As filas de atendimento nos guichês de caixas : estudo de caso na agência Caminho do Meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunde, Leandro Mousquer
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14101
Resumo: Esta monografia apresenta um estudo realizado na Agência Caminho do Meio do Banco do Brasil S.A., com o objetivo de identificar o perfil dos clientes e usuários do serviço de atendimento nos guichês de caixa da agência. O estudo em questão procurou levantar quais as principais operações que são realizadas pelos clientes nos guichês de caixa da agência e identificar quais as dificuldades que os clientes encontram ao utilizar os meios eletrônicos dos canais de auto-atendimento. Para elaborar o presente estudo, duas atividades básicas se destacaram: a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos aplicados na coleta de dados, baseada na percepção dos clientes, a partir da aplicação de um questionário. Foi adotada uma pesquisa descritiva, a qual examinou a população-alvo, que foram os clientes e usuários que utilizaram o canal de serviço dos guichês de caixa da agência. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, que foi dividido em 2 blocos. O primeiro, bloco A, tentou buscar o perfil dos usuários dos guichês de caixa da agência. No bloco B, foram adotadas questões envolvendo comportamentos, atitudes e preferências relacionadas ao uso dos guichês de caixa e a utilização dos canais de auto-atendimento. Após, foi realizada a análise dos dados, em duas etapas. A primeira envolvendo os elementos da amostra, subdivididos na caracterização demográfica e na análise do perfil do usuário dos guichês de caixa da agência. A segunda etapa envolveu o estudo das 15 variáveis relacionadas no Bloco B do instrumento de coleta de dados. Por fim, como conclusão, são mencionadas algumas considerações e recomendações em decorrência de alguns itens relevantes verificados na análise da amostra.
id UFRGS-2_9ef1f2bd012427a770d3a98119e73c16
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14101
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kunde, Leandro MousquerBrodbeck, Angela Freitag2008-10-01T04:13:58Z2007http://hdl.handle.net/10183/14101000649847Esta monografia apresenta um estudo realizado na Agência Caminho do Meio do Banco do Brasil S.A., com o objetivo de identificar o perfil dos clientes e usuários do serviço de atendimento nos guichês de caixa da agência. O estudo em questão procurou levantar quais as principais operações que são realizadas pelos clientes nos guichês de caixa da agência e identificar quais as dificuldades que os clientes encontram ao utilizar os meios eletrônicos dos canais de auto-atendimento. Para elaborar o presente estudo, duas atividades básicas se destacaram: a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos aplicados na coleta de dados, baseada na percepção dos clientes, a partir da aplicação de um questionário. Foi adotada uma pesquisa descritiva, a qual examinou a população-alvo, que foram os clientes e usuários que utilizaram o canal de serviço dos guichês de caixa da agência. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, que foi dividido em 2 blocos. O primeiro, bloco A, tentou buscar o perfil dos usuários dos guichês de caixa da agência. No bloco B, foram adotadas questões envolvendo comportamentos, atitudes e preferências relacionadas ao uso dos guichês de caixa e a utilização dos canais de auto-atendimento. Após, foi realizada a análise dos dados, em duas etapas. A primeira envolvendo os elementos da amostra, subdivididos na caracterização demográfica e na análise do perfil do usuário dos guichês de caixa da agência. A segunda etapa envolveu o estudo das 15 variáveis relacionadas no Bloco B do instrumento de coleta de dados. Por fim, como conclusão, são mencionadas algumas considerações e recomendações em decorrência de alguns itens relevantes verificados na análise da amostra.application/pdfporGestão tecnológicaAuto-atendimentoComportamento do consumidorAutomação bancáriaSistemas de informaçãoBanco do BrasilAs filas de atendimento nos guichês de caixas : estudo de caso na agência Caminho do Meioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649847.pdf000649847.pdfTexto completoapplication/pdf323381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14101/1/000649847.pdf329e1e0fd2a570ab445f13ca7c01c2d1MD51TEXT000649847.pdf.txt000649847.pdf.txtExtracted Texttext/plain96125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14101/2/000649847.pdf.txt9bc994c8f590d112d434c27095827973MD52THUMBNAIL000649847.pdf.jpg000649847.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14101/3/000649847.pdf.jpgfd47c673ab8f8a57c0dcff1b9d23c75aMD5310183/141012022-02-22 04:46:48.739341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14101Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:46:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As filas de atendimento nos guichês de caixas : estudo de caso na agência Caminho do Meio
