barcelos, Renato Hübner
author_role author
author2 Slongo, Luiz Antonio
Esteves, Cristiane Silva
Barcelos, Renato Hübner
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Priscila Silva
Slongo, Luiz Antonio
Esteves, Cristiane Silva
Barcelos, Renato Hübner
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Terceira idade
Turismo
Emoções
topic Comportamento do consumidor
Terceira idade
Turismo
Emoções
Emotions
Consumer behavior
Elderly consumers
Tourism
dc.subject.eng.fl_str_mv Emotions
Consumer behavior
Elderly consumers
Tourism
description As emoções possuem grande importância para as decisões de compra, todavia, apenas há pouco se começou a estudá-las a partir de abordagens qualitativas. Nesse sentido, este estudo buscou analisá-las em um segmento ainda pouco explorado: os consumidores da terceira idade. Para isso, concentrou-se em um serviço pelo qual eles vêm demonstrando interesse – o turismo –, buscando analisar as emoções presentes no ato de escolha de destinos de viagens pela terceira idade e a sua influência em decisões de compras futuras, através da aplicação de entrevistas em profundidade, auxiliadas pela Photo Elicitation Technique (PET). Foi possível perceber que as emoções afetam a escolha por determinado destino de viagem, pois sensações vividas durante viagens anteriores ficam guardadas na memória e têm forte influência nos processos de decisão futuros. O trabalho ainda traz contribuições interessantes para futuras pesquisas ao investigar a ocorrência das emoções, não somente como um elemento apenas presente na decisão, como ocorre, normalmente, na maioria dos trabalhos sobre emoções, mas também como algo presente em três etapas do processo de consumo – antes, durante e depois da. Ao demonstrar que esta divisão é favorável ao melhor entendimento das emoções em todo o processo de escolha de destinos de viagem, abrem-se caminhos para outras pesquisas com distintas abordagens metodológicas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-28T02:09:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/97021
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-4659
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916768
identifier_str_mv 1983-4659
000916768
url http://hdl.handle.net/10183/97021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. Vol. 6, n. 3, (set. 2013), p. 561-580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97021/1/000916768.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97021/2/000916768.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97021/3/000916768.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d62f4327f992331d2117ee5a24d60e9
6d4a569d87d033e071cdd2c4ff031afb
a029761b314aacca7e66ba292172fbcb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447545658212352