Estudo comparativo entre o serviço rodoviário no referencial de custo versus a apropriação na obra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bianca Nunes dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251742
Resumo: Este trabalho versa sobre um estudo comparativo do serviço rodoviário entre o referencial de custos do Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) e a apropriação na obra. O SICRO é, atualmente, o referencial básico para estimar os custos de obras rodoviárias. O que torna uma empresa competitiva ou não no mercado é o controle desses custos. Muitas Empresas de Construções Rodoviárias (ECRs) reivindicam que o SICRO deixa uma margem muito pequena. Isso, consequentemente, ou até mesmo elimina o potencial competitivo das empresas, fazendo com que, muitas vezes, precisem abandonar a obra, durante a execução, por não terem verbas suficientes para dar continuidade às etapas necessárias. A partir da revisão de literatura que aborda custos rodoviários, licitação e orçamentos – muito necessários neste trabalho –, foi feito um estudo para verificar as maiores dificuldades enfrentadas pelas ECRs na apropriação de seus custos e se realmente há grande diferença de valores entre SICRO e ECRs. Para a verificação foi escolhido um serviço rodoviário relevante para um orçamento: base ou sub-base de brita graduada com brita comercial. Primeiramente, a comparação se deu através de gráficos, focada nos consumos de mão-de-obra, equipamento e produção de equipe. Para tal, foram entrevistadas quatro empresas. Concluiu-se que a margem monetária das empresas fica negativa comparada com a composição referencial. Por fim, constatou-se que há uma grande discrepância na composição, principalmente em relação à produtividade que é superior à aferida em campo. As maiores dificuldades são referentes a aferições em campo quanto à produtividade, custos periféricos à atividade principal e variabilidade de recursos disponíveis entre localidades diferentes.
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