title As filas de atendimento nos guichês de caixas : estudo de caso na agência Caminho do Meio
spellingShingle As filas de atendimento nos guichês de caixas : estudo de caso na agência Caminho do Meio
Kunde, Leandro Mousquer
Gestão tecnológica
Auto-atendimento
Comportamento do consumidor
Automação bancária
Sistemas de informação
Banco do Brasil
title_short As filas de atendimento nos guichês de caixas : estudo de caso na agência Caminho do Meio
title_full As filas de atendimento nos guichês de caixas : estudo de caso na agência Caminho do Meio
title_fullStr As filas de atendimento nos guichês de caixas : estudo de caso na agência Caminho do Meio
title_full_unstemmed As filas de atendimento nos guichês de caixas : estudo de caso na agência Caminho do Meio
title_sort As filas de atendimento nos guichês de caixas : estudo de caso na agência Caminho do Meio
author Kunde, Leandro Mousquer
author_facet Kunde, Leandro Mousquer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunde, Leandro Mousquer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brodbeck, Angela Freitag
contributor_str_mv Brodbeck, Angela Freitag
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão tecnológica
Auto-atendimento
Comportamento do consumidor
Automação bancária
Sistemas de informação
Banco do Brasil
topic Gestão tecnológica
Auto-atendimento
Comportamento do consumidor
Automação bancária
Sistemas de informação
Banco do Brasil
description Esta monografia apresenta um estudo realizado na Agência Caminho do Meio do Banco do Brasil S.A., com o objetivo de identificar o perfil dos clientes e usuários do serviço de atendimento nos guichês de caixa da agência. O estudo em questão procurou levantar quais as principais operações que são realizadas pelos clientes nos guichês de caixa da agência e identificar quais as dificuldades que os clientes encontram ao utilizar os meios eletrônicos dos canais de auto-atendimento. Para elaborar o presente estudo, duas atividades básicas se destacaram: a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos aplicados na coleta de dados, baseada na percepção dos clientes, a partir da aplicação de um questionário. Foi adotada uma pesquisa descritiva, a qual examinou a população-alvo, que foram os clientes e usuários que utilizaram o canal de serviço dos guichês de caixa da agência. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, que foi dividido em 2 blocos. O primeiro, bloco A, tentou buscar o perfil dos usuários dos guichês de caixa da agência. No bloco B, foram adotadas questões envolvendo comportamentos, atitudes e preferências relacionadas ao uso dos guichês de caixa e a utilização dos canais de auto-atendimento. Após, foi realizada a análise dos dados, em duas etapas. A primeira envolvendo os elementos da amostra, subdivididos na caracterização demográfica e na análise do perfil do usuário dos guichês de caixa da agência. A segunda etapa envolveu o estudo das 15 variáveis relacionadas no Bloco B do instrumento de coleta de dados. Por fim, como conclusão, são mencionadas algumas considerações e recomendações em decorrência de alguns itens relevantes verificados na análise da amostra.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-10-01T04:13:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14101
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649847
url http://hdl.handle.net/10183/14101
identifier_str_mv 000649847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14101/1/000649847.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14101/2/000649847.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14101/3/000649847.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 329e1e0fd2a570ab445f13ca7c01c2d1
9bc994c8f590d112d434c27095827973
fd47c673ab8f8a57c0dcff1b9d23c75a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447026048958464