A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Bianka Biazuz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56361
Resumo: A monografia versa sobre a contribuição de pressupostos da Educação Ambiental em interfaces com a Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Trabalho na construção de propostas de Currículo Integrado para catadoras/catadores e recicladoras/ recicladores de resíduos sólidos. Justifica-se esse estudo pela expectativa de formação que é prevista no Decreto nº 7.405/10 sob a égide da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12305/2010. Esta investigação se constitui a partir do estudo de campo realizado na cidade de Porto Alegre e das reflexões teóricas que privilegiam as contribuições de Nilton Bueno Fischer, Paulo Freire e Gaudêncio Frigotto, como referências dos pressupostos indicados. O convívio de um ano e meio com o grupo da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta e visitas as Unidades/Associações de Triagem de resíduos sólidos: Centro de Triagem Vila Pinto e Centro de Triagem Vila Chocolatão, desenvolveram-se inspirados em procedimentos metodológicos qualitativos de natureza etnográfica e permitiram a aproximação da estudante do meio social e da realidade de trabalho dos sujeitos investigados. O resultado do estudo apresenta elementos que emergiram da análise sobre a vivência dos sujeitos pesquisados e das contribuições teóricas que evidenciam a relevância da Educação Ambiental no arcabouço teóricometodológico de Currículo Integrado para sujeitos que, através de seu trabalho, participam do complexo processo de reciclagem de resíduos sólidos.
id UFRGS-2_9f8fdfade5c561fc7c32f52219c06971
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56361
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vicente, Bianka BiazuzFischer, Maria Clara Bueno2012-10-12T01:35:17Z2012http://hdl.handle.net/10183/56361000859096A monografia versa sobre a contribuição de pressupostos da Educação Ambiental em interfaces com a Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Trabalho na construção de propostas de Currículo Integrado para catadoras/catadores e recicladoras/ recicladores de resíduos sólidos. Justifica-se esse estudo pela expectativa de formação que é prevista no Decreto nº 7.405/10 sob a égide da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12305/2010. Esta investigação se constitui a partir do estudo de campo realizado na cidade de Porto Alegre e das reflexões teóricas que privilegiam as contribuições de Nilton Bueno Fischer, Paulo Freire e Gaudêncio Frigotto, como referências dos pressupostos indicados. O convívio de um ano e meio com o grupo da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta e visitas as Unidades/Associações de Triagem de resíduos sólidos: Centro de Triagem Vila Pinto e Centro de Triagem Vila Chocolatão, desenvolveram-se inspirados em procedimentos metodológicos qualitativos de natureza etnográfica e permitiram a aproximação da estudante do meio social e da realidade de trabalho dos sujeitos investigados. O resultado do estudo apresenta elementos que emergiram da análise sobre a vivência dos sujeitos pesquisados e das contribuições teóricas que evidenciam a relevância da Educação Ambiental no arcabouço teóricometodológico de Currículo Integrado para sujeitos que, através de seu trabalho, participam do complexo processo de reciclagem de resíduos sólidos.application/pdfporTrabalhador do lixoResíduo sólidoEducação ambientalCurrículo integradoA educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859096.pdf000859096.pdfTexto completoapplication/pdf583999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/1/000859096.pdfef32941b67f781bbe79225bcdd6b681bMD51TEXT000859096.pdf.txt000859096.pdf.txtExtracted Texttext/plain135266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/2/000859096.pdf.txt9f5994c9b4918bf8839aaf0c660b9620MD52THUMBNAIL000859096.pdf.jpg000859096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/3/000859096.pdf.jpgeba41ced996877f11f2c3d1bd3613e9dMD5310183/563612018-10-08 08:12:37.313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56361Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:12:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão
title A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão
spellingShingle A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão
Vicente, Bianka Biazuz
Trabalhador do lixo
Resíduo sólido
Educação ambiental
Currículo integrado
title_short A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão
title_full A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão
title_fullStr A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão
title_full_unstemmed A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão
title_sort A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão
author Vicente, Bianka Biazuz
author_facet Vicente, Bianka Biazuz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Bianka Biazuz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Maria Clara Bueno
contributor_str_mv Fischer, Maria Clara Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhador do lixo
Resíduo sólido
Educação ambiental
Currículo integrado
topic Trabalhador do lixo
Resíduo sólido
Educação ambiental
Currículo integrado
description A monografia versa sobre a contribuição de pressupostos da Educação Ambiental em interfaces com a Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Trabalho na construção de propostas de Currículo Integrado para catadoras/catadores e recicladoras/ recicladores de resíduos sólidos. Justifica-se esse estudo pela expectativa de formação que é prevista no Decreto nº 7.405/10 sob a égide da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12305/2010. Esta investigação se constitui a partir do estudo de campo realizado na cidade de Porto Alegre e das reflexões teóricas que privilegiam as contribuições de Nilton Bueno Fischer, Paulo Freire e Gaudêncio Frigotto, como referências dos pressupostos indicados. O convívio de um ano e meio com o grupo da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta e visitas as Unidades/Associações de Triagem de resíduos sólidos: Centro de Triagem Vila Pinto e Centro de Triagem Vila Chocolatão, desenvolveram-se inspirados em procedimentos metodológicos qualitativos de natureza etnográfica e permitiram a aproximação da estudante do meio social e da realidade de trabalho dos sujeitos investigados. O resultado do estudo apresenta elementos que emergiram da análise sobre a vivência dos sujeitos pesquisados e das contribuições teóricas que evidenciam a relevância da Educação Ambiental no arcabouço teóricometodológico de Currículo Integrado para sujeitos que, através de seu trabalho, participam do complexo processo de reciclagem de resíduos sólidos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56361
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859096
url http://hdl.handle.net/10183/56361
identifier_str_mv 000859096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/1/000859096.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/2/000859096.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/3/000859096.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef32941b67f781bbe79225bcdd6b681b
9f5994c9b4918bf8839aaf0c660b9620
eba41ced996877f11f2c3d1bd3613e9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224433918017536