Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Adriana Corrêa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dorneles, Beatriz Vargas, Rohde, Luis Augusto Paim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98956
Resumo: O armazenamento e/ou o acesso automático dos fatos aritméticos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em vista disso, esses estudantes acabam por utilizar procedimentos de contagem mais imaturos do que seus pares sem dificuldades. O objetivo principal deste estudo foi identificar os procedimentos de contagem e os processos de memória utilizados por um grupo de 28 estudantes com diagnóstico de TDAH do tipo com predomínio de desatenção (TDAH-D) ou do tipo combinado (TDAH-C). Os resultados indicaram que os estudantes continuam usando procedimentos de contagem considerados imaturos além da série esperada e que, dentre os processos de memória, a decomposição foi o mais usado.
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spelling Costa, Adriana CorrêaDorneles, Beatriz VargasRohde, Luis Augusto Paim2014-07-30T02:04:35Z20120102-7972http://hdl.handle.net/10183/98956000876775O armazenamento e/ou o acesso automático dos fatos aritméticos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em vista disso, esses estudantes acabam por utilizar procedimentos de contagem mais imaturos do que seus pares sem dificuldades. O objetivo principal deste estudo foi identificar os procedimentos de contagem e os processos de memória utilizados por um grupo de 28 estudantes com diagnóstico de TDAH do tipo com predomínio de desatenção (TDAH-D) ou do tipo combinado (TDAH-C). Os resultados indicaram que os estudantes continuam usando procedimentos de contagem considerados imaturos além da série esperada e que, dentre os processos de memória, a decomposição foi o mais usado.The storage and/or automatic and accurate access of basic facts of addition from the long term memory seem to be impaired in children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). As a result, such group of students ultimately uses more immature counting procedures than their peers without the disorder. The aim of this study is to identify and describe the counting procedures and memory processes used by a group of 28 students, aged between 8 and 14 years old, with ADHD predominantly inattentive type (ADHD-PI) or combined type (ADHD-C). The results indicated that students with ADHD were still using counting procedures considered immature for the expected grade and that, among the memory processes, the decomposition was the most used one.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 25, n.4 (2012), p. 791-801Dificuldades de aprendizagemMemóriaCriançaMatemáticaIdentificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAHIdentification of counting procedures and memory processes predominantly used by children with ADHD info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000876775.pdf000876775.pdfTexto completoapplication/pdf381681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98956/1/000876775.pdfbdddd1f9aca98fdd2e50fbea71ed7d51MD51TEXT000876775.pdf.txt000876775.pdf.txtExtracted Texttext/plain58175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98956/2/000876775.pdf.txt3b92deb8cc72dfd569b3371b4c505f7fMD52THUMBNAIL000876775.pdf.jpg000876775.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98956/3/000876775.pdf.jpg53559d8d4e96b3feb608d5dc80509df4MD5310183/989562021-11-20 06:16:06.842789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98956Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:16:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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