A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56361 |
Resumo: | A monografia versa sobre a contribuição de pressupostos da Educação Ambiental em interfaces com a Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Trabalho na construção de propostas de Currículo Integrado para catadoras/catadores e recicladoras/ recicladores de resíduos sólidos. Justifica-se esse estudo pela expectativa de formação que é prevista no Decreto nº 7.405/10 sob a égide da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12305/2010. Esta investigação se constitui a partir do estudo de campo realizado na cidade de Porto Alegre e das reflexões teóricas que privilegiam as contribuições de Nilton Bueno Fischer, Paulo Freire e Gaudêncio Frigotto, como referências dos pressupostos indicados. O convívio de um ano e meio com o grupo da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta e visitas as Unidades/Associações de Triagem de resíduos sólidos: Centro de Triagem Vila Pinto e Centro de Triagem Vila Chocolatão, desenvolveram-se inspirados em procedimentos metodológicos qualitativos de natureza etnográfica e permitiram a aproximação da estudante do meio social e da realidade de trabalho dos sujeitos investigados. O resultado do estudo apresenta elementos que emergiram da análise sobre a vivência dos sujeitos pesquisados e das contribuições teóricas que evidenciam a relevância da Educação Ambiental no arcabouço teóricometodológico de Currículo Integrado para sujeitos que, através de seu trabalho, participam do complexo processo de reciclagem de resíduos sólidos. |
id |
UFRGS-2_9f8fdfade5c561fc7c32f52219c06971 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56361 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vicente, Bianka BiazuzFischer, Maria Clara Bueno2012-10-12T01:35:17Z2012http://hdl.handle.net/10183/56361000859096A monografia versa sobre a contribuição de pressupostos da Educação Ambiental em interfaces com a Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Trabalho na construção de propostas de Currículo Integrado para catadoras/catadores e recicladoras/ recicladores de resíduos sólidos. Justifica-se esse estudo pela expectativa de formação que é prevista no Decreto nº 7.405/10 sob a égide da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12305/2010. Esta investigação se constitui a partir do estudo de campo realizado na cidade de Porto Alegre e das reflexões teóricas que privilegiam as contribuições de Nilton Bueno Fischer, Paulo Freire e Gaudêncio Frigotto, como referências dos pressupostos indicados. O convívio de um ano e meio com o grupo da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta e visitas as Unidades/Associações de Triagem de resíduos sólidos: Centro de Triagem Vila Pinto e Centro de Triagem Vila Chocolatão, desenvolveram-se inspirados em procedimentos metodológicos qualitativos de natureza etnográfica e permitiram a aproximação da estudante do meio social e da realidade de trabalho dos sujeitos investigados. O resultado do estudo apresenta elementos que emergiram da análise sobre a vivência dos sujeitos pesquisados e das contribuições teóricas que evidenciam a relevância da Educação Ambiental no arcabouço teóricometodológico de Currículo Integrado para sujeitos que, através de seu trabalho, participam do complexo processo de reciclagem de resíduos sólidos.application/pdfporTrabalhador do lixoResíduo sólidoEducação ambientalCurrículo integradoA educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859096.pdf000859096.pdfTexto completoapplication/pdf583999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/1/000859096.pdfef32941b67f781bbe79225bcdd6b681bMD51TEXT000859096.pdf.txt000859096.pdf.txtExtracted Texttext/plain135266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/2/000859096.pdf.txt9f5994c9b4918bf8839aaf0c660b9620MD52THUMBNAIL000859096.pdf.jpg000859096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/3/000859096.pdf.jpgeba41ced996877f11f2c3d1bd3613e9dMD5310183/563612018-10-08 08:12:37.313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56361Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:12:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão |
title |
A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão |
spellingShingle |
A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão Vicente, Bianka Biazuz Trabalhador do lixo Resíduo sólido Educação ambiental Currículo integrado |
title_short |
A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão |
title_full |
A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão |
title_fullStr |
A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão |
title_sort |
A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão |
author |
Vicente, Bianka Biazuz |
author_facet |
Vicente, Bianka Biazuz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Bianka Biazuz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Maria Clara Bueno |
contributor_str_mv |
Fischer, Maria Clara Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalhador do lixo Resíduo sólido Educação ambiental Currículo integrado |
topic |
Trabalhador do lixo Resíduo sólido Educação ambiental Currículo integrado |
description |
A monografia versa sobre a contribuição de pressupostos da Educação Ambiental em interfaces com a Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Trabalho na construção de propostas de Currículo Integrado para catadoras/catadores e recicladoras/ recicladores de resíduos sólidos. Justifica-se esse estudo pela expectativa de formação que é prevista no Decreto nº 7.405/10 sob a égide da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12305/2010. Esta investigação se constitui a partir do estudo de campo realizado na cidade de Porto Alegre e das reflexões teóricas que privilegiam as contribuições de Nilton Bueno Fischer, Paulo Freire e Gaudêncio Frigotto, como referências dos pressupostos indicados. O convívio de um ano e meio com o grupo da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta e visitas as Unidades/Associações de Triagem de resíduos sólidos: Centro de Triagem Vila Pinto e Centro de Triagem Vila Chocolatão, desenvolveram-se inspirados em procedimentos metodológicos qualitativos de natureza etnográfica e permitiram a aproximação da estudante do meio social e da realidade de trabalho dos sujeitos investigados. O resultado do estudo apresenta elementos que emergiram da análise sobre a vivência dos sujeitos pesquisados e das contribuições teóricas que evidenciam a relevância da Educação Ambiental no arcabouço teóricometodológico de Currículo Integrado para sujeitos que, através de seu trabalho, participam do complexo processo de reciclagem de resíduos sólidos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-12T01:35:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56361 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000859096 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56361 |
identifier_str_mv |
000859096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/1/000859096.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/2/000859096.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56361/3/000859096.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef32941b67f781bbe79225bcdd6b681b 9f5994c9b4918bf8839aaf0c660b9620 eba41ced996877f11f2c3d1bd3613e9d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224433918017536 |