A influência dos jogadores profissionais de futebol no comportamento de consumo de produtos e/ou serviços não esportivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256871 |
Resumo: | O presente trabalho, o qual utilizou-se do método de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, teve como objetivo central compreender se o endosso de produtos e/ou serviços não esportivos por jogadores de futebol profissional influenciam no comportamento de compra do consumidor. A fim de alcançar tal objetivo, aprofundou-se o estudo teórico dentro dos segmentos de comportamento de consumo, marketing esportivo e a linha do marketing por endosso, sem pretensão de esgotá-los, bem como com a aplicação de entrevistas em profundidade com pessoas que possuem relação com o futebol. As análises indicam que, de fato, o endosso de produtos e/ou serviços não esportivos por jogadores de futebol profissional influenciam no comportamento do consumidor, conforme corroborado pelos autores que dissertam sobre o tema, não necessariamente fazendo com que ele adquira tal, mas que, ao menos, crie uma simpatia com a marca e esteja mais próximo dela. |
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Gaidzinski, Matheus RamiresSilveira, Cleo Schmitt2023-04-12T03:24:36Z2022http://hdl.handle.net/10183/256871001165992O presente trabalho, o qual utilizou-se do método de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, teve como objetivo central compreender se o endosso de produtos e/ou serviços não esportivos por jogadores de futebol profissional influenciam no comportamento de compra do consumidor. A fim de alcançar tal objetivo, aprofundou-se o estudo teórico dentro dos segmentos de comportamento de consumo, marketing esportivo e a linha do marketing por endosso, sem pretensão de esgotá-los, bem como com a aplicação de entrevistas em profundidade com pessoas que possuem relação com o futebol. As análises indicam que, de fato, o endosso de produtos e/ou serviços não esportivos por jogadores de futebol profissional influenciam no comportamento do consumidor, conforme corroborado pelos autores que dissertam sobre o tema, não necessariamente fazendo com que ele adquira tal, mas que, ao menos, crie uma simpatia com a marca e esteja mais próximo dela.The present work, which used the exploratory research method, with a qualitative approach, had as main objective to understand if the endorsement of non-sports products and/or services by professional football players influence the consumer's purchase behavior. In order to achieve this objective, the theoretical study was deepened within the segments of consumer behavior, sports marketing and the line of marketing by endorsement, without the intention of exhausting them, as well as with the application of in-depth interviews with people who are related to football. The analyzes indicate that, in fact, the endorsement of non-sporting products and/or services by professional soccer players influence consumer behavior, as corroborated by the authors who speak on the subject, not necessarily causing them to acquire such, but that , at least, create sympathy with the brand and be closer to it.application/pdfporMarketingComportamento do consumidorDecisão de compraConsumer behaviorSports marketingEndorsement of products and servicesInfluence on consumer behaviorA influência dos jogadores profissionais de futebol no comportamento de consumo de produtos e/ou serviços não esportivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165992.pdf.txt001165992.pdf.txtExtracted Texttext/plain111281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256871/2/001165992.pdf.txt34b428cb098a25499d4a119aefdb65d1MD52ORIGINAL001165992.pdfTexto completoapplication/pdf406980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256871/1/001165992.pdfa0626b735a21f5c7f4f9349d8fd81c0fMD5110183/2568712023-04-13 03:23:44.758154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-13T06:23:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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