A influência dos jogadores profissionais de futebol no comportamento de consumo de produtos e/ou serviços não esportivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaidzinski, Matheus Ramires
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256871
Resumo: O presente trabalho, o qual utilizou-se do método de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, teve como objetivo central compreender se o endosso de produtos e/ou serviços não esportivos por jogadores de futebol profissional influenciam no comportamento de compra do consumidor. A fim de alcançar tal objetivo, aprofundou-se o estudo teórico dentro dos segmentos de comportamento de consumo, marketing esportivo e a linha do marketing por endosso, sem pretensão de esgotá-los, bem como com a aplicação de entrevistas em profundidade com pessoas que possuem relação com o futebol. As análises indicam que, de fato, o endosso de produtos e/ou serviços não esportivos por jogadores de futebol profissional influenciam no comportamento do consumidor, conforme corroborado pelos autores que dissertam sobre o tema, não necessariamente fazendo com que ele adquira tal, mas que, ao menos, crie uma simpatia com a marca e esteja mais próximo dela.
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