Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Adriana Corrêa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dorneles,Beatriz Vargas, Rohde,Luiz Augusto Paim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400019
Resumo: O armazenamento e/ou o acesso automático dos fatos aritméticos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em vista disso, esses estudantes acabam por utilizar procedimentos de contagem mais imaturos do que seus pares sem dificuldades. O objetivo principal deste estudo foi identificar os procedimentos de contagem e os processos de memória utilizados por um grupo de 28 estudantes com diagnóstico de TDAH do tipo com predomínio de desatenção (TDAH-D) ou do tipo combinado (TDAH-C). Os resultados indicaram que os estudantes continuam usando procedimentos de contagem considerados imaturos além da série esperada e que, dentre os processos de memória, a decomposição foi o mais usado.
id UFRGS-5_ba95bbb5de105c49939282c04f5bb092
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722012000400019
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAHTDAHdificuldades aritméticasfatos básicosEducação EspecialO armazenamento e/ou o acesso automático dos fatos aritméticos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em vista disso, esses estudantes acabam por utilizar procedimentos de contagem mais imaturos do que seus pares sem dificuldades. O objetivo principal deste estudo foi identificar os procedimentos de contagem e os processos de memória utilizados por um grupo de 28 estudantes com diagnóstico de TDAH do tipo com predomínio de desatenção (TDAH-D) ou do tipo combinado (TDAH-C). Os resultados indicaram que os estudantes continuam usando procedimentos de contagem considerados imaturos além da série esperada e que, dentre os processos de memória, a decomposição foi o mais usado.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400019Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.4 2012reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722012000400019info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Adriana CorrêaDorneles,Beatriz VargasRohde,Luiz Augusto Paimpor2013-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722012000400019Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-10-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH
title Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH
spellingShingle Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH
Costa,Adriana Corrêa
TDAH
dificuldades aritméticas
fatos básicos
Educação Especial
title_short Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH
title_full Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH
title_fullStr Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH
title_full_unstemmed Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH
title_sort Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH
author Costa,Adriana Corrêa
author_facet Costa,Adriana Corrêa
Dorneles,Beatriz Vargas
Rohde,Luiz Augusto Paim
author_role author
author2 Dorneles,Beatriz Vargas
Rohde,Luiz Augusto Paim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Adriana Corrêa
Dorneles,Beatriz Vargas
Rohde,Luiz Augusto Paim
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
dificuldades aritméticas
fatos básicos
Educação Especial
topic TDAH
dificuldades aritméticas
fatos básicos
Educação Especial
description O armazenamento e/ou o acesso automático dos fatos aritméticos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em vista disso, esses estudantes acabam por utilizar procedimentos de contagem mais imaturos do que seus pares sem dificuldades. O objetivo principal deste estudo foi identificar os procedimentos de contagem e os processos de memória utilizados por um grupo de 28 estudantes com diagnóstico de TDAH do tipo com predomínio de desatenção (TDAH-D) ou do tipo combinado (TDAH-C). Os resultados indicaram que os estudantes continuam usando procedimentos de contagem considerados imaturos além da série esperada e que, dentre os processos de memória, a decomposição foi o mais usado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722012000400019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.4 2012
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865219551232