O papel social do bibliotecário como mediador da informação ambiental : um estudo de caso na Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carla da Cruz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175278
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso possui como objetivo principal verificar a contribuição do bibliotecário como mediador da informação ecológica no desenvolvimento de um comportamento ambiental nas crianças que frequentam a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah localizada em Porto Alegre/RS. A metodologia se dá através de uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de um estudo de caso, no qual, a coleta de dados é feita através de uma entrevista com a Bibliotecária e também utiliza a modalidade de entrevista através do grupo focal, tendo como sujeitos participantes um grupo de oito alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai, localizada no bairro Moinhos de Vento/Porto Alegre. Apresenta um breve histórico da Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah. O referencial teórico consiste em abordar os conceitos de direito à informação ambiental pelos cidadãos, desenvolvimento sustentável e os desafios atuais, sustentabilidade: sociedade, economia e meio ambiente, ética ambiental, a importância da educação ambiental na infância e por fim, o bibliotecário como mediador da informação ambiental Descreve a coleta de dados contendo a entrevista com a bibliotecária e os resultados do grupo focal com os alunos. Os dados coletados das entrevistas são descritos e analisados em corroboração com o referencial teórico. Conclui-se com a análise realizada a partir da coleta dos dados, que os resultados finais alcançam os objetivos gerais e específicos da pesquisa proposta. Identifica que a mediação da informação ambiental realizada pelo bibliotecário, através de seu papel também social, contribui de forma significativa no desenvolvimento de uma atitude de qualidade ambiental nas crianças que frequentam a Biblioteca Infantil Ecológica Maria Dinorah. Identifica as ações de educação ambiental realizadas pela biblioteca com as crianças, e analisa a forma como é realizada essa mediação pelo bibliotecário. Conclui-se por fim, que o papel do bibliotecário na mediação da informação de cunho ambiental é fundamental na contribuição para a formação de cidadãos com educação e ações sustentáveis para o equilíbrio do meio ambiente.
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O referencial teórico consiste em abordar os conceitos de direito à informação ambiental pelos cidadãos, desenvolvimento sustentável e os desafios atuais, sustentabilidade: sociedade, economia e meio ambiente, ética ambiental, a importância da educação ambiental na infância e por fim, o bibliotecário como mediador da informação ambiental Descreve a coleta de dados contendo a entrevista com a bibliotecária e os resultados do grupo focal com os alunos. Os dados coletados das entrevistas são descritos e analisados em corroboração com o referencial teórico. Conclui-se com a análise realizada a partir da coleta dos dados, que os resultados finais alcançam os objetivos gerais e específicos da pesquisa proposta. Identifica que a mediação da informação ambiental realizada pelo bibliotecário, através de seu papel também social, contribui de forma significativa no desenvolvimento de uma atitude de qualidade ambiental nas crianças que frequentam a Biblioteca Infantil Ecológica Maria Dinorah. Identifica as ações de educação ambiental realizadas pela biblioteca com as crianças, e analisa a forma como é realizada essa mediação pelo bibliotecário. Conclui-se por fim, que o papel do bibliotecário na mediação da informação de cunho ambiental é fundamental na contribuição para a formação de cidadãos com educação e ações sustentáveis para o equilíbrio do meio ambiente.This Course Completion Work has as main objective to verify the contribution of the librarian as mediator of the ecological information in the development of an environmental behavior in the children who attend the Ecological Children's Library Maria Dinorah located in Porto Alegre / RS. The methodology is based on a qualitative research, through a case study, in which the data collection is done through an interview with the Librarian and also uses the interview modality through the focal group, subjects participated a group of eight students of the 2nd year of the State School of Basic Education Uruguay, located in the Moinhos de Vento / Porto Alegre. It presents a brief history of the Maria Dinorah Ecological Children's Library. The theoretical framework consists of addressing the concepts of the right to environmental information by citizens, sustainable development and current challenges, sustainability: society, economy and environment, environmental ethics, the importance of environmental education in childhood and, finally, the librarian as mediator of environmental information Describes the data collection containing the interview with the librarian and the results of the focus group with the students. The data collected from the interviews are described and analyzed in corroboration with the theoretical reference. It concludes with the analysis performed from the data collection, that the final results reach the general and specific objectives of the proposed research. It identifies that the mediation of environmental information carried out by the librarian through its social role also contributes significantly to the development of an attitude of environmental quality in the children who attend the Maria Dinorah Ecological Children's Library. It identifies the actions of environmental education carried out by the library with the children, and analyzes the way in which this mediation is carried out by the librarian. Finally, it is concluded that the role of the librarian in the mediation of environmental information is fundamental in contributing to the formation of citizens with education and sustainable actions to balance the environment.application/pdfporBiblioteca infantilEducação ambientalEcological Children's Library Maria DinorahEnvironmental EducationMediatorSustainabilityConsumerismO papel social do bibliotecário como mediador da informação ambiental : um estudo de caso na Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062224.pdf001062224.pdfTexto completoapplication/pdf1512238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175278/1/001062224.pdfb17cee4e86e3221b47113536a83561eaMD51TEXT001062224.pdf.txt001062224.pdf.txtExtracted Texttext/plain149170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175278/2/001062224.pdf.txt77bbfaff99bcfd86e316a72488ebcbb2MD5210183/1752782018-05-04 02:25:49.102529oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175278Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-04T05:25:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